A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

METODOLOGIA DA PROBLEMATIZAÇÃO NA CONCEPÇÃO DA PRÁXIS

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "METODOLOGIA DA PROBLEMATIZAÇÃO NA CONCEPÇÃO DA PRÁXIS"— Transcrição da apresentação:

1 METODOLOGIA DA PROBLEMATIZAÇÃO NA CONCEPÇÃO DA PRÁXIS
ETSUS/PA 2009

2 METODOLOGIA DA PROBLEMATIZAÇÃO
METODOLOGIA DE ENSINO METODOLOGIA DE ESTUDO ASSOCIADA AO CONCEITO DE PRÁXIS

3 Proposta de Maguerez Método do Arco
Teorização Pontos Chaves Hipóteses de Solução Aplicação à realidade (prática)‏ Observação da realidade (problema)‏

4 METODOLOGIA DA PROBLEMATIZAÇÃO
REALIDADE SOCIAL: como ponto de partida e de chegada; processo criativo de ação-reflexão sobre um determinado aspecto extraído, observado ou vivido;

5 METODOLOGIA DA PROBLEMATIZAÇÃO
este aspecto será traduzido em nova ação (mais elaborado); provocar intencionalmente alguma transformação;

6 OBSERVAÇÃO Observar algo relacionado à temática de estudo;
Perceber o que é pertinente; O conhecimento permite ao aluno ver determinado aspecto como problema; Problematização: exercício intelectual e social

7 VÁRIOS PROBLEMAS Dadas as condições, analisar se todos os problemas poderão ser estudados ou se priorizará um deles; Para selecionar o problema (usar critérios);

8 PONTOS CHAVES Identificá-los no problema:
Quais as suas possíveis causas? Quais seus possíveis determinantes contextuais? c)Quais seus componentes e seus desdobramentos?

9 TEORIZAÇÃO Resposta das questões anteriores darão origem à uma lista de: preocupações; afirmações iniciais; novas perguntas; pressupostos orientadores de estudo; tópicos a serem explorados; diferentes formas de elaboração.

10 TEORIZAÇÃO Usar idéias e teorias já disponíveis sobre o problema;
Se houver necessidade voltar à observação; Buscar sistematicamente informações técnicas, científicas, empíricas, oficiais, com auxílio de procedimentos de pesquisa;

11 DIFERENTES ÂNGULOS DO PROBLEMA SÃO ANALISADOS A PARTIR DAS INFORMAÇÕES COLHIDAS EM DIVERSAS FONTES.

12 HIPÓTESES DE SOLUÇÃO Momento de comparar crenças iniciais com as informações atuais; Pode-se reforçar posições anteriores, reformular posições iniciais; Aprendizagem efetiva vem da relação da teoria com a percepção dos fenômenos concretos, reais.

13 HIPÓTESES Encontrar alternativas;
Elaborar propostas de superação do problema central em estudo;

14 Aplicação à realidade (prática)‏
Ações sobre a realidade, que devem ser tomadas, executadas ou encaminhadas; Compromisso dos alunos com o seu meio;

15 Aplicação à realidade O que fazer Como fazer, em que condições
Com que estratégias Com que recursos Para obter que efeitos Com que finalidade e para beneficiar a quem

16 CONDIÇÕES OBJETIVAS Nível de conhecimento
Disponibilidades das pessoas envolvidas Autoridade; poder necessário para intervenção Uso das estratégias; momento oportuno Grau de comprometimento e consciência social

17 Aspectos da Transformação
Do início ao final do processo de estudo, o que acontece com o docente e o discente, em termos de mobilização intelectual, afetiva, política e social Em termos de método de estudo e de leitura sobre essa realidade, que conseqüências essa experiência poderá ter lhe proporcionado

18 Que experiência de vida poderá representar a etapa final, da ação para a transformação, por mínima que seja, da realidade social a que pertence

19 CONCEITO DE PRÁXIS E FORMAÇÃO DE UMA CONSCIÊNCIA DA PRÁXIS
(VASQUEZ, 1977) – consciência da práxis como atividade material do homem que transforma o mundo natural e social par fazer dele um mundo humano. - Adota concepção marxista; - Guia para interpretar e transformar o mundo; teoria:pratica

20 PRÁXIS É DIFERENTE DE PRÁTICA
é atividade transformadora, consciente e intencionalmente realizada.

21 COMO SE CHEGA À CONSCIÊNCIA DA PRÁXIS
Superar ponto de vista limitado da consciência idealista; Ir além da consciência comum; Superar consciência mistificada

22 Ascender a um ponto de vista mais objetivo, científico
Unir conscientemente pensamento e ação Partir da realidade cotidiana para a concepção filosófica; Ver-se como sujeito histórico;

23 Concepção de práxis humana
É à luz da categoria da práxis, que devem ser abordados, segundo a concepção histórico crítica de sociedade, os problemas do conhecimento, da história, da sociedade e do próprio ser.


Carregar ppt "METODOLOGIA DA PROBLEMATIZAÇÃO NA CONCEPÇÃO DA PRÁXIS"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google