A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Planejamento e Estruturação de Cursos e disciplinas na EAD Dra. Gelta Pedroso - Univille Dra. Liamara S. Comassetto - UnC Pólo da ABED - SC.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Planejamento e Estruturação de Cursos e disciplinas na EAD Dra. Gelta Pedroso - Univille Dra. Liamara S. Comassetto - UnC Pólo da ABED - SC."— Transcrição da apresentação:

1 Planejamento e Estruturação de Cursos e disciplinas na EAD Dra. Gelta Pedroso - Univille Dra. Liamara S. Comassetto - UnC Pólo da ABED - SC

2 Objetivo Apresentar subsídios para auxiliar no planejamento e desenvolvimento de cursos e disciplinas na modalidade de educação a distância, contribuindo para a reflexão sobre os fundamentos, o papel e as perspectivas da EAD no mundo atual.

3 Temas abordados O módulo I - Educação a Distância: construindo novos desafios Módulo II – Tecnologias na Educação a Distância Módulo III – Sistema de EAD Módulo IV - Planejamento para cursos e disciplinas na EAD

4 1. EAD em plena expansão Aumento da importância do conhecimento Impacto da globalização Crescimento da competitividade Importância cada vez maior das tecnologias de informação e comunicação Nova alternativa de ensino

5 Evolução da EAD 1ª geração 1850 – ª geração 1960 – ª geração 1985 – ª geração 1995 – ª geração ?

6 Uma tecnologia predominante Papel impresso (1890+), Rádio (década de 30) e Televisão (1950 – 1960) Comunicação principalmente em um só sentido Interação entre a instituição e estudante por telefone ou correio Ocasionalmente apoiada por ajudas presenciais 1ª geração 1850 – 1960

7 Múltiplas tecnologias sem o uso do computador Fitas de áudio, Televisão, Fitas de vídeo, Fax e Papel impresso Comunicação principalmente em um só sentido Interação entre a instituições e o estudante por telefone, fax ou correio Ocasionalmente apoiada por reuniões face-a-face 2ª geração 1960 – 1985

8 Múltiplas tecnologias incluindo computador e as redes de computadores Programas de computadores, CD e internet Audioconferências Seminários e videoconferências por satélite, a cabo ou telefone, Fax e Papel impresso Possibilidade de comunicação interativa em dois sentidos, síncrona e assíncrona, entre instituição e os estudantes e entre os estudantes; A internet facilita o acesso a textos, gráficos e pequenos vídeos. 3ª geração 1985 – 1995

9 Múltiplas tecnologias incluindo o início das tecnologias computacionais de grande banda larga (internet) Programas de computadores, CD e internet Videoconferências por satélite, a cabo ou telefone, Fax e Papel impresso Correio eletrônico, chat além da transmissão em banda larga para experiências de aprendizagem individualizadas, personalizadas e interativas por vídeo Interação bidirecional em tempo real mediante áudio e vídeo Comunicação assíncrona e síncrona Transmissão completa mediante vídeo digital com base de dados e recursos com conteúdos disponível na internet e na World Wide Web 4ª geração 1995 – 2005

10 Uso de agentes inteligentes, equipamentos wireless (sem fio) e linhas de transmissão eficientes. Organização e reutilização dos conteúdos Maior interação entre os agentes da EAD Aprendizagem flexível e inteligente 5ª geração ?

11 Diferenças Ensino PresencialEducação a distância  Formas orais/palestras  Interatividade face a face no mesmo espaço físico  A atenção de professores e alunos é muito mais dirigida a problemas de conteúdos, do que em problemas do necessário processo de interação;  Professor e aluno no mesmo espaço físico e tempo  Ensino centrado na imagem do professor a frente da sala.  Limites de número de alunos e abrangência geográfica.  Formas do ensino e da aprendizagem não são falar e ouvir em situações face a face, mas apresentar material didático (impresso, digital...);  Falar e ouvir são substituídos normalmente por escrever e ler;  A interação acontece de forma natural, porém através de tecnologias, tornando- se artificial;  Planejamento da interatividade  Apresentação do conteúdo e de aquisição do conhecimento são diferentes e exigem situações especiais e organizadas;  A linguagem dos conteúdos difere da linguagem falada;  Não existe delimitação geográfica para abrangência dos alunos.

