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MBA em Gestão de Empreendimentos Turísticos

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Apresentação em tema: "MBA em Gestão de Empreendimentos Turísticos"— Transcrição da apresentação:

1 MBA em Gestão de Empreendimentos Turísticos
Estatística aplicada ao Turismo Márcia Magalhães

2 Pesquisa Aplicada ao Turismo
Márcia Magalhães da Silva Mestre em Administração Márcia Magalhães

3 Conceitos fundamentais Métodos de Pesquisa Planejamento da pesquisa
Coleta de dados Análise de dados Exercício aplicado Márcia Magalhães

4 Conceitos População: é o maior conjunto tomado como referência na observação de um fenômeno. Amostra: parte – subconjunto finito – de uma população que permite inferir as características da população objeto de estudo. Unidade observacionais: são as unidades de estudo que formam a população. Márcia Magalhães

5 - Variável dependente: constitui-se naquilo que se quer explicar.
Conceitos Variável: característica de um item ou de um indivíduo e que são suscteíveis a valores numériocos. Pode ser: - Variável dependente: constitui-se naquilo que se quer explicar. Variável independente: são as que inferem de alguma forma na variável dependente. Variável qualitativa: nominal ou ordinal. Variável quantitativa: contínua ou discreta. Márcia Magalhães

6 Conceitos Análise descritiva: análise das características de determinado grupo pesquisado, mas que não podem ser inferidas para o resto da população. Estatística de inferência: Forma de se chegar a uma generalização dos resultados, a partir de dados individuais da amostra para toda população-alvo. Márcia Magalhães

7 Conceitos Fontes Primárias: documento contém informações retiradas diretamente da origem ou fonte principal. Secundárias: têm como característica principal o fato de não produzirem informação original, mas sobre ela trabalhar, analisando-a, interpretando-a e comparando-a. Márcia Magalhães

8 Métodos de Pesquisa Pesquisa Qualitativa: Método mais descritivo utilizado para responder perguntas sobre grupos, comunidades e interações humanas. No setor turístico, a pesquisa qualitativa tem como finalidade de: descrever e prever fenômenos turísticos; estudar o comportamento humano e sua relação com o turismo. Márcia Magalhães

9 Métodos de Pesquisa Pesquisa Quantitativa: Método baseado na análise na informação de dados. Busca explicar o comportamento da população que se quer estudar. Validade dos dados: confiabilidade da informação, regularidade da pesquisa, acessibilidade dos dados (metodologia e resultado) e comparáveis no tempo e no espaço investigado. Márcia Magalhães

10 Planejamento da Pesquisa em Turismo
Definição dos objetivos do estudo Definição da população do estudo Definição das variáveis de interesse e das unidades observacionais Delimitação do espaço geográfico Delimitação no tempo Márcia Magalhães

11 Planejamento da Pesquisa em Turismo
Não pode haver um significado confuso para a variável que desejamos pesquisar. A definição clara da variável evita a classificação inadequada da informação e os consequentes prejuízos. Definição do método e do tamanho da amostra. Márcia Magalhães

12 Planejamento da Pesquisa em Turismo
Definição dos meios de aplicação da pesquisa - Entrevistas pessoais (ex: portões de embarque) - Entrevistas por telefone - Entrevistas por (softwares específicos para coleta – Limesurvey) Márcia Magalhães

13 Planejamento da Pesquisa em Turismo
Elaboração do questionário - Tipos de perguntas: Aberta: possibilita ao entrevistado colocar seu ponto de vista sem restrições e esclarecer algum aspecto não considerado nas questões anteriores. Encarecem a tabulação. Fechada: seleciona opções de resposta entre as apresentadas. Importante ter variedade de opções. Mista: acrescenta a uma resposta fechada uma opção de resposta aberta. Márcia Magalhães

14 Planejamento da Pesquisa em Turismo
Tipos de pergunta fechada: Dicotômica Múltipla escolha Escala Likert Discordo Totalmente: 1 Discordo Parcialmente: 2 Indiferente: 3 Concordo Parcialmente: 4 Concordo Totalmente: 5 Algumas derivações da escala Likert (ex:grau de satisfação) Márcia Magalhães

15 Planejamento da Pesquisa em Turismo
Tipos de Pesquisa em Turismo: - Demanda (efetiva e latente) - Oferta (Inventário turístico, levantamento de dados sobre ocupação hoteleira) - Pesquisas Conjunturais Márcia Magalhães

16 Determinantes da Demanda Turística
Determinantes sociológicos Idade Grau de instrução Sexo Estado civil Nacionalidade ou País de residência Determinantes econômicos Ocupação profissional Nível de renda Relativos à viagem Forma de organização da viagem Meios de transporte utilizado Meio de hospedagem utilizado Duração da estada Época de viagem Motivação e motivo da viagem Márcia Magalhães

17 Variáveis da Oferta turística
Variáveis relativas ao tipo de produto Segmento de atuação (Atrativos turísticos, Equipamentos e serviços turísticos, infraestrutura de apoio ao turismo) Variáveis relacionadas ao grau de utilização Permanência média Taxa de ocupação (líquida e bruta) Taxa de ocupação das UHs (líquida e bruta) Márcia Magalhães

18 Planejamento da Pesquisa em Turismo
Pesquisa de demanda efetiva Pesquisa de Demanda Potencial Inventário de oferta turística Levantamento de dados sobre a oferta turística Márcia Magalhães

19 Planejamento da Pesquisa em Turismo
Pré-teste do questionário Adequação das perguntas Tempo de aplicação Verificar as categorias de respostas Treinamento dos pesquisadores Validação dos questionários Tratamento dos dados e produção dos resultados da pesquisa Márcia Magalhães

20 Planejamento da Pesquisa em Turismo
Análise descritiva dos dados - representações gráficas; - representações tabulares; - cálculo das medidas descritivas. Normas de apresentação tabular IBGE Márcia Magalhães

21 Planejamento da Pesquisa em Turismo
Representações gráficas 1 – Gráfico de linha 2 – Gráfico de barras ou colunas 3 – Gráfico de setores (pizza 4 – Histograma 5 – Diagrama de pontos (dispersão) Márcia Magalhães

22 Séries Temporais Márcia Magalhães

23 Gráfico por setores Márcia Magalhães
Gráfico 1 – Forma de organização da viagem dos turistas estrangeiros em eventos internacionais, Brasil Fonte: FGV Márcia Magalhães

24 Gráfico de Barra Márcia Magalhães
Gráfico 2 - Proporção (%) dos turistas estrangeiros em eventos internacionais, segundo motivação para participação no evento, Brasil Márcia Magalhães

25 Histograma Márcia Magalhães
Gráfico 3 - Proporção (%) dos turistas estrangeiros em eventos internacionais, por grupo etário, Brasil Márcia Magalhães

26 Planejamento da Pesquisa em Turismo
- Representações Tabulares Márcia Magalhães

27

28 Planejamento da Pesquisa em Turismo
Análise dos dados Sistematização das informações Elaboração das fichas de metadados Elaboração do relatório de pesquisa Márcia Magalhães

29 Exercício Aplicado Márcia Magalhães

30 Obrigada! Márcia Magalhães marcia.silva@fgv.br


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