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UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ INSTITUTO DE CIÊNCIAS EXATAS E NATURAIS FACULDADE DE QUÍMICA LABORATÓRIO DE QUÍMICA ANALÍTICA E AMBIENTAL 13º Encontro Paraense.

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1 UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ INSTITUTO DE CIÊNCIAS EXATAS E NATURAIS FACULDADE DE QUÍMICA LABORATÓRIO DE QUÍMICA ANALÍTICA E AMBIENTAL 13º Encontro Paraense de Ensino de Química, 02 a 04 de Maio, 2011 Profa. Dra. Simone de Fátima Pinheiro Pereira –

2 UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ INSTITUTO DE CIÊNCIAS EXATAS E NATURAIS FACULDADE DE QUÍMICA LABORATÓRIO DE QUÍMICA ANALÍTICA E AMBIENTAL PROGRAMAS INSTITUCIONAIS

3 UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ INSTITUTO DE CIÊNCIAS EXATAS E NATURAIS FACULDADE DE QUÍMICA LABORATÓRIO DE QUÍMICA ANALÍTICA E AMBIENTAL  Plano de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni) • Além de destinar recursos para a infra-estrutura das instituições de ensino, como na construção de mais instalações, bibliotecas e restaurantes universitários, o perfil do corpo docente e o projeto pedagógico das federais também sofrerão melhorias. • Aumento de cursos noturnos • Aumentar a mobilidade estudantil e docente • Liberação de vagas para a contratação de novos docentes e funções gratificadas que visam atender as demandas advindas da criação de novos cursos universitários. • Novas vagas de todas as universidades do país.

4 UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ INSTITUTO DE CIÊNCIAS EXATAS E NATURAIS FACULDADE DE QUÍMICA LABORATÓRIO DE QUÍMICA ANALÍTICA E AMBIENTAL • Os investimentos do REUNI, somente no Estado do Pará, ultrapassam o valor de R$ 200 bilhões. • A Reitoria garantiu, com o MEC, a repactuação dos recursos orçamentários de 2008, com retorno dos R$ ,00 (oito milhões) de capital não empenhados por força do Acórdão de novembro de 2008, do Tribunal de Contas da União (TCU), e mais um acréscimo de R$ ,00 (cinco milhões). • Os investimentos serão destinados à realização de obras, a reformas, a aquisições de bens e à contratação de pessoal docente e técnico administrativo. • Ampliação e reforma do Instituto de Ciências Biológicas, • Compra de um ônibus para o Campus de Abaetetuba, de um micro-ônibus para a Escola de Música da UFPA e realização de concursos são alguns dos exemplos. educacao-superior-nas-universidades-federais-brasileiras

5 UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ INSTITUTO DE CIÊNCIAS EXATAS E NATURAIS FACULDADE DE QUÍMICA LABORATÓRIO DE QUÍMICA ANALÍTICA E AMBIENTAL  Plano Nacional de Formação dos Professores da Educação Básica (PARFOR) O Plano Nacional de Formação é destinado aos professores em exercício das escolas públicas estaduais e municipais sem formação adequada à LDB, oferecendo cursos superiores públicos, gratuitos e de qualidade, com a oferta cobrindo os municípios de 21 estados da Federação, por meio de 76 Instituições Públicas de Educação Superior, das quais 48 Federais e 28 Estaduais, com a colaboração de 14 universidades comunitárias. Por meio deste Plano, o docente sem formação adequada poderá se graduar nos cursos de 1ª Licenciatura, com carga horária de horas mais 400 horas de estágio para professores sem graduação, de 2ª Licenciatura, com carga horária de 800 a horas para professores que atuam fora da área de formação, e de Formação Pedagógica, para bacharéis sem licenciatura. Todas as licenciaturas das áreas de conhecimento da educação básica serão ministradas no Plano, com cursos gratuitos para professores em exercício das escolas públicas, nas modalidades presencial e a distância.

