A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ALTERAÇÕES NO PROCESSO DE APRENDER

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ALTERAÇÕES NO PROCESSO DE APRENDER"— Transcrição da apresentação:

1 ALTERAÇÕES NO PROCESSO DE APRENDER
Docente: Edson Alencar Silva

2 Diferenças entre dificuldades acentuadas de aprendizagem e deficiência mental:
De acordo com Nilza Maria dos Santos (2007), é comum e recorrente ocorrer a confusão entre dificuldades acentuadas de aprendizagem e deficiência mental; Segundo a autora, isso ocorre principalmente por falta de preparo dos docentes para lidar com esse problema. Nesse caso podemos pensar que ao agirem dessa maneira os professores podem estar se esquivando.

3 Diferenças entre dificuldades acentuadas de aprendizagem e deficiência mental:
“As crianças com dificuldades [acentuadas] têm disfunções em habilidades necessárias para haver aprendizagem efetiva, apresentando problemas na compreensão de leitura, organização e retenção da informação e na interpretação de textos (SANTOS, 2007).”

4 Diferenças entre dificuldades acentuadas de aprendizagem e deficiência mental:
Para a autora, pode ser considerado deficiente mental aquele indivíduo que apresenta um potencial intelectual abaixo da média. Portanto, não dificuldade, mas deficiência mental; Dificuldades são específicas, já deficiência pode se falar em discapacidade global.

5 Diferenças entre dificuldades acentuadas de aprendizagem e deficiência mental:
Como pontua Fernandez (2001, apud. SANTOS, 2007): “Fracasso escolar afeta o aprender do sujeito em suas manifestações sem chegar a aprisionar a inteligência: muitas vezes surge do choque entre o aprendente e a instituição educativa que funciona de forma segregadora. Para entendê-lo e abordá-lo, devemos apelar para a situação promotora do bloqueio.” Dificuldades são específicas, já deficiência pode se falar em discapacidade global.

6 Autismo, Síndrome de Asperger e a aprendizagem
O autismo pode ser definido como uma perturbação do desenvolvimento infantil frequente, e que se apresenta como alterações de comunicação, socialização e comportamentos restritos e estereotipados. O Autismo foi identificado pela primeira vez em 1943, pelo psiquiatra norte-americano Leo Kanner. Apesar de saber que há uma suscetibilidade genética (mais de 90%), a sua causa é desconhecida. O autismo se apresenta em graus como caracteriza Lorna Wing (Autismo clássico, síndrome de Asperger, pertubação desintegrativa da Infância, Autismo atípico e traços de Autismo). Autismo na globo pelo Dr. Dráuzio Varella.

7 Autismo, Síndrome de Asperger e a aprendizagem
A diferença principal entre o autismo clássico e a Síndrome de Asperger está no fato de que os portadores dessa perturbação apresentam um grande desempenho em determinadas áreas de interesse e uma capacidade extraordinária de memorização (SANDRA, SEQUEIRA, VILA, 2009) Sindrome de asperger.

8 Reflexão O vídeo apresenta de maneira clara o contexto do autismo? Qual a sua opinião sobre?

9 ATIVIDADE A partir do conteúdo desenvolvido até aqui, elaborem dois esboços de possíveis estratégias para atuar com indivíduos autistas e portadores da síndrome de Asperger, levando em consideração as suas características distintivas.

10 Distinção entre dislexia e dificuldade de aprendizado
“A dislexia é um defeito da aprendizagem da leitura caracterizado por dificuldades na correspondência dos símbolos gráficos, às vezes mal reconhecidos, e fonemas, muitas vezes, mal identificados (SANTOS, 2007, apud. DUIBOIS, 1993).” Lembrar: A dificuldade de aprendizagem se configura como um déficit aproveitamento acadêmico, sendo, pois, entendida a partir de fatores não biológicos.

11 Distinção entre dislexia e dificuldade de aprendizado
Ainda não se sabe as causas da dislexia, mas alguns pesquisadores apontam para fatores genéticos e gestacionais, tal qual o aumento da testosterona no período de gravidez; Também não há consenso em relação a população afetada. Alguns estudiosos do assunto dizem ser em torno de 10% dos estudantes e outros dizer ser 30%.

12 Distinção entre dislexia e dificuldade de aprendizado
De acordo com Días (2011), a dislexia geralmente é diagnosticada na idade escolar, principalmente nas primeiras séries do ensino fundamental, a partir da exigência da alfabetização; Para o autor a dislexia trata-se de uma alteração da leitura e não da linguagem. Diante disso, é importante frisar que uma criança com dislexia pode compreender uma mensagem ouvida, mas não compreende uma mensagem escrita;

13 Distinção entre TDAH e indisciplina
O Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) é um transtorno neurobiológico, de causas genéticas, que aparece na infância e freqüentemente acompanha o indivíduo por toda a sua vida. Ele se caracteriza por sintomas de desatenção, inquietude e impulsividade. Ele é chamado às vezes de DDA (Distúrbio do Déficit de Atenção) Há quem diga que essa alteração não exista, mas já foi provado cientificamente a sua existência.

14 Distinção entre TDAH e indisciplina
O TDAH pode levar a um quadro de dificuldades emocionais, de relacionamento, assim como baixo rendimento escolar; O seu diagnóstico depende de uma série de observações e se configura em desafio para pais e professores. Frequentemente deixa de prestar atenção a detalhes ou comete erros por descuido em atividades escolares, de trabalho entre outras. Com frequência tem dificuldades para manter a atenção em tarefas ou atividades lúdicas. Com frequência parece não escutar quando lhe dirigem a palavra. Com frequência não segue instruções e não termina seus deveres escolares, tarefas domésticas ou deveres profissionais (não devido a comportamento de oposição ou incapacidade de compreender instruções). Com frequência tem dificuldade para organizar tarefas e atividades. Com frequência evita, antipatiza ou reluta a envolver-se em tarefas que exijam esforço mental constante (como tarefas escolares ou deveres de casa). Com frequência perde coisas necessárias para tarefas ou atividades (por ex., brinquedos, tarefas escolares, lápis, livros ou outros materiais). É facilmente distraído por estímulos alheios à tarefa Com frequência apresenta esquecimento em atividades diárias.

15 Atividade Reflitam sobre a citação abaixo e apontem a opinião do grupo sobre a questão principal que ela aborda. “Não conseguir aprender em tempo igual ou semelhante que os colegas, não conseguir permanecer sentado por longos períodos de aula, não tirar a média mínima nas avaliações para poder ser aprovado, não conseguir atingir os objetivos mínimos pré-definidos na escola para serem desenvolvidos em um ano letivo e não tolerar a invenção de sua capacidade, reagindo através de comportamentos que são lidos como indisciplina, são alguns dos exemplos de produções vividas nas escolas pelos alunos que buscam em serviços de apoio pedagógico uma chance de não sair e nem mesmo reprovar na escola. (LOPES, 2004)”

16 Referências


Carregar ppt "ALTERAÇÕES NO PROCESSO DE APRENDER"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google