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Ferramentas web ao serviço da formação
Escola Superior de Educação de Santarém Instituto Politécnico de Santarém Ferramentas web ao serviço da formação Orientador: Professor Especialista Nuno Bordalo Pacheco Mestranda: Anabela Protásio
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Sumário Contextualização Questão da investigação Objetivos da investigação Justificação da investigação Enquadramento teórico Metodologia Calendarização Imagem e estrutura dos eworkshops Hipóteses Conclusões Referências Bibliográfica
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Contextualização Medidas nacionais e internacionais de inovação- Plano tecnológico Ensino hibrido, eLearning e modelos colaborativos são uma tendência Personalização, colaboração e informalização Crise e cortes orçamentais levam as Instituições a reavaliar os métodos de aprendizagem e a procurarem alternativas ao ensino presencial Enquadra-se nas medidas nacionais e internacionais de tecnologia e inovação do plano tecnológico e da agenda digital 2015 A atual crise económica e os consequentes cortes orçamentais levam as instituições a reavaliarem os métodos e as plataformas de ensino a procurarem alternativas ao ensino presencial. Assim, o eLearning e os modelos híbridos de aprendizagem ganham novos adeptos e transformam-se numa alternativa vantajosa. É neste sentido que pretendíamos realizar cursos de formação para professores em regime de eLearning sobre ferramentas da web Os workshops tiveram inicio em fevereiro e terminaram a 9 de Abril de 2012 e as ferramentas foram Blogger, Slideshare e Wix.
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Questão da Investigação
Como construir conteúdos e desenvolver workshops para professores em regime de elearning sobre ferramentas da web ?
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Objetivos da Investigação
Planear, desenvolver e iniciar Workshops de formação gratuita para professores em regime de elearning com o apoio do Centro de Competências TIC da ESE de Santarém. Identificar procedimentos e estratégias de sucesso ou fracasso no ensino em regime de elearning. Identificar ferramentas que aumentem a interação dos formandos com os workshops Desenvolver nos formandos o gosto pela utilização de ferramentas da web.
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Justificação da investigação
Pertinência cientifica e educativa Desconhecemos exemplos de formação certificada e gratuita para professores em regime de elearning. Interesse pessoal Dar continuidade ao projeto iniciado no anterior na U.C. de Metodologias do Projeto Tecnológico Pressupostos: Com o aumento da crise económica os professores e as pessoas em geral tendem: aumentar a procura de formação por sua conta e risco a procurar formação gratuita a preferir ferramentas gratuitas Professores procuram: situações colaborativas de desenvolvimento das suas áreas e conhecimentos aproximar-se dos seus alunos e da comunidade envolvente
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Enquadramento teórico
O Futuro do Ensino (Agenda Digital 2015; NMC Horizon Project Short List, 2011; Redecker, et al., 2011) Conceito e evolução de Web 2.0 (O'Reilly, 2005; Attwell, 2007; Valerio, 2010; Wahlster, et al., 2006) eLearning (Modelo ADDIE)
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Metodologia “O primeiro passo na formação de professores para a diversidade é constituído pela assunção de uma postura de investigação-ação para que o professor adquira a capacidade de atravessar fronteiras” (Cortesão & Stephen, 1997: p. 8) Tipo de Investigação Investigação - ação Estudo plurimetodológico (misto) pesquisa qualitativa pesquisa quantitativa. Instrumentos de avaliação: Inquérito por questionário (41 respondentes) Análise de conteúdo (respostas abertas) Análise de dados da plataforma Moodle
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Calendarização Timing Outubro Novembro Dezembro Janeiro Fevereiro
Março Abril 10 a 14 17 a 20 24 a 28 31 a 4 7 a 11 14 a 18 21 a 25 28 a 2 5 a 9 12 a 16 19 a 23 26 a 30 2 a 7 9 a 13 16 a 20 23 a 27 30 a 3 6 a 10 13 a 17 20 a 24 27 a 2 12 a 16 2 a 6 Atividade Investigação Ferramentas Projetos afins Parceiros Produção Espaço online de divulgação Materiais para formação em regime de autoestudo Materiais para workshop Promoção- Divulgação A definir Implementaçãp dos Materiais- Workshops Avaliação
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Imagem dos eworkshops eworkshop
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Estrutura de conteúdo dos eworkshops
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Hipóteses (H1): Os professores independentemente da sua localização geográfica ou nível de ensino têm interesse em realizar formação sobre ferramentas da web. 47 escolas de 16 municípios do distrito de Santarém receberam s de divulgação do FormLab. Participaram professores de : 12 escolas do distrito de Santarém 5 escolas fora da lista (1 de Santarém, 2 Leiria, 1 Porto, 1 Lisboa) Os formandos/professores residiam em 14 municípios: 12 municípios do distrito de Santarém, 1 município do distrito de Lisboa 1 município do distrito do Porto
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Hipóteses (H2): A utilização de ferramentas da web como voicethread, slideshare, ou colibri aumentam a interação dos formandos com a formação As ferramentas podem ser um elemento de apoio mas, se a sua utilização for facultativa e/ou se a calendarização coincidir com períodos de avaliação escolar os formandos não fazem uso delas.