6 UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ INSTITUTO DE CIÊNCIAS EXATAS E NATURAIS FACULDADE DE QUÍMICA LABORATÓRIO DE QUÍMICA ANALÍTICA E AMBIENTAL • O Parfor/ UFPA iniciou no segundo semestre de 2009 com 14 turmas. • Ao final de 2010, atua presencialmente em 39 municípios, com 135 turmas e cerca de 4 mil professores dos 143 municípios paraenses. • A instituição é responsável pela formação de 65% dos docentes no Plano, tendo como meta beneficiar em torno de 25 mil professores no Estado com a formação superior, nos próximos 10 anos. • A UFPA oferece 18 cursos no Parfor: Arte/teatro; Arte/dança; Artes visuais; Arte/Música; Ciências Naturais; Biologia; Educação Física; Espanhol; Física; Filosofia; Geografia; História; Inglês; Língua Portuguesa; Matemática; Pedagogia; Química e Sociologia. • Os professores que ministram as aulas são os mesmos dos cursos oferecidos pelo vestibular usual e ao final dos cerca de 4 anos de curso, o aluno recebe diploma de licenciatura pela UFPA. (http://www.ufpa.br/parfor/index.php/quem-somos-b)

7 UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ INSTITUTO DE CIÊNCIAS EXATAS E NATURAIS FACULDADE DE QUÍMICA LABORATÓRIO DE QUÍMICA ANALÍTICA E AMBIENTAL Linhas de financiamento externos

8 UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ INSTITUTO DE CIÊNCIAS EXATAS E NATURAIS FACULDADE DE QUÍMICA LABORATÓRIO DE QUÍMICA ANALÍTICA E AMBIENTAL INFRAESTRUTURA E EQUIPAMENTOS - INSTITUCIONAL CTINFRA – FINEP PRÓEQUIPAMENTOS – CAPES INDIVIDUAIS COM APOIO INSTITUCIONAL CTMINERAL CTHIDRO PETROBRÁS AMBIENTAL CNPq – UNIVERSAL BNDES – FUNDO AMAZÔNIA FAPESPA ANEEL MINISTÉRIO DA SAÚDE MINISTÉRIO DA AGRICULTURA MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE

9 UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ INSTITUTO DE CIÊNCIAS EXATAS E NATURAIS FACULDADE DE QUÍMICA LABORATÓRIO DE QUÍMICA ANALÍTICA E AMBIENTAL Iniciativas individuais de melhorias docentes

10 UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ INSTITUTO DE CIÊNCIAS EXATAS E NATURAIS FACULDADE DE QUÍMICA LABORATÓRIO DE QUÍMICA ANALÍTICA E AMBIENTAL - Programa Integrado de Apoio ao Ensino, Pesquisa e Extensão - PROINT. Projetos desenvolvidos no âmbito da Faculdade de Química PeríodoTítuloCoordenador Aplicação do método qm/mm no estudo do mecanismo catalítico da enzima o- glcnacase: planejamento de novos inibidores contra diabetes II, doença de Alzheimer e Parkinson. Jerônimo Silva Atual Complementação do Novo PPP do Curso de Licenciatura em Química. Uma Proposta em Química Verde. Regina Muller Plantas da Amazonia: contribuiçao ao estudo químico e atividade alelopáticaGiselle Guilhon Estudos de desenvolvimento de pesquisa em tecnologia Química, utilizando recursos naturais (rejeito do açaí) como bases experimentais para a melhoria na formação do Químico Industrial. Alberdan Santos Implementação do novo projeto político pedagógico do curso de Licenciatura em Química, adequação de suas disciplinas. Regina Muller O uso da internet na formação do bacharelado em química - PROINTGilmar Siqueira Implantação de Infra-estrutura e pesquisa em controle de qualidadeJosé Roberto Zamian Avaliação das Propriedades e Estabilidade de CombustíveisJosé Roberto Zamian Remoção de Enxofre em Combustíveis Através de Processos de Adsorção utilizando óxidos mistos José Roberto Zamian Alternativa Energética Renovável para a Amazônia a partir dos óleos de dendê, Maracujá e soja José Roberto Zamian