12 Comportamentos O professor na EADO aluno Assume o papel de planejador do conhecimento através dos conteúdos desenvolvidos, estimulador da participação e responsável pela interação com os alunos. Deixa de ser o centro e detentor do conhecimento, para ser mediador e socializador. Sua função tornou-se mais abrangente na EAD do que no ensino presencial Deve ser mais autônomo e independente, capaz de desenvolver capacidade de organizar seu próprio aprendizado e de buscar o conhecimento. “Tem que ser ativo não apenas ao executar suas tarefas de aprender, mas também ao interpretar a refletir criticamente sobre o que está fazendo quando aprende” (PETERS, 2003, p. 72).

13 EAD hoje no mundo A Educação superior a distância é a modalidade de educação que cresce com maior velocidade no mundo; Mais de dois terços de todas as instituições de educação superior nos Estados Unidos que oferecem ensino presencial também disponibilizam cursos on- line;

14 Mais de 40% das instituições americanas que oferecem mestrado, oferecem esses programas também on-line ; Na Rússia, 30% dos universitários estudam a distância, na Turquia, 26%, na Tailândia, 37% e na Europa, aproximadamente alunos; A Ásia tem mais de 3 milhões de universitários estudando à distância. EAD hoje no mundo

15 Em 2005 mais de 1,2 milhões de pessoas estudaram a distância O número de instituições autorizadas e credenciadas cresceu em 31% e o de seus alunos em 62% EAD hoje no Brasil

16 houve um pico na oferta de novos cursos a distância. –321 cursos neste ano, contra 56 novos cursos em 2004 e 29 novos cursos em As regiões Sul e Centro-Oeste do país cresceram muito em pontos percentuais, na comparação com o número de alunos das demais regiões. Isso deve-se principalmente ao grande crescimento de alunos no estado do Paraná, que triplicou se número, e do Distrito Federal. (Fonte: ABRAED/2006) EAD hoje no Brasil

17 Novas formas de acesso ao conhecimento Novas alternativas aos alunos Criação de redes, consórcios... Compartilhamento de estrutura física e humana... Qualidade no processo de ensino e de aprendizagem... Desafios???

18 2. Tecnologia e EAD Meios utilizados na EAD –Impresso (módulos, livro texto, guias...) –Imagem e som (TV, vídeo, videoconferência...) –Computador/internet/multimídia (CD, softwares, Ambientes virtuais de ensino e de aprendizagem)

19 Teorias de aprendizagem Preocupação com a renovação de conceitos e práticas relacionadas com o processo de ensino e de aprendizagem –Evolução das tecnologias (interação, comunicação e mediação) –E a relação destas com as teorias de aprendizagem

20 Ensino e aprendizagem na EAD Não se tem claro uma definição sobre uma teoria Tendências a teorias mais flexíveis: centradas no aluno e adaptáveis ao uso das tecnologias Teorias Construtivistas –Construtivistas, Cooperativas, Colaborativas, Colaboracionistas e Sócio-cultural (interacionismo de Vygostky)

21 3. Sistema de EAD É definido pelo conjunto de componentes que se relacionam, com características e funções diferentes dos sistemas presenciais Mais complexa

22 Aluno Professor Comunicação Recursos didáticos –Recursos básicos: fonte principal –Recursos complementares: apoio, reforço, auxiliar Avaliação Tutoria Estrutura e organização Elementos da EAD

23 4. Planejamento de cursos Planejamento na EAD: –Deve ser entendido como um desenho de um plano: ordenado, coerente, sistemático e seqüencial de todos os fatores ou elementos que intervenham na ação educativa. –Com objetivos, propósitos e com a finalidade de solucionar um problema ou atender a uma determinada necessidade de formação.

24 a)Definição da natureza - nível e alcance do curso b)Estruturação da equipe de EAD c)Elaboração do projeto pedagógico (desenho pedagógico) d)Produção do curso e)Implementação f)Avaliação do curso Como planejar??

