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P ARTE II – P LANO DE N EGÓCIOS Elementos norteadores.

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1 P ARTE II – P LANO DE N EGÓCIOS Elementos norteadores

2 A NÁLISE DO M ERCADO É fundamental para o empreendedor saber tudo sobre o mercado em que seu negócio vai atuar. Isso o ajudará a tomar decisões, enxergar boas oportunidades e criar estratégias para vencer desafios e ameaças. Para preencher os próximos tópicos você terá que conseguir informações sobre: Setor (ramo) Clientela Fornecedores Concorrência Forneça dados objetivos e sempre coerentes. Esta parte do plano de negócio é muito visada por investidores e financiadores.

3 S ETOR O objetivo deste tópico é mostrar, com clareza, porque é vantagem abrir um negócio neste setor. Quais são as principais características do ramo em que seu negócio vai atuar? É um setor em crescimento? As pessoas tem procurado por produtos/serviços como o seu? Existem muitos concorrentes? Pense nas ameaças e oportunidades que podem afetar o setor: O governo faz algum tipo de controle na produção? Você pagará algum imposto especial pelo produto? Existe matéria-prima na região para a fabricação do produto? Existe ou pode vir a existir alguma tecnologia melhor do que a sua? As vendas serão afetadas por fatores geográficos, como temperatura, estações do ano, tempo? Como as crises econômicas podem afetar o seu negócio? O público-alvo possui hábitos favoráveis ao seu negócio? Que mudanças no comportamento da sociedade podem ser vantajosas? Como a entrada de concorrentes pode afetar seu negócio? Dica: para responder às perguntas acima, procure informações em órgãos do governo, institutos de pesquisa e estatística, sindicatos, concorrência e Internet.

4 C LIENTELA A satisfação do cliente deve ser a razão de ser do seu negócio. E para satisfazer o cliente você precisa primeiro conhecê-lo. A Pesquisa de Mercado ajudará você nisso. Só através dela será possível criar estratégias, melhorar seu produto/serviço para agradar o cliente e calcular o quanto irá vender. Quem serão os clientes do seu produto/serviço? Onde ele está? Qual é o seu perfil (idade, sexo, condição financeira e social, estilo de vida)? Quais são suas necessidades e comportamentos? Qual é a quantidade de possíveis consumidores e seu alcance (regional, nacional...)? Mostre que existe um mercado consumidor para o seu produto ou serviço e o que você fará para atendê-lo! Dica: Você pode pesquisar informações em órgãos como o IBGE, na Internet, ou mesmo fazer uma pesquisa por conta própria, diretamente com o cliente.

5 F ORNECEDORES Quais são as empresas escolhidas para fornecer as matérias-primas para o seu produto/serviço? E para fornecer máquinas, equipamentos e outros materiais? Por que cada uma dessas empresas foi escolhida? Qual o nível de qualidade de seus produtos? Quais os pontos fortes e fracos de cada uma? Muita atenção na escolha do fornecedor. Eles afetam diretamente a qualidade do seu produto/serviço e o sucesso do seu negócio.

6 C ONCORRENTES Quais são os seus principais concorrentes? Onde eles estão localizados? Quais são os pontos fortes e fracos de cada um? Qual é o espaço que seus produtos/serviços ocupam no mercado? Quais as vantagens e desvantagens que eles têm em relação ao produto/serviço oferecido por você? Como eles distribuem e anunciam os produtos? E, enfim, o que pode ser feito para superar as vantagens dos seus concorrentes? Não deixe seu negócio à mercê da concorrência. Previna-se!

7 P LANO DE M ARKETING O Plano de Marketing mostra o que a empresa fará para atingir seus objetivos. Depois de analisar quem é o cliente, o concorrente e o fornecedor, chegou a hora de você dizer como a empresa conquistará o consumidor, como conseguirá ser melhor que o concorrente e como seu produto começará a ganhar mercado. Enfim, você indicará agora o caminho para o sucesso. O Plano de Marketing será dividido em três partes: Propaganda Ponto Previsão de vendas

8 P ROPAGANDA Como você divulgará seus produtos ou serviços? Ou melhor: como o público tomará conhecimento da existência deles? O consumidor precisa saber que o seu produto existe e que trará benefícios para ele. Só assim ele decidirá comprar. A propaganda atingirá o público que você deseja conquistar? Onde será feita a divulgação? Com que freqüência (de quanto em quanto tempo)? Qual será o seu custo? Baseie-se na Análise de Mercado para tomar essas decisões. Lembre-se de que a propaganda é a chave para formar uma imagem boa do seu produto ou do seu negócio e aumentar suas vendas. Por isso, tenha cuidado ao escolher a forma de divulgá-los.

9 P ONTOS (C ANAIS ) A decisão sobre o ponto/local onde seu negócio funcionará é de extrema importância. Afinal, o produto só será vendido se seus consumidores tiverem facilidade de conhecê-lo e de chegar até ele. Para encontrar o melhor ponto, pense: quais são os hábitos dos clientes? Onde eles estão? Ao elaborar este tópico, reflita nas seguintes questões: - Onde e como seu produto ou serviço será oferecido? Será em um ponto fixo ou móvel? - Por que o local foi escolhido? - Como é a concorrência no local? É possível superá-la? Como ela afetará seu negócio?

10 P REVISÃO DE V ENDAS As projeções financeiras e a rentabilidade são os parâmetros que mostram a habilidade do comandante em guiar o navio. São os sinais internos e externos de alerta sobre o desempenho da empresa, a medida de seu avanço ou recuo. Servem para conduzir as atividades dentro dos parâmetros planejados, corrigir distorções e fazer adaptações aos novos cenários que possam surgir. Como será o desempenho financeiro da empresa? O fluxo de caixa será positivo durante todo o período projetado? Suas receitas serão suficientes para cobrir todas as despesas? Em quanto tempo a empresa dará retorno ao investimento feito por sócios e investidores ( payback )? Quanto a empresa renderá ao ano, em relação ao que foi investido (em %)?

11 R ENTABILIDADE E P ROJEÇÕES F INANCEIRAS Com base na Análise de Mercado feita (setor, clientela, concorrência) e no Plano Financeiro, informe:  Quanto você espera vender (em cada mês, ao final do primeiro ano, etc...)?  Qual é o lucro esperado?  Mostre que o negócio pode chegar ao lucro esperado, que o produto será procurado e despertará interesse no consumidor.  Dica: explique sempre em que foi baseada esta previsão, com os pés no chão, sem tentar disfarçar a realidade.


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