11 UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ INSTITUTO DE CIÊNCIAS EXATAS E NATURAIS FACULDADE DE QUÍMICA LABORATÓRIO DE QUÍMICA ANALÍTICA E AMBIENTAL Melhoria da Disciplina Análise Química Quantitativa para os Cursos de Licenciatura e Bacharelado em Química e Química Industrial Regina Muller INFOQUÍMICASimone Pereira Fortalecimento da Infra Estrutura dos laboratórios de Química Ensino com ênfase na Melhoria dos cursos de Química Antonio Cláudio Bastos Integração ensino/pesquisa na execução de Trabalhos de Conclusão de Curso em Fitoquímica Giselle Guilhon Investigação química de espécies amazônicas de EuphorbiaceaeGiselle Guilhon Melhoria da qualidade de ensino das disciplinas experimentais de Química Orgânica Lourivaldo Santos Abordagem experimental de temas de interesse em Cinética Química e Eletroquímica. Catalisadores Zeolíticos e Eletrodeposição de Metais José Pio Souza Aplicação de Novas Técnicas Cromatográficas Voltadas à Melhoria do ensino de graduação Mara Arruda A utilização de Materiais Meso e Macroporosos como catalisadoresJosé Roberto Zamian Uma Alternativa Metodológica Para o Ensino Analítico InstrumentalSimone de F.P. Pereira Valorização de plantas amazônicas com potencial atividade biológicaLourivaldo da S. Santos Gerenciamento de resíduos dos laboratórios de Química da UFPAVanda P. Lemos Desenvolvimento de Processos Através da transformação CatalíticaJosé Roberto Zamian Manutenção e Melhoria da Infra-Estrutura dos Laboratórios de Química Ensino - PROINT/UFPA Luiz Acácio Centeno Geração de Conjuntos de Funções de Bases Gaussinas pelo Método da Coordenada Geradora Hartree-Fock para o Estudo de Moléculas Poliatômicas José Ciríaco Pinheiro

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16 UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ INSTITUTO DE CIÊNCIAS EXATAS E NATURAIS FACULDADE DE QUÍMICA LABORATÓRIO DE QUÍMICA ANALÍTICA E AMBIENTAL OUTROS PROJETOS PeríodoTítuloCoordenador Curso de Especialização para a Docência no Ensino Superior em Ciências José Ciríaco Pinheiro PROLICEN-96: Emprego de Modelos Teóricos e Experimentais Simples no Ensino de Química no 1 0 grau - MEC/SESU Luiz Acácio Centeno Programa de Modernização e Consolidação da Infra- Estrutura das IFES - MEC/SESU Luiz Acácio Centeno Projeto SOLUÇÃO: Desencadeando ações para o Ensino de Química no Estado do Pará - PADCT/CAPES Luiz Acácio Centeno PROGRAD-95: Laboratório de Ciências Básicas - MEC/SESU Luiz Acácio Centeno

17 UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ INSTITUTO DE CIÊNCIAS EXATAS E NATURAIS FACULDADE DE QUÍMICA LABORATÓRIO DE QUÍMICA ANALÍTICA E AMBIENTAL • Atualização de conteúdos • Atualização de bibliografias • Busca de cursos complementares de atuação docente • Metodologias adequadas aos conteúdos ministrados • Incentivo a pesquisa • Motivação educacional • Introdução de novos recursos as aulas expositivas e práticas • Busca de novas práticas docentes, etc.

