A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Considerações Especiais com a Pele do RN A) Função da pele B) Intervenções de enfermagem no cuidado da pele do RN(limpeza da pele, injúria química, prevenção.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Considerações Especiais com a Pele do RN A) Função da pele B) Intervenções de enfermagem no cuidado da pele do RN(limpeza da pele, injúria química, prevenção."— Transcrição da apresentação:

1 Considerações Especiais com a Pele do RN A) Função da pele B) Intervenções de enfermagem no cuidado da pele do RN(limpeza da pele, injúria química, prevenção de queimaduras, perda insensível de água). Enfª Carla de L. Holanda de Abreu

2 Funções da Pele  Maior órgão do corpo, constituindo cerca de 10% do peso corporal.  Proteção- barreira física,  Sensibilidade –dor, pressão, calor e frio,  Termorregulação- vasoconstrição, vasodilatação e sudorese,  Excreção- eletrólitos e água,  Metabolismo- síntese de vitamina D: formação óssea  Imagem corporal- detalha a aparência.

3 A Estrutura da Pele  EPIDERME-epitélio pavimentoso estratificado, a queratinização ocorre por volta da 17ª sem.de gestação.  DERME- tecido conjuntivo e adiposo, durante o 2º trimestre de gest. A pele do feto é muito fina aumentando a sua permeabilidade.

4 Intervenções de Enfermagem no Cuidado da Pele do RN

5 Objetivos  Manter a integridade da pele  Prevenir injúria física e química  Minimizar a perda insensível de água  Manter a temperatura estável  Prevenir infecção  Proteção da absorção de agentes tópicos.

6 Limpeza da Pele  Temperatura estável antes de banhar o RN  Maiores de 1500g – usar água morna e sabão neutro(evitar sabão diariamente)  Menores de 1500g- usar apenar água morna no banho diário.  Nas trocas de fraldas usar apenas gaze ou algodão umedecido

7 Prevenindo Injúria Química  Evitar queimaduras químicas utilizando a quantidade mínima de solução a base de iodo e limpar a área com água morna no final do procedimento.  Prevenir infiltrações através de monitoramento contínuo da punção (gluconato de cálcio, bicarbonato de sódio, ATBs e vasopressores-dopa/dobuta).

8 Prevenir Lesões na Pele  Usar fitas adesivas hipoalergênicas e em mínima quantidade, deixando uma área livre para a visualização do local  Trocar os eletrodos dos monitores cardíacos apenas quando não estiverem funcionando  Remover os adesivos com água ou solução oleosa (óleo mineral, de amêndoas, dersani...)

9 Prevenir Queimaduras  Fazer rodízio freqüente da posição do eletrodo de oxigênio  Evitar uso de compressas muito quentes  Evitar o uso de fraldas descartáveis ou cobertas plásticas no local da compressa.

10 Prevenir a Perda Insensível de Água  Manter o RN em incubadora  Manter a umidificação da pele através de incubadoras específicas ou tendas plásticas com umidificador ajustável (recomenda-se 40-60% para a termo e 85-95% para prematuros)  Aplicar uma camada de creme a base de óleo mineral, lanolina e vaselina, ou o dersane, duas vezes ao dia em prematuros menores de 30 semanas

11 Prevenir Lesões por Pressão  Realizar mudança de decúbito a cada três horas, de acordo com a estabilidade do RN  Utilizar colchão casca de ovo, de água aquecido...

12 Referências Bibliográficas  Tamez e Silva, Enfermagem na UTI Neonatal- assistência ao Recém-nascido de Alto Risco, Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, Pag  Istoé, Guia da Saúde Familiar, vol 12, pag. 27.  Hess, C. Thomas, Tratamento de Feridas e Úlceras, 4ª edição, Rio de Janeiro: Reichmann& Affonso Editores,2002. Pag 9 e 11.  Kenner, Carole, Enfermagem Neonatal, 2ª edição,Rio de Janeiro: Reichmann& Affonso Editores,2002. Pag 97.


Carregar ppt "Considerações Especiais com a Pele do RN A) Função da pele B) Intervenções de enfermagem no cuidado da pele do RN(limpeza da pele, injúria química, prevenção."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google