A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

SUPLEMENTAÇÃO ALIMENTAR

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "SUPLEMENTAÇÃO ALIMENTAR"— Transcrição da apresentação:

1 SUPLEMENTAÇÃO ALIMENTAR
Maurício Cavacchini da Silveira CREF: G/SP Graduado em Educação Física Pós Graduado em Nutrição Esportiva, Fisiologia do Exercício e Medicina Tradicional Chinesa Mestrado em Performance Humana

2 SUPLEMENTOS ALIMENTARES
“Alimentos especialmente formulados e elaborados para praticantes de atividade física” MINISTÉRIO DA SAÚDE Cobrir as necessidades aumentadas de nutrientes pela atividade física Compensar dietas ou hábitos alimentares inadequados Melhorar a performance Praticidade

3 Nutrientes: Macro Nutrientes: Micro Nutrientes:
Carboidratos - < molécula = Glicose Proteínas - < molécula = Aminoácidos Gorduras - < molécula = Ácidos Graxos Micro Nutrientes: Vitaminas Não possuem calorias Minerais

4 CARBOIDRATOS: Carboidratos = Energia Carboidratos Simples: - Frutose
- Dextrose - Glicose Carboidratos Complexos: Maltodextrina Diretamente utilizada pela célula, como fonte de energia; Armazenada sob a forma de glicogênio nos músculos e no fígado; Convertida em gordura como estoque de energia.

5 SÍNTESE DOS CARBOIDRATOS: absorção dos carboidratos
CHO bruto G G G G G G G Enzima G G G G G G G Sangue G G G G G G G Célula

6 HIPERCALÓRICOS: São compensadores calóricos a base de carboidratos e proteínas. Utilizados por pessoas que desejam aumentar o peso corporal pelo aumento do consumo de nutrientes essenciais. Prático para o consumo = Substituto de refeição. Recuperação muscular pós-treinos devido a grande quantidade de carboidratos complexos e proteínas.

7 PROTEÍNAS: Proteínas Animais: Whey Protein Albumina Caseína Colágeno
PROTEÍNAS = FUNÇÃO ESTRUTURAL Proteínas Animais: Whey Protein Albumina Caseína Colágeno Proteínas Vegetais: Soy Protein Proteína Isolada do Trigo (Glutamina)

8 SÍNTESE DAS PROTEÍNAS: absorção de proteínas
Gl Proteína Bruta Al Iso Leu Met Glu Enzima Gl Al Iso Leu Met Glu Sangue Glu Leu Met Gl Iso Al Célula

9 WHEY PROTEIN Whey Protein possui a concentração mais alta, entre 23 e 25%, de aminoácidos de cadeia ramificada (BCAA’s). Whey Protein se destaca também por conter imunoglobulinas, além de aumentar a produção endógena de glutationa, que é um excelente agente antioxidante que também exerce importante papel no sistema imunológico. Dessa forma, sendo um produto bastante utilizado por pessoas que desejam aumentar de massa muscular magra.

10

11 BCAA’s Leucina: o principal aminoácido dos três BCAA’s.
Os BCAA’s são utilizados para produção de energia após os esgotamentos dos estoques de CHO. Os BCAA’s competem com o Triptofano no cérebro. Produzindo 5HTP, precursor da serotonina. Essa competição tem mostrado induzir o sono, diminuindo o apetite. Os BCAA’s perfazem ~ 30% das proteínas musculares. Estudos recentes demonstraram que em lutadores que fizeram dietas para perder peso, os que utilizaram BCAA’s tiveram uma diminuição de 34% a mais do que os que não suplementaram.

12 Glucosamina: A glucosamina é estruturalmente muito importante para o corpo produzir moléculas especiais chamadas glicosaminoglicans, encontradas nas cartilagens. Fortalecimento dos tecidos de conectividade (cartilagem, ligamentos e tendões), os mantendo saudáveis, resistentes. Regeneração de cartilagem danificada para reparar as funções da articulação a mobilidade, e ajuda na recuperação de lesões e também exerce uma ação anti-inflamatória.

13 CREATINA: Creatina é uma proteína formada pelos A.A.: Arginina, Glicina, Metionina Funções: Aumento de peso corporal – 21% de hidratação muscular Explosão Muscular – Î ATP Recuperação Pós-treinos. Carboidratos simples, aceleram o transporte para dentro do músculo devido a ação da insulina.

14 GLUTAMINA: Principal aminoácido do corpo - ~50%
Os músculos são os principais produtores de Glutamina e o sistema imunológico o maior consumidor. A Glutamina é combustível para o sistema imunológico e regulador do metabolismo protéico. A Glutamina favorece a neoglicogênese

15 NO2 – Óxido Nitríco Formado a partir do aminoácido arginina + NOSintase formando a L-citrulína Alguns efeitos conhecidos do NO2: Hemodilataçao Pump Permanente Aceleração da contração da fibra muscular Aumento da resistência

16 L-CARNITINA Carnitina sintetizado a partir de 2 A.A. Metionina e Lisina. Produzida em pessoas normais até 75% de carnitina, quando tem uma dieta suficiente desses dois A.A. Responsável pelo transporte de ácidos graxos para mitocôndria oxidar (queimar).

17 CLA É uma gordura poliinsaturada, está presente na dieta.
Estudos mostram que o CLA em curto e também a longo prazo (24meses) ajudam na perda de gordura, na manutenção do peso corporal e aumento da massa magra. Outros trabalhos apresentam que o CLA ajuda na aceleração cicatrização de feridas, diminui níveis de triglicérides e colesterol e também na proteção de todos os tipos de Câncer em até 84%.

18 Resumo de produtos: EMAGRECEDORES DEFINIÇÃO MUSCULAR BCAA’s Fibras
L-Carnitina CLA Proteínas WHEY PROTEIN Glutamina Carboidratos Hipercalóricos ENERGÉTICOS MASSA MUSCULAR Creatina

19 Maurício Cavacchini da Silveira
(11)


Carregar ppt "SUPLEMENTAÇÃO ALIMENTAR"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google