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Weber e as Organizações Modernas. O que é uma organização?  Organização é um grande agrupamento de pessoas, estruturado em linhas impessoais e estabelecida.

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1 Weber e as Organizações Modernas

2 O que é uma organização?  Organização é um grande agrupamento de pessoas, estruturado em linhas impessoais e estabelecida a fim de atingir objetivos específicos.  Hoje em dia as organizações exercem um importante papel em nossas vidas. Começamos a fazer parte desta grande rede organizacional desde cedo: nascemos em hospitais, somos registrados em agências estatais, somos educados em instituições de ensino, freqüentamos clubes, trabalhamos em empresas...  Dessa maneira, podemos observar que as organizações são benéficas – pois nos inserem no mundo social oferecendo todo respaldo necessário – mas também são maléficas. Por que?

3 As fronteiras do privado “Sorria, você está sendo filmado.” Já leu isso em algum lugar? Provavelmente sim. A frase – e a nova realidade social que ela traz embutida – pode ser vista como um retrato de nossa sociedade: a vida de cada um é exposta e controlada, mas há certa alegria nisso. A disseminação de tecnologia como câmeras, celulares e internet permite um controle cada vez eficiente sobre os indivíduos. Além disso, o público invade as fronteiras do privado. Vão desaparecendo os espaços indevassáveis, sejam físicos ou subjetivos. Ok, não dá mais para se esconder, mas é um luxo abrir o Google e encontrar tudo. Um olho parece nos acompanhar em toda parte. Teremos chegado à realidade do Grande Irmão (personagem de George Orwell, no livro 1984, que a todos vê e controla)?”

4 Max Weber e a Teoria da Burocracia  Filósofo alemão do séc. XX - Individualista Metodológico.  Sociologia centrada na ação social e não nas estruturas.  Não acreditava como Karl Marx e Émile Durkheim que as estruturas existiam interna ou independentemente dos indivíduos. As ações formam as estruturas.  Escreveu “A ética protestante e o espírito do capitalismo.”  Weber sempre utiliza em suas análises sociológicas os tipos ideais que são modelos abstratos não encontrados de forma pura na sociedade. Assim ele os utiliza para descrever as ações sociais e caracterizar a burocracia.

5 Max Weber e a Teoria da Burocracia  Para Weber, as organizações são formas de coordenar as atividades dos humanos. O desenvolvimento das organizações depende do controle das informações de seus indivíduos. Ela precisa de regras escritas para o seu funcionamento e devem ser severamente hierárquicas.  Todas as organizações de larga escala, de acordo com Weber, tendem a ser burocráticas por natureza.  Alguns autores vêem a burocracia como uma forma de administração eficaz; outros vêem como ineficiência. Weber trilha um caminho entre os dois extremos.  De acordo com Weber a expansão da burocracia era inevitável nas sociedades modernas. À medida que as tarefas ganharam maior complexidade, foi necessário um avanço dos sistemas de controle. A burocracia surgiu como uma resposta racional da sociedade.

6 Tipo Ideal de Burocracia de Weber 1. Existe uma hierarquia definida de autoridade; 2. Regras escritas regem a conduta dos funcionários em todos níveis da organização; 3. Os funcionários trabalham em tempo integral e são assalariados; 4. Existe uma separação entre as tarefas de um funcionário dentro da organização e a vida externa deste ; 5. Nenhum membro da organização possui os recursos materiais utilizados no trabalho.

7 Questões para reflexão  Vocês acreditam que estamos testemunhando o declínio das burocracias ao estilo Weberiano, ou o chamado processo de desburocratização? Ou será que esta burocracia continua presente, mas de forma velada dentro das empresas e da sociedade?

8 Questões para reflexão  As grandes empresas, retratadas pelo documentário “The Corporation” parecem menos burocráticas? O processo produtivo dessas corporações não está relacionado à lógica de maximização dos lucros – mais produtos por homem/hora?

9 Questões para reflexão  Essa flexibilização trabalhista não dissolveu algumas garantias de segurança, como os sindicatos?  Será também que ela não fez com que diminuíssem as vagas e nossas garantias de segurança no emprego?  Alguns autores afirmam que quando as garantias de segurança são enfraquecidas, os vícios se proliferam. Quais são nossos vícios e doenças hoje?

10 Questões para reflexão  As corporações ganham autonomia frente aos indivíduos e à sociedade – Suas marcas representativas se personificam e se investem de uma autonomia fantasmagórica – Fetichização das mercadorias e de suas marcas.  Tais corporações colocam seus interesses e de seus acionistas acima de tudo e de todos (psicopatia – são isentas de qualquer preocupação moral). Não se responsabilizam pelas externalidades (resultado da transação de duas pessoas sobre outra que não participou de tal relação).  Em países subdesenvolvidos a venda da mão-de-obra barata (mercadoria da classe trabalhadora, segundo Marx) é o que garante a sobrevivência desta população e o que permite que tais empresas se apropriem do maior lucro possível (salário de um trabalhador representa 0,3% do preço do produto vendido que ele produz).  Descaso com a saúde humana e com o meio ambiente. Os Estados Unidos é o país que mais emite gases nocivos na atmosfera e não assina o protocolo de KIOTO (será que este é um sistema fadado a se auto-destruir? Será que o avanço tecnológico não está acabando com o meio-ambiente?).

11 Questões para reflexão  Obedecer ou não um lei é uma decisão orientada mercadologicamente – se os custos e/ou multas geradas pelo descumprimento de uma regra forem menores do que o lucro produzido, opta-se por não seguir a regulamentação jurídica.  CEO – Chief Executive Office – A importância de uma postura humanizada, crítica e preocupada socialmente e ambientalmente no exercício da profissão.  Privatizações – Estar atento às conseqüências desta crescente onde de privatizações, inclusive dos serviços básicos, como saúde e educação, por exemplo. Esse movimento acompanha a política de maximização de lucros. Algumas empresas poderiam trabalhar com uma margem de lucro menor e obter alguns “benefícios colaterais”, como a manutenção de alguns empregos.  “American Way of Life” – Culto à sociedade de consumo. – Atenção voltada para as futilidades dos produtos. Não se procura pensar no custo e na utilidade que as coisas realmente têm.  Publicidade ideológica – Manipulação de personalidades – Transformar adultos e crianças em potenciais consumidores.


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