A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

SESI levando mais qualidade para a formação dos gestores educacionais Marketing e Comunicação Eduardo Picanço, D.Sc.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "SESI levando mais qualidade para a formação dos gestores educacionais Marketing e Comunicação Eduardo Picanço, D.Sc."— Transcrição da apresentação:

1 SESI levando mais qualidade para a formação dos gestores educacionais Marketing e Comunicação Eduardo Picanço, D.Sc.

2 SESI levando mais qualidade para a formação dos gestores educacionais Objetivo do encontro • Fazer uma abordagem sobre o marketing como um todo, a ser aplicado em qualquer tipo de organização.

3 SESI levando mais qualidade para a formação dos gestores educacionais Faça seu marketing!

4 SESI levando mais qualidade para a formação dos gestores educacionais Marketing - Antes da Guerra; - Pós-Guerra; - Miopia em Marketing - TEXTO; - Influência da C&T; - Marketing estratégico.

5 SESI levando mais qualidade para a formação dos gestores educacionais Vídeos comparativos

6 SESI levando mais qualidade para a formação dos gestores educacionais Marketing Estratégico: Regis McKenna - Posicionamento de mercado; - Posicionamento do Produto; - Posicionamento da empresa.

7 SESI levando mais qualidade para a formação dos gestores educacionais Então, o que é Marketing? • É um processo...

8 SESI levando mais qualidade para a formação dos gestores educacionais Então, o que é Marketing? • É o processo de planejamento e execução da criação, estabelecimento de preço, promoção e distribuição...

9 SESI levando mais qualidade para a formação dos gestores educacionais Então, o que é Marketing? • É o processo de planejamento e execução da criação, estabelecimento de preço, promoção e distribuição de idéias, produtos e/ou serviços, organizações, pessoas e eventos...

10 SESI levando mais qualidade para a formação dos gestores educacionais Então, o que é Marketing? • É o processo de planejamento e execução da criação, estabelecimento de preço, promoção e distribuição de idéias, produtos e/ou serviços, organizações, pessoas e eventos, com vistas a criar os intercâmbios...

11 SESI levando mais qualidade para a formação dos gestores educacionais Então, o que é Marketing? • É o processo de planejamento e execução da criação, estabelecimento de preço, promoção e distribuição de idéias, produtos e/ou serviços, organizações, pessoas e eventos, com vistas a criar os intercâmbios que irão satisfazer as necessidades dos indivíduos e organizações.

12 SESI levando mais qualidade para a formação dos gestores educacionais TipoDescriçãoExemplo Produto Marketing destinado a criar trocas para produtos tangíveis Estratégias para vender os produtos da Casa e Vídeo Serviço Pessoa Lugar Causa Instituciona l Marketing destinado a criar trocas para produtos intangíveis Marketing destinado a criar ações favoráveis em relação a pessoas Marketing destinado a atrair pessoas para lugares Marketing destinado a criar apoio para idéias e questões ou a levar as pessoas a mudar comportamentos socialmente indesejáveis Marketing destinado a criar uma identidade entre empresas e o meio ambiente Estratégias da Disney para vender “sonhos” Estratégias para obter votos para Lula Estratégias para levar pessoas a passar férias na Bahia Estratégias para divulgar programas de responsabilidade social Estratégias para estimular uso de camisinha

13 SESI levando mais qualidade para a formação dos gestores educacionais MIX de Marketing

14 SESI levando mais qualidade para a formação dos gestores educacionais MIX de Promoção

15 SESI levando mais qualidade para a formação dos gestores educacionais O que é pesquisa de MKT? “É o planejamento, coleta, análise e apresentação sistemática de dados e descobertas relevantes sobre uma situação específica de marketing enfrentada por uma empresa” (Philip Kotler)

16 SESI levando mais qualidade para a formação dos gestores educacionais Tipos de informações Qual é a participação de mercado de uma marca? Qual é o perfil demográfico, socioeconômico e psicológico do consumidor? Qual é o grau de satisfação dos usuários? Quais as razões de rejeição/ não uso do produto? Quais são os pontos fortes e os pontos fracos da organização, na percepção do usuário?

17 SESI levando mais qualidade para a formação dos gestores educacionais Tipos de pesquisa

18 SESI levando mais qualidade para a formação dos gestores educacionais Fontes de informação • Primárias: você mesmo produz os dados ou informações;  Secundárias: você “garimpa” informações ou dados produzidos por outros;

19 SESI levando mais qualidade para a formação dos gestores educacionais Forma de coleta de dados - Entrevista pessoal (livre ou direcionada); - Questionário (perguntas abertas, fechadas e de ordenação); - Questionário premiado. - Entrevista por telefone; - Entrevista em grupo (dinâmica);

20 SESI levando mais qualidade para a formação dos gestores educacionais Classificação de Consumidores • Utilizado tanto em pesquisas qualitativas quanto quantitativas • Classifica os respondentes segundo critérios socioeconômicos, demográficos e de estilo de vida • CRITÉRIO NORMALMENTE ADOTADO: “Brasil” – ANEP – ANEP: Associação Nacional das Empresas de Pesquisa – Critério adotado como parâmetro para análise do poder aquisitivo do público em estudo. • IMPORTÂNCIA: cruzamento das respostas obtidas nas pesquisas com a identificação dos diferentes tipos de consumidores.

21 SESI levando mais qualidade para a formação dos gestores educacionais Amostragem • PROBABILÍSTICAS: • Utilizam-se os conceitos de estatísticas • Podem ser: – Probabilísticas simples – Probabilísticas estratificadas – Probabilísticas Sistemáticas NÃO PROBABILÍSTICAS:  Selecionadas por critérios subjetivos do pesquisador, de acordo com sua experiência e com objetivos do estudo.  Podem ser:  Por conveniência  Por julgamento  Por cota

22 SESI levando mais qualidade para a formação dos gestores educacionais Tamanho da Amostra Onde: N é o número de elementos da população n é o tamanho da amostra E é o erro amostral tolerável (Ex.: 2% = 0,02 )

23 SESI levando mais qualidade para a formação dos gestores educacionais Exemplo Em uma empresa que contém 2000 colaboradores, deseja-se fazer uma pesquisa de satisfação. Quantos colaboradores devem ser entrevistados para tal estudo?

24 SESI levando mais qualidade para a formação dos gestores educacionais Exemplo A organização submeteu a seguinte pergunta a seus funcionários: Qual a melhor forma para aliviar as tensões do trabalho? E teve a seguinte distribuição de respostas Festa de fim de ano: 10% dos votos – 111 pessoas da amostra ou 200 do total; Intervalos regulares: 30% (amostra) ou 600 pessoas; Salas de relaxamento: 20% (amostra) ou 400 pessoas; Exercícios: 27% (amostra) ou 540 pessoas; Free time: 13% (amostra) ou 260 pessoas;

25 SESI levando mais qualidade para a formação dos gestores educacionais Exemplo Com o erro de 2%, ou seja 40 pessoas. Significa que: Festa de fim de ano: 200 votos – 160 a 240; Intervalos regulares: 600 votos – 560 a 640; Salas de relaxamento: 400 votos – 360 a 440; Exercícios: 540 votos – 500 a 580; Free time: 260 votos – 220 a 300; Tecnicamente empatados


Carregar ppt "SESI levando mais qualidade para a formação dos gestores educacionais Marketing e Comunicação Eduardo Picanço, D.Sc."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google