A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

COBERTURAS COM ÁCIDOS GRAXOS ESSENCIAIS

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "COBERTURAS COM ÁCIDOS GRAXOS ESSENCIAIS"— Transcrição da apresentação:

1 COBERTURAS COM ÁCIDOS GRAXOS ESSENCIAIS

2 FACULDADE DE CIÊNCIAS BIOMÉDICAS DE CACOAL FACIMED INTERAÇÃO COMUNITÁRIA V
FELIPE BRUNO SARAFIM DE LIMA HELENA CRISTINA DOS S CARVALHO LARISSA FERREIRA ROCHA MARTA ALVES DE MORAES CACOAL – RO 2012

3 COBERTURAS “As coberturas mantém as células viáveis e permitem que elas liberem fatores de crescimento estimulando sua proliferação.” Candido LC.

4 ÁCIDOS GRAXOS ESSENCIAS – AGE
Um ácido graxo essencial é um ácido graxo poliinsaturado não sintetizado pelo organismo, mas por plantas, devendo ser incluso na alimentação.

5 FUNÇÕES GERAIS Coagulação sanguínea adequada;
Auxilia no crescimento celular normal; Faz o transporte de oxigênio; Ajuda na produção de energia; Aumenta o crescimento muscular; Controle de inflamações no caso de infecções em geral.

6 AGEs EM FERIDAS – HISTÓRICO
1929 – Primeiras alterações ocorridas na pele decorrentes da deficiência de AGEs; 1976 – Cura destas alterações com o uso tópico de AGEs; 1994 – Ação positiva dos AGEs na prevenção de UP 1994 – Ação dos AGEs como acelerador da cicatrização; 1995 – Lançamento do Dersani Original®, primeiro produto para uso tópico a base

7 ÁCIDO GRAXO ESSENCIAL EM FERIDAS
Disponível como loção oleosa à base de ácidos graxos essenciais, vitamina A e E e lecitina de soja. Ácido Linoléico: Estimula o processo inflamatório, angiogênese, migração e proliferação celular; resistência da pele. Triglicérides de Cadeia Média: Veículo; emoliente. Lecitina: Formação da membrana celular (fosfolipídios); umectante. Vitamina A: Nutrição celular; reposição de colágeno. Vitamina E: Ação antiinflamatória e antioxidante.

8 MECANISMO DE AÇÃO Promove a quimiotaxia (atração de leucócitos) e angiogênese, Mantém o meio úmido e acelera o processo de granulação tecidual. Estimulam a mitose celular; A aplicação tópica em pele íntegra tem grande absorção, forma uma película protetora na pele, previne escoriações devido à sua alta capacidade de hidratação e proporciona nutrição celular local. Facilidade de aplicação.

9 INDICAÇÃO Prevenção de úlceras de pressão;
Tratamento de feridas abertas; Hidratante para pele íntegra. DECLAIR V., Aplicação de triglicerídeos de cadeia média (TCM) na prevenção de úlceras de decúbito.

10 CONTRA-INDICAÇÃO Relatos de dor à aplicação ou observação de reações alérgicas, apesar de pouco freqüentes, não devem ser menosprezadas. Isento de efeito colateral.

11 MODO DE USAR Lavar a lesão com soro fisiológico à 0,9% em jato;
Remover exsudato e tecido desvitalizado se necessário; Secar a pele ao redor; Aplicar AGE diretamente na área a ser tratada ou embeber gazes estéreis de contato o suficiente para manter o leito da lesão úmido até a próxima troca; Utilizar como cobertura primária gazes embebidas em solução fisiologia a 0,9%; Ocluir com cobertura secundária estéril (gaze, compressa seca ou qualquer outro tipo de cobertura adequada ); Fixar.

12 PERIODICIDADE DA TROCA
Trocar o curativo sempre que a cobertura secundária estiver saturada ou no máximo a cada 24 horas.

13 APRESENTAÇÃO DO PRODUTO
Frascos de 20, 30, 100, 200 e 500 ml. L.M. FARMA ( Somacare );

14 SANIPLAN ( Dersani ).

15 * hidratante

16 ÚLCERA MISTA

17 ÚLCERA ARTERIAL

18 ÚLCERA POR PRESSÃO

19

20 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
BURN, G.O. & BURN, M.M. - A new deficiency disease produced by the rigid exclusion of fat from diet.J. Biol. Chem., 82: , 1929. DECLAIR V., Aplicação de triglicerídeos de cadeia média (TCM) na prevenção de úlceras de decúbito. Rev Bras Enferm,;47(1):27-30, 1994).


Carregar ppt "COBERTURAS COM ÁCIDOS GRAXOS ESSENCIAIS"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google