A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Aula 3 Manutenção Preditiva

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Aula 3 Manutenção Preditiva"— Transcrição da apresentação:

1 Aula 3 Manutenção Preditiva
ENGENHARIA DE PRODUÇÃO Disc.: Gerência de Manutenção Prof. Jorge Marques Aula 3 Manutenção Preditiva Referências KARDEC, Alan. XAVIER, Júlio Nascif. Manutenção – Função Estratégica. Qualitymark, 2001. TAVARES, Lorival. Administração Moderna da Manutenção. Novo Polo, 1999. XENOS, H. Gerenciando a Manutenção Produtiva. INDG, 2004.

2 Manutenção Preditiva Conceito
É o método de manutenção em que se acompanha as variáveis de determinados fenômenos (temperatura, vibração, desgaste, etc.) medidos nos equipamentos e/ou componentes das máquinas e quando tais fenômenos apresentam valores próximos aos limites preestabelecidos, faz se a intervenção, corrigindo a falha causadora da mudança da variável.

3 Manutenção Preditiva Conceito
A manutenção preditiva prediz uma situação ou condição. Os americanos a chamam de CBM - Condition Based Maintenance; Manutenção Baseada na Condição. Alguns autores classificam a preditiva como um subitem da manutenção preventiva. Preferimos separar e conceituar a preventiva como apenas o tipo de manutenção baseada no tempo. Alguns autores dizem que a preditiva resulta numa manutenção corretiva planejada. Isto é, detecta-se uma tendência de falha e planeja-se a correção.

4 Preditiva = Manutenção Baseada na Condição de operação e funcionamento

5 Manutenção Preditiva Itens em que normalmente a Preditiva é bem sucedida Rolamentos Engrenagens Polias Bombas Pontes rolantes Cabos de aço Outros elementos em movimento relativo Contatores elétricos Superfícies sujeitas à corrosão.

6 Manutenção Preditiva Acompanhamento da condição do equipamento
Num primeiro momento pode ser feito pelos sentidos humanos ( principalmente tato, visão, e olfato) Mas uma análise mais profundo exige equipamentos: Termômetros e pirógrafos. Analisadores de vibrações Verificadores de trincas (raio x, ultrassom, líquido penetrante) Extensiômetros Ferrógrafos Etc.

7 Manutenção Preditiva Quando aplicar a manutenção preditiva?
Geralmente é uma questão de custo: justifica-se quando o custo da manutenção preditiva é menor que o custo da parada de produção. Mas o quisito segurança também pode ser determinante para a aplicação deste método de manutenção.

8 Manutenção Preditiva Periodicidade de inspeção preditiva
O intervalo de tempo das verificações das condições dos equipamentos depende da criticidade de cada um. Dependendo das aplicações e riscos envolvidos, determina-se inspeções anuais, semestrais, mensais, diárias, etc. A técnica determina que quando se identifica uma mudança na variável controlada, reduz-se os intervalos de inspeção.

9 Manutenção Preditiva Periodicidade de inspeção preditiva
Ao detectar uma tendência de falha, os técnicos responsáveis pela preditiva devem programar uma manutenção corretiva obedecendo a dois critérios básicos: Limite máximo do dia da correção do problema deve ser a data limite da previsão da falha Programar correção num intervalo em que o prejuízo para a produção seja o mínimo possível.

10 Mecanismo da Preditiva

11 Vantagens da Manutenção Preditiva
Aumentar o tempo de disponibilidade dos equipamentos; Determinar, antecipadamente, a necessidade de serviços de manutenção numa peça específica de um equipamento; Eliminar desmontagens desnecessárias para inspeção; Reduzir o trabalho de emergência não planejado; Impedir o aumento dos danos;

12 Vantagens da Manutenção Preditiva
Aproveitar a vida útil total dos componentes e de um equipamento; Aumentar o grau de confiança no desempenho de um equipamento ou linha de produção; Determinar previamente as interrupções de fabricação para cuidar dos equipamentos que precisam de manutenção.

13 Números da Manutenção Abramam - 2007

14 Abramam 2007

15 Fonte: Abramam, 2007


Carregar ppt "Aula 3 Manutenção Preditiva"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google