A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A SOCIOLOGIA: SURGIMENTO HISTÓRICO E SEUS PRECURSORES.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A SOCIOLOGIA: SURGIMENTO HISTÓRICO E SEUS PRECURSORES."— Transcrição da apresentação:

1 A SOCIOLOGIA: SURGIMENTO HISTÓRICO E SEUS PRECURSORES

2 C ONTEXTO HISTÓRICO A sociologia é fruto da Revolução Industrial – “Ciência da Crise”; Desenvolveu-se no século XV com a passagem do regime feudal para a sociedade capitalista. Fatores históricos ao surgimento da sociologia:  Expansão Marítima;  Reformas Protestantes;  Grandes Navegações;  Comércio Ultramarino; Com a Revolução surge a maquinofatura (trabalho humano e máquina);  Racionalidade – nova atitude para explicar os fatos sociais, desvinculando-se da igreja.

3 O SÉCULO XVIII E AS TRANSFORMAÇÕES POLÍTICAS E ECONÔMICAS As transformações na esfera da produção, a emergência de novas formas de organização política e a exigência da representação popular foram muito específicas do século XVIII. Pensadores como Montesquieu ( ), David Hume ( ), Jean-Jacques Rousseau ( ), Adam Smith ( ) e Immanuel Kant ( ) procuraram por diversos caminhos refletir sobre a realidade social da época e tentar explicá-la.

4 A CONSOLIDAÇÃO DO CAPITALISMO E A “ CIÊNCIA DA SOCIEDADE ” No século XIX, a consolidação do sistema capitalista na Europa fornece os elementos básicos para o surgimento da Sociologia. Auguste Comte ( ) – rompe com a tradição familiar, monarquista e católica.  Sua obra permeia os acontecimentos da França pré- revolucionária;  Tentou então organizar a nova sociedade que estava em ebulição e em caos.  Aparece então a Sociologia ou “física social”, para estudar a sociedade através da análise de seus processos e de suas estruturas. Ela proporia a reforma prática das instituições.

5 Foi o primeiro a usar a palavra Sociologia em 1839; Fundou o positivismo, pautado na racionalidade e na crença do progresso baseando a vida social nas experiências e em fatos, baniu o sobrenatural (teológico) e metafísica. Sua posição foi marcante para a sociologia como campo específico do saber. Influenciou mesmo o Brasil (a bandeira).

6 A TRADIÇÃO SOCIALISTA Transformações do século XIX: Novas fontes energéticas (eletricidade e petróleo), novos ramos industriais e alteração no ramo produtivo, introdução de máquinas e equipamentos. Farão surgir a organização dos trabalhadores em associação e sindicatos, a fim de mudar a sociedade capitalista.

7 Karl Marx ( ) é o intelectual de maior peso que fala sobre a luta dos trabalhadores e a tradição socialista. Ele e Friedrich Engels ( ) estudaram a sociedade capitalista e possibilitaram um pensamento capaz não só de explicar mas de definir as possibilidades de intervenção na sociedade. Não delimitaram um campo de estudo. O conhecimento científico da realidade só tem sentido se tiver como meta a transformação dessa realidade. Estudavam a contradição. (dialética)

8 A SOCIOLOGIA ACADÊMICA A Sociologia propriamente dita origina-se das idéias de pensadores franceses e alemães, dentre eles, Émile Durkheim ( ) que deu um caráter científico à Sociologia. Contexto histórico de miséria, desemprego ao lado de um grande progresso tecnológico e elevação da produção industrial na Europa.

9 Eclosão de greves e contradições, terreno propício ao desenvolvimento das teorias socialistas. Assim, Durkheim vai estudar a ordem social, fragilizada pela moral de seu tempo. Cria que os valores morais constituíam um dos elementos mais eficazes para neutralizar as crises econômicas e políticas. O elemento básico para ele era a integração social, que aparece em sua obra através do conceito de solidariedade (orgânica e a mecânica).

10 MAX WEBER ( ) em seu contexto de unificação alemã, processo de industrialização tardia, acordo entre a burguesia e proprietários de terra, fortalece os laços burocráticos e configura a Alemanha de seu tempo. Estuda questões religiosas, processos burocráticos, análise da cidade, música até chegar aos conceitos sociológicos. Para ele, o indivíduos deveriam ser a unidade de análise, por ser ele único que pode definir intenções e finalidades para seus atos. Tenta compreender a ação e motivação dos indivíduos.


Carregar ppt "A SOCIOLOGIA: SURGIMENTO HISTÓRICO E SEUS PRECURSORES."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google