18 UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ INSTITUTO DE CIÊNCIAS EXATAS E NATURAIS FACULDADE DE QUÍMICA LABORATÓRIO DE QUÍMICA ANALÍTICA E AMBIENTAL Iniciativas individuais de melhorias discentes

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23 UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ INSTITUTO DE CIÊNCIAS EXATAS E NATURAIS FACULDADE DE QUÍMICA LABORATÓRIO DE QUÍMICA ANALÍTICA E AMBIENTAL • Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência - PIBID. • Programa de Bolsas para Fortalecimento da Educação Pública e Inclusão Social - Fortalecer. • Programa de Consolidação das Licenciaturas - PRODOCENCIA. • Programa de Apoio a Inovações Metodológicas - PAPIM. • Edital de Monitoria • Programa Institucional de bolsas de Iniciação Científica - PIBIC

24 UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ INSTITUTO DE CIÊNCIAS EXATAS E NATURAIS FACULDADE DE QUÍMICA LABORATÓRIO DE QUÍMICA ANALÍTICA E AMBIENTAL Laboratórios sob responsabilidade do grupo de Química Orgânica: Coordenador: Dr. Lourivaldo da Silva Santos. - Laboratório de Cromatografia Líquida - LABCROL. - Laboratório de RMN - Ressonância - Extracta. Laboratório sob responsabilidade do grupo de Química Analítica e Ambiental: Coordenador: Dra. Simone de Fátima Pinheiro Pereira. - Laboratório de Química Analítica e Ambiental - LAQUANAM. Laboratório sob responsabilidade do grupo de Controle de Qualidade e Meio Ambiente: Coordenador: Dra. Regina Celi Sarkis Muller. - Laboratório de Controle de Qualidade e Meio Ambiente - LACQUAMA. Laboratórios sob responsabilidade do grupo de Biotransformações: Coordenador: Dr. Cláudio Nahum Alves / Dr. Alberdan Silva Santos. - Laboratório de Planejamento e Desenvolvimento de Fármacos. LPDF - Laboratório de Modelagem Molecular.LMM Laboratórios sob responsabilidade do grupo de Catálise e Oleoquímica: Coordenador: Dr. José Roberto Zamian. - Laboratório de Catálise e Oleoquímica - LCO. - Laboratório de Pesquisa e Análise de Combustíveis - LAPAC. Laboratórios disponíveis na Faculdade de Química

25 UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ INSTITUTO DE CIÊNCIAS EXATAS E NATURAIS FACULDADE DE QUÍMICA LABORATÓRIO DE QUÍMICA ANALÍTICA E AMBIENTAL Seminário de Projetos Educacionais e a construção de uma nova cultura acadêmica na Amazônia. Encontro Paraense de Ensino de Química Encontro Nacional de Ensino de Química – ENEQ  Encontros científicos

26 UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ INSTITUTO DE CIÊNCIAS EXATAS E NATURAIS FACULDADE DE QUÍMICA LABORATÓRIO DE QUÍMICA ANALÍTICA E AMBIENTAL Perspectivas futuras

27 UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ INSTITUTO DE CIÊNCIAS EXATAS E NATURAIS FACULDADE DE QUÍMICA LABORATÓRIO DE QUÍMICA ANALÍTICA E AMBIENTAL • Como conciliar o aumento de vagas nas UF´s com a mesma infraestrutura e corpo docente? • Como conciliar o aumento da carga de trabalho com a desvalorização do salário? • Como melhorar a motivação para o trabalho, com a falta de apoio institucional? • Como dar o salto de qualidade no ensino se não há verba suficiente para a compra de novos equipamentos e disponibilidade dos mesmos para o ensino?

28 UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ INSTITUTO DE CIÊNCIAS EXATAS E NATURAIS FACULDADE DE QUÍMICA LABORATÓRIO DE QUÍMICA ANALÍTICA E AMBIENTAL Ensino a distância – Professor virtual

29 UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ INSTITUTO DE CIÊNCIAS EXATAS E NATURAIS FACULDADE DE QUÍMICA LABORATÓRIO DE QUÍMICA ANALÍTICA E AMBIENTAL A melhoria do ensino começa pela iniciativa de cada um, vamos fazer a nossa parte, só assim poderemos atingir a excelência desejada.

30 UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ INSTITUTO DE CIÊNCIAS EXATAS E NATURAIS FACULDADE DE QUÍMICA LABORATÓRIO DE QUÍMICA ANALÍTICA E AMBIENTAL Obrigada Profa. Dra. Simone de Fátima Pinheiro Pereira –


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