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MBA em Gestão de Empreendimentos Turísticos Estatística aplicada ao Turismo Márcia Magalhães.

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Apresentação em tema: "MBA em Gestão de Empreendimentos Turísticos Estatística aplicada ao Turismo Márcia Magalhães."— Transcrição da apresentação:

1 MBA em Gestão de Empreendimentos Turísticos Estatística aplicada ao Turismo Márcia Magalhães

2 Pesquisa Aplicada ao Turismo Márcia Magalhães da Silva Mestre em Administração Márcia Magalhães

3 Conceitos fundamentais Métodos de Pesquisa Planejamento da pesquisa Coleta de dados Análise de dados Exercício aplicado Márcia Magalhães

4 Conceitos População: é o maior conjunto tomado como referência na observação de um fenômeno. Amostra: parte – subconjunto finito – de uma população que permite inferir as características da população objeto de estudo. Unidade observacionais: são as unidades de estudo que formam a população. Márcia Magalhães

5 Conceitos Variável: característica de um item ou de um indivíduo e que são suscteíveis a valores numériocos. Pode ser: - Variável dependente: constitui-se naquilo que se quer explicar. -Variável independente: são as que inferem de alguma forma na variável dependente. -Variável qualitativa: nominal ou ordinal. -Variável quantitativa: contínua ou discreta. Márcia Magalhães

6 Conceitos Análise descritiva: análise das características de determinado grupo pesquisado, mas que não podem ser inferidas para o resto da população. Estatística de inferência: Forma de se chegar a uma generalização dos resultados, a partir de dados individuais da amostra para toda população-alvo. Márcia Magalhães

7 Conceitos Fontes –Primárias: documento contém informações retiradas diretamente da origem ou fonte principal. –Secundárias: têm como característica principal o fato de não produzirem informação original, mas sobre ela trabalhar, analisando-a, interpretando-a e comparando-a. Márcia Magalhães

8 Métodos de Pesquisa Pesquisa Qualitativa: Método mais descritivo utilizado para responder perguntas sobre grupos, comunidades e interações humanas. No setor turístico, a pesquisa qualitativa tem como finalidade de: –descrever e prever fenômenos turísticos; –estudar o comportamento humano e sua relação com o turismo. Márcia Magalhães

9 Métodos de Pesquisa Pesquisa Quantitativa: Método baseado na análise na informação de dados. Busca explicar o comportamento da população que se quer estudar. –Validade dos dados: confiabilidade da informação, regularidade da pesquisa, acessibilidade dos dados (metodologia e resultado) e comparáveis no tempo e no espaço investigado. Márcia Magalhães

10 Planejamento da Pesquisa em Turismo Definição dos objetivos do estudo Definição da população do estudo Definição das variáveis de interesse e das unidades observacionais –Delimitação do espaço geográfico –Delimitação no tempo Márcia Magalhães

11 Planejamento da Pesquisa em Turismo –Não pode haver um significado confuso para a variável que desejamos pesquisar. –A definição clara da variável evita a classificação inadequada da informação e os consequentes prejuízos. Definição do método e do tamanho da amostra. Márcia Magalhães

12 Planejamento da Pesquisa em Turismo Definição dos meios de aplicação da pesquisa - Entrevistas pessoais (ex: portões de embarque) - Entrevistas por telefone - Entrevistas por (softwares específicos para coleta – Limesurvey)Limesurvey) Márcia Magalhães

13 Planejamento da Pesquisa em Turismo Elaboração do questionário - Tipos de perguntas: Aberta: possibilita ao entrevistado colocar seu ponto de vista sem restrições e esclarecer algum aspecto não considerado nas questões anteriores. Encarecem a tabulação. Fechada: seleciona opções de resposta entre as apresentadas. Importante ter variedade de opções. Mista: acrescenta a uma resposta fechada uma opção de resposta aberta. Márcia Magalhães

14 Planejamento da Pesquisa em Turismo Tipos de pergunta fechada: - Dicotômica - Múltipla escolha - Escala Likert -Discordo Totalmente: 1 -Discordo Parcialmente: 2 -Indiferente: 3 -Concordo Parcialmente: 4 -Concordo Totalmente: 5 Algumas derivações da escala Likert (ex:grau de satisfação) Márcia Magalhães

15 Planejamento da Pesquisa em Turismo Tipos de Pesquisa em Turismo: - Demanda (efetiva e latente) - Oferta (Inventário turístico, levantamento de dados sobre ocupação hoteleira) - Pesquisas Conjunturais Márcia Magalhães

16 Determinantes da Demanda Turística Márcia Magalhães Idade Grau de instrução Sexo Estado civil Nacionalidade ou País de residência Determinantes sociológicos Ocupação profissional Nível de renda Determinantes econômicos Forma de organização da viagem Meios de transporte utilizado Meio de hospedagem utilizado Duração da estada Época de viagem Motivação e motivo da viagem Relativos à viagem

17 Variáveis da Oferta turística Márcia Magalhães Segmento de atuação (Atrativos turísticos, Equipamentos e serviços turísticos, infraestrutura de apoio ao turismo) Variáveis relativas ao tipo de produto Permanência média Taxa de ocupação (líquida e bruta) Taxa de ocupação das UHs (líquida e bruta) Variáveis relacionadas ao grau de utilização

18 Planejamento da Pesquisa em Turismo Pesquisa de demanda efetiva Pesquisa de Demanda Potencial Inventário de oferta turística Levantamento de dados sobre a oferta turística Márcia Magalhães

19 Planejamento da Pesquisa em Turismo Pré-teste do questionário -Adequação das perguntas - Tempo de aplicação - Verificar as categorias de respostas Treinamento dos pesquisadores Validação dos questionários Tratamento dos dados e produção dos resultados da pesquisa Márcia Magalhães

20 Planejamento da Pesquisa em Turismo Análise descritiva dos dados - representações gráficas; - representações tabulares; - cálculo das medidas descritivas. Normas de apresentação tabular IBGE Márcia Magalhães

21 Planejamento da Pesquisa em Turismo Representações gráficas 1 – Gráfico de linha 2 – Gráfico de barras ou colunas 3 – Gráfico de setores (pizza 4 – Histograma 5 – Diagrama de pontos (dispersão) Márcia Magalhães

22 Séries Temporais Márcia Magalhães

23 Gráfico por setores Márcia Magalhães Gráfico 1 – Forma de organização da viagem dos turistas estrangeiros em eventos internacionais, Brasil Fonte: FGV

24 Gráfico de Barra Márcia Magalhães Gráfico 2 - Proporção (%) dos turistas estrangeiros em eventos internacionais, segundo motivação para participação no evento, Brasil

25 Histograma Márcia Magalhães Gráfico 3 - Proporção (%) dos turistas estrangeiros em eventos internacionais, por grupo etário, Brasil

26 Planejamento da Pesquisa em Turismo - Representações Tabulares Márcia Magalhães

27

28 Planejamento da Pesquisa em Turismo Análise dos dados Sistematização das informações Elaboração das fichas de metadados Elaboração do relatório de pesquisa Márcia Magalhães

29 Exercício Aplicado Márcia Magalhães

30 Obrigada! Márcia Magalhães Márcia Magalhães


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