25 Pauta-se nos objetivos, valores e filosofias de ensino e de aprendizagem das instituições –Graduação –Pós-graduação –Extensão –Disciplinas a distância em cursos presenciais a) Definição da natureza

26 Equipe: planejamento, concepção, produção e implementação de um curso 1)Professor Professor conteudista/autor Professor para horas presenciais 2)Equipe multidisciplinar Produção e elaboração do material Mediação, interação, comunicação Seleção da tecnologia Função do grupo: apresentar de forma atrativa, interativa e de fácil compreensão o conteúdo desenvolvido pelos professores b) Estruturação da equipe de EAD

27 3)Professor-tutor Interlocutor direto do aluno Orienta, estimula, acompanha e realiza avaliações Qualidades básicas de um tutor: Autenticidade, amadurecimento, estabilidade emocional, bom caráter, conhecimento de si mesmo, empatia, inteligência, rapidez mental, cultura social, confiança, inquietude cultural e interesses amplos, liderança, cordialidade, capacidade de ouvir, etc... 4)Coordenador do curso Responsável pelo processo decisório do curso Funções: políticas, gerenciais, acadêmicas e institucionais 5)Equipe de apoio Atividades complementares: núcleo administrativo, assessoria de comunicação, secretaria acadêmica, monitoria...

28 O projeto pedagógico expressa a Visão Estratégica de um curso –O direcionamento, potencialidades, limitações, certezas e os caminhos que pode e quer percorrer –Dá forma e direção a um curso –Faz uma reflexão e análise da situação atual, considerando os aspectos pedagógicos, recursos humanos, estrutura física... c) Elaboração do projeto pedagógico

29 Introdução Perfil do público alvo Identificação de objetivos Definição de estrutura curricular, conteúdos, programas e metodologia Especificações de materiais, recursos educacionais e sistema de apoio ao desempenho do aluno Avaliação Estrutura básica de um projeto

30 Efetiva produção do curso –Desenvolvimento de um cronograma de ações, elaborado conjuntamente com a coordenação do curso, instituição, professores e equipe de apoio –Envolve as seguintes etapas: d) Produção do curso

31 1)Elaboração de conteúdos: A elaboração de conteúdos deve iniciar a partir do conhecimento prévio do público alvo e da mídia a ser utilizada, bem como, o professor deve ter acompanhamento da equipe multidisciplinar. 2)Escolha das mídias: Refere-se a escolha da mídia a ser utilizada (impresso, on-line, vídeo...), aconselha-se ser feito a partir da análise do público alvo e dos objetivos definidos no projeto pedagógico. 3)Guia do aluno: Constitui referência básica para o aluno, fornecendo informações imprescindíveis ao companhamento do curso, auxiliando nas diversas etapas e procedimentos, como elemento facilitador da aprendizagem autônoma.

32 4)Materiais complementares: Constitui-se em materiais que vão dar apoio complementar ao conhecimento adquirido com o conteúdo desenvolvido pelo professor e, podem ser: livros, artigos, links de internet, filmes, músicas... 5)Providências relativas a direitos autorais: Refere-se aos direitos autorais para a publicação dos conteúdos das disciplinas e cursos na EAD. É necessário e aconselhável o acompanhamento do departamento jurídico da Instituição. 6)Revisão do conteúdo: Todo conteúdo desenvolvido pelos professores, deve ser revisado por especialistas da área afim do curso, bem como de redação e revisão gramatical.

33 7.Editoração e diagramação: É feito por profissionais especialistas em Educação a Distância e tecnologias e, refere-se ao desenho instrucional do conteúdo. 8.Impressão: Todo material impresso deve ter um rigoroso controle de qualidade, tanto na impressão como no tipo do papel a ser utilizado para isto. 9.Produção de CD-ROMs, vídeos, tele ou videoconferências: Tais produções requerem trabalho de especialistas, portanto quando desenvolvidos para educação a distância, devem ser cuidadosamente planejados, pois além da qualidade o custo é maior.

34 Requer forma própria Inclui procedimentos administrativos, didáticos e tecnológicos –Divulgação –Processo seletivo –Matrículas –Distribuição/apresentação do material didático e organização das atividades e tutoria –Acompanhamento: professor, tutor, monitor.. –Avaliação da aprendizagem –Fechamento do curso –Emissão e envio dos certificados e) Implementação

35 Sistema de acompanhamento e avaliação de todas as atividades realizadas –Do planejamento até o fechamento das atividades –Avaliação: Material Professor em sala de aula Conteúdo Tutoria e monitoria Atendimento pela equipe de EAD (administrativa) Ambiente/estrutura física... f) Avaliação do curso

36 Obrigada pela atenção!!! Atividade em grupo: 1.Planejamento de um curso na modalidade de EAD.


Carregar ppt "Planejamento e Estruturação de Cursos e disciplinas na EAD Dra. Gelta Pedroso - Univille Dra. Liamara S. Comassetto - UnC Pólo da ABED - SC."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google