A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ministrar uns aos outros.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ministrar uns aos outros."— Transcrição da apresentação:

1 ministrar uns aos outros.
ENCONTROS ATRAENTES CAPÍTULO 03 PERNAS QUE DÃO SUPORTE! Nossas pernas dão suporte ao nosso corpo inteiro e nos permitem andar, correr e pular. A facilitação na célula da suporte aos membros do grupo, capacitando-os a exercitar seus músculos espirituais, aplicar a Palavra de Deus a sua vida e ministrar uns aos outros.

2 Facilitando outros O que significa estar preparado para conduzir um encontro de células? Significa estar pronto para falar por horas sobre o sermão? Ou sobre o texto bíblico? Ou significa ser capaz de fazer os outros falarem e ir acrescentando as informações necessárias?

3 Robert Wuthnow, que juntamente com George Gallup conduziu um projeto de pesquisa nacional sobre grupos pequenos nos Estados Unidos, concluiu: “Líderes [...] funcionam melhor quando são sensíveis a dinâmica do grupo, conduzem a discussão, encorajam os membros a participar e ajudam a manter as coisas transcorrendo com tranquilidade, em vez de DOMINAR a discussão"

4 Facilitadores se recusam a pregar e ensinar
Talvez você tenha sido chamado para ensinar ou pregar. Procure por oportunidades para usar os seus dons. Mas lembre-se que A REUNIÃO DA CÉLULA NÃO É UMA DESSAS OCASIÕES. Sua tarefa é estimular as pessoas do grupo a compartilharem entre si.

5 O foco da célula é a aplicação pessoal do conhecimento bíblico à vida diária. Essa ênfase vai além de ouvir informação. É o tempo em que acontece confissão, cura interior, compartilhamento sincero e restauração.

6 Princípio 30/70 O líder de célula fala apenas 30%, enquanto os membros da célula compartilham 70% do tempo. Esse deve ser o objetivo de todo líder de célula.

7 • Em alguns grupos de célula o líder apega-se a mentalidade de miniculto. Ele encerra o quebra-gelo abruptamente e deixa todos no ar. Após o louvor, os membros abrem as suas Bíblias. Com uma Bíblia em uma das mãos e a edificação em outra , o líder passa a dominar a reunião pelos quarenta minutos seguintes. Deve ser angustiante para os membros terem que participar de “mais um culto”, quando o que eles queriam era poder participar, compartilhar, orar e pedir oração, falar e serem ouvidos. Num encontro assim, os membros saem REPRIMIDOS e não EDIFICADOS!

8 Facilitadores capacitam outros
SINÔNIMOS PARA FACILITAR: Ajudar, auxiliar, assistir, aliviar, tornar fácil, capacitar, lubrificar, suavizar, tornar possível. A definição original de facilitar e "tornar fácil". O facilitador é o servo do grupo, capacitando os membros a apreciar a Deus e uns aos outros. Em vez de exercer soberania sobre os membros do grupo, o facilitador lava seus pés, ministrando a eles em toda oportunidade.Facilitadores de grupos pequenos encorajam os membros a falar o que estão pensando. Com muito tato, lembram ao grupo a se capacitarem mutuamente por meio do ouvir ativo. O objetivo da célula e fortalecer para"facilitar" outros por meio da edificação mútua.

9 A comunicação em uma sala de aula acontece entre o aluno e o professor (pergunta-resposta) professor transmite informação enquanto os alunos tomam nota. Mas em uma célula, a comunicação flui entre todos os membros. O facilitador interage como todos os outros membros do grupo, compartilhando suas reflexões especiais, experiências, e sendo exemplo de transparência.

10 Facilitadores necessitam de supervisão
Os líderes de célula necessitam de supervisão para serem bem sucedidos. Se você esta liderando uma célula, espero que tenha alguém que o esteja supervisionando. Se não tiver,convide seu pastor titular para se reunir periodicamente com você. Líderes de célula precisam interagir com líderes mais experientes, aprender das igreja sem células em crescimento ao redor do mundo. Essas igrejas não permitem que líderes de célula trabalhem sozinhos; elas cuidam para que tenham contato e supervisão de perto.

11 Facilitadores aprendem enquanto lideram
As pessoas aprendem melhor quando praticam o que estão aprendendo. Algumas pensam que e melhor esperar ate realmente conhecer a Bíblia. "Você jamais terá conhecimento suficiente da Bíblia“. "Ate mesmo hábeis e reconhecidos mestres da Bíblia estão continuamente aprendendo.“ Outras pensam que precisam esperar ate que estejam prontas para responder a todas as perguntas. "Você não precisa responder a todas as perguntas". Na verdade, encorajo que respondam assim a questões difíceis: "Não estou certo como responder a essa questão, mas vou estudar o assunto nesta semana e volto a falar com você a respeito". Essa postura de humildade gerará confiança entre você e os membros de sua célula. Durante a semana, você pode estudar a Bíblia, ler comentários bíblicos, e especialmente ir a seu supervisor ou pastor para pedir ajuda.

12 Quais habilidades são necessárias para liderar um grupo?
Elas estão resumidas nos grandes mandamentos : Ame a Deus e Ame o seu próximo como a si mesmo. Todos os Líderes de grupos pequenos precisam possuir em abundância esses dois atributos. Amor sincero por Deus : "Ame o Senhor, o seu Deus, de todo o seu coração, de toda a sua alma, de todo o seu entendimento e de todas as suas forças" (Me 12.30). As perguntas-chave são: Você esta crescendo em seu relacionamento de amor com Jesus Cristo? Você esta desfrutando da sua carta de amor a você diariamente? Deus ajuda pessoas que estão crescendo em amor a ele.

13 Amor sincero pelos outros
Jesus deu seqüência ao primeiro mandamento com um segundo: "Ame o seu próximo como a si mesmo. Não existe mandamento maior do que estes"(Me 12.31). O ditado é verdadeiro : As pessoas não se importam com o quanto você sabe, ate que saibam o quanto você se importa. Seu sucesso como líder de célula depende de seu amor pelos seus membros de célula. Mais do que qualquer outro atributo,Deus usa Líderes que se importam. Se você é um cristão, tem amor por Jesus e deseja servi-lo, liderar uma célula será um importante degrau em seu crescimento espiritual. Que o nosso Deus te encha deste amor.


Carregar ppt "ministrar uns aos outros."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google