A EDUCAÇÃO E SEUS ASPECTOS INTEGRATIVOS

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A EDUCAÇÃO E SEUS ASPECTOS INTEGRATIVOS"— Transcrição da apresentação:

1 A EDUCAÇÃO E SEUS ASPECTOS INTEGRATIVOS
António Ramos Psicologia e Neuropsicologia Clínica Neurocomp Sobral de Monte Agraço

2 EDUCAÇÃO DE ALGUÉM COMO UM TODO
Segundo a UNESCO, a Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura para o Desenvolvimento da Criança, a Educação Integral assenta em Pilares do Conhecimento Fundamentais. EDUCAÇÃO INTEGRAL: EDUCAÇÃO DE ALGUÉM COMO UM TODO ASSENTA NOS 4PILARES DA EDUCAÇÃO: PSICOMOTOR AFECTIVO-EMOCIONAL COGNITIVO ÉTICO E MORAL, NO FUNDO AS REGRAS E NORMAS DA SOCIEDADE E A DISTINÇÃ DO BEM E DO MAL (PRINCÍPIO DA LIBERDADE)‏

3 Aprendizagem como Conceito
É algo muito complexo e actualmente impossível de definir de forma concisa e aceite por todos de forma uniforme. Contudo: podemos referir que esta (a aprendizagem) é relativamente duradoura e está relacionada com uma experiência anterior e/ ou treino anterior. Um exemplo prático: a área de desenvolvimento potencial de Lebovici e a aprendizagem

4 UMA OUTRA VISÃO, MAIS ESCONDIDA, MAS FUNDAMENTAL PARA A EDUCAÇÃO
E APRENDIZAGEM

5 A PLASTICIDADE NEURONAL
BASE DE TODA E QUALQUER APRENDIZAGEM Existe devido ás interacções entre os neurónios e à sua complexidade, as quais permitem gerar diversas respostas adaptativas. (aprendizagem), contudo, esta pode ter 2 “vectores”: facilitadores e/ ou “constrangedores” A plasticidade é máxima durante o desenvolvimento e tende a “diminuir, mas não desaparecer” durante a vida adulta. Hodologia- ciência da interconectividade neuronal e suas possibilidades. Segundo alguns autores responsável pela aprendizagem, a qual se liga intrinsecamente à plasticidade. De acordo com Dennis (2000) a neuroplasticidade tem uma perspectiva estrutural (configuração sináptica) ou funcional (modificação do comportamento).

6 Exemplo duma actividade cognitiva (PALAVRA GATO)‏
com áreas cerebrais envolvidas na mesma

7 NEURÓNIOS DO HIPOCAMPO
DENTRO DO CÉREBRO NEURÓNIOS DO HIPOCAMPO

8 A INTERPENETRAÇÃO DE VÁRIOS ASPECTOS NUMA VISÃO INTEGRADORA DA EDUCAÇÃO
AS REDES NEURONAIS A COGNIÇÃO O SELF; AUTO- ESTIMA AUTO- CONCEITO A SOCIEDADE; COMUNIDADE; FAMÍLIA E O PRÓPRIO O INTELECTO A RELAÇÃO E REDES DE SUPORTE SOCIAL E FAMILIAR A MOTRICIDADE O COMPORTAMENTO AS REACÇÕES A CONSCIÊNCIA A GENÉTICA A FISIOLOGIA A ALIMENTAÇÃO EMOÇÃO E AFECTO DOENÇA/ SAÚDE JARDINS DE INFÂNCIA; ESCOLAS; UNIVERSIDADES EMPRESAS ENTRE OUTROS AGENTES EDUCATIVOS POSSÍVEL INTERACÇÃO DOS FACTORES ATRÁS DESCRITOS

9 A QUESTÃO ÚLTIMA O PONTO DE PARTIDA E O PONTO DE CHEGADA NO QUE RESPEITA À APLICAÇÃO DA EDUCAÇÃO, INDEPENDENTEMENTE DO PONTO DE VISTA, CONSISTE EM “AJUDAR” NA LONGA E DIFÍCIL CAMINHADA QUE É O “PROMOVER” AO MÁXIMO O “POTENCIAL” NO SER HUMANO, EXPONENCIANDO, ENTRE OUTRAS QUESTÕES INERENTES AO MÉTODO E/ PROCESSOS, A HOMEOSTASIA FÍSICA; AFECTIVO-EMOCIONAL E COGNITIVO-OPERATIVA NO SENTIDO EDUCATIVO, QUE ASSENTA NO TRINÓMIO HEREDITARIEDADE/ GENÉTICA E COMPORTAMENTO “BIOPSICOSSOCIAL” EM SENTIDO LATO. O AJUSTAMENTO DO CICLO “ENDOVITAL” NUM RITMO SINUSOIDAL O MAIS “ADAPTADO” POSSÍVEL, QUE EM ÚLTIMA ANÁLISE POD REPRESENTAR A CONSTÂNCIA PRETENDIDA EM QUALQUER INTERVENÇÃO NA ÁREA DA EDUCAÇÃO.

10 UM MUITO OBRIGADO PELA VOSSA ATENÇÃO


Carregar ppt "A EDUCAÇÃO E SEUS ASPECTOS INTEGRATIVOS"
Anúncios Google