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Hipóteses (H3): A utilização de múltiplas ferramentas aumenta a duração prevista do curso. Os formandos concluíram as atividades dos eworkshops dentro do previsto. (excetuando no caso de Blogger II e Wix, nestes casos verificámos que se o timing dos eworkshops coincidir com as atividades de final de período, os formandos na sua maioria têm dificuldade em cumprir prazos chegando mesmo a solicitar adiamentos).
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Quando inquiridos 80,5% dos formandos prefere tutoriais vídeo.
Hipóteses (H4): Neste tipo de formação prática sobre ferramentas da web os formandos preferem tutoriais em formato de vídeo. Se o nº total de recursos variasse entre os 30 e os 45, o nº médio de visualização de recursos vídeo era mais elevado que o nº médio de visualização de recursos tipo manual; Se o nº total de recursos fosse superior a 90, o nº médio de visualizações de recursos tipo manual ultrapassava os recursos vídeo. Quando inquiridos 80,5% dos formandos prefere tutoriais vídeo.
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Hipóteses H5: Os formandos preferem a utilização de sessões síncronas (webconference) no início da formação. Blogger I 1ª Semana 1 formando Slideshare 2ª semana 5 formandos Blogger II 3ª semana 1 formando Wix 2 formandos Esta hipótese não se confirma, verificámos que quando questionados a maioria dos formandos prefere as sessões síncronas a meio da formação para esclarecimento de dúvidas.
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Conclusões As características sociodemográficas dos formandos podem indiciar que: As novas gerações de professores não sentem necessidade de frequentar este tipo de formação. A faixa etária acima dos 55 anos também não aparece representada, podendo indicar desinteresse ou infoexclusão. O género feminino demonstra mais interesse neste tipo de formação. Os dados relativos à área de residência indicam que existe interesse da parte dos professores em realizar formação em eLearning. Quanto a sessões síncronas os resultados obtidos indicam que os dois momentos mas importantes para a realização de webconferences são o meio e o inicio da formação. Concluímos que, se os conteúdos forem claros alguns formandos dispensam as sessões síncronas de webconference.
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Conclusões Ferramentas que possam aumentem a interação dos formandos com os eworkshops : os fóruns foram a atividade com mais visualizações, contudo a sua subscrição era obrigatória os guias de atividade foram a segunda atividade mais visualizada e não tinham qualquer obrigatoriedade associada. Os recursos em vídeo foram os que os formandos indicaram como o material didático mais útil na consolidação da aprendizagem. A preferência de recursos em vídeo pelos formandos pode estar relacionada com o menor esforço, uma vez que não exige grandes níveis de concentração, bastando apenas replicar os passos e ouvir as dicas do formador. No que respeita ao objetivo de desenvolver nos formandos o gosto pela utilização de ferramentas da web foram vários os formandos que mostraram interesse e solicitaram a receção de informação sobre próximas formações chegando até a sugerir temáticas, demonstrando assim intuito de continuar com este projeto.
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Avaliação global dos 4 eworkshops
Conclusões Avaliação global dos 4 eworkshops
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Principais Referências
O Futuro do Ensino Redecker, C., Leis, M., s Leendertse, M., Punie, Y., Gijsbers, G., Kirschner, P., Hoogveld, B. (2011). The Future of Learning:Preparing for Change. European Commission, Institute for Prospective Technological Studies. Luxembourg: Publications Office of the European Union NMC Horizon Project Short List. (2011). Obtido em 19 de Dezembro de 2011, de NMC - New Media Consortium: Agenda Digital (s.d.). Obtido em 22 de 11 de 2011, de UMIC - Agência para a sociedade do Conhecimento: Conceito e evolução de Web 2.0 O'Reilly, T. (30 de Setembro de 2005). What is Web Design Patterns and Business Models for the Next Generation of Software. Obtido em 17 de 4 de 2011, de O'Reilly Media,Inc - Techonology Books, Tech Conferences, IT Courses, News: Attwell, G. (1 de Agosto de 2007). Web 2.0 and the Changing Ways We are Using Computers for Learning:What are the Implications for Pedagogy and Curriculum? Obtido em 2 de 5 de 2011, de eLearningEurope.infoDirector: Valerio, G. (31 de Maio de 2010). Web 2.0 para el Aprendizage. Obtido em 17 de 4 de 2011, de Aprendizage2.0 - Participo luego aprendo: Wahlster, W., Schwarzkopf, E., Sauermann, L., Roth-Berghofer, T., Pfalzgraf, A., Kiesel, M., & Heckmann, D. e. (2006). Web 3.0: Convergence of Web 2.0 and the Semantic Web. (G. R. (DFKI), Ed.) Obtido em 27 de 12 de 2011, de
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Obrigada pela Vossa atenção!
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