A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Ensino e Aprendizagem com TIC na Educação Pré-Escolar e no 1º ciclo do Ensino Básico.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Ensino e Aprendizagem com TIC na Educação Pré-Escolar e no 1º ciclo do Ensino Básico."— Transcrição da apresentação:

1 Ensino e Aprendizagem com TIC na Educação Pré-Escolar e no 1º ciclo do Ensino Básico

2 2 Sumário 1.Finalidades e objectivos gerais da ação 2.Conteúdos da ação 3.Metodologias 4.Regime de avaliação dos formandos

3  Inserido no eixo de «Formação» do PTE, o projeto de Formação e Certificação de Competências TIC tem como objetivo ultrapassar um dos principais fatores inibidores da modernização tecnológica da educação – o défice de competências TIC -, promovendo a utilização nos processos de ensino e aprendizagem e na gestão escolar.  A presente ação de formação é parte integrante do projeto de Competências TIC e integra-se no conjunto de módulos que, no âmbito do atual Plano Tecnológico da Educação, constitui a oferta de formação para a Certificação de Competências Pedagógicas com as TIC (Nível 2) e pretende apoiar os educadores do Pré-Escolar e os professores do 1º ciclo a identificar situações concretas em que as TIC possam ser utilizadas para a organização e desenvolvimento de experiências potencializadoras da construção de aprendizagens relevantes para os alunos na sala de aula e perspectivar e implementar formas de atuação pedagógica de caráter inovador. 3 Finalidades e Objectivos gerais

4 4 Objetivos a atingir Contribuir para que os professores e os educadores adquiram ou aprofundem o seu conhecimento sobre a utilização das ferramentas TIC relacionadas com o trabalho desenvolvido nas áreas curriculares e compreendam as vantagens de utilização das TIC como meio para melhorar as práticas pedagógicas e as aprendizagens dos alunos. Promover a reflexão sobre a utilização crítica das TIC em contexto pedagógico tendo em atenção aspetos éticos e de segurança que lhes estão associados. Proporcionar o conhecimento e oportunidades de utilização de novas ferramentas e recursos educativos digitais específicos adaptados às necessidades dos processos ensino e aprendizagem da Educação Pré-escolar e do 1º ciclo.

5 5 Conteúdos da Ação 1.As TIC e o currículo (5h) As TIC no currículo do 1º ciclo e nas orientações curriculares do pré-escolar. Exemplos de experiências de utilização das TIC no Pré-Escolar e no 1º ciclo do ensino básico nas diferentes áreas de conteúdo e áreas curriculares (disciplinares e não disciplinares).

6 6 Conteúdos da Ação À descoberta de novas ferramentas e recursos digitais (5 h) 2. À descoberta de novas ferramentas e recursos digitais (5 h) Apresentação e exploração de algumas ferramentas e recursos digitais susceptíveis de serem usados com os alunos (software específico, jogos educativos, sites infantis, sites sobre temáticas interessantes para os alunos…) Possível cenários de utilização dessas ferramentas na sala de aula ou noutros espaços da escola.

7 7 Conteúdos da Ação 3. A integração do uso das TIC na sala de aula (5 h) Formas de organizar e gerir o trabalho com os alunos em diferentes cenários de utilização das TIC Aspetos éticos e de segurança relacionados com a utilização das TIC e da Internet Potencialidades da utilização de espaços de comunicação e de colaboração on-line com vista à promoção de projetos colaborativos

8 8 Metodologias Sessões presenciais teórico/práticas Sessões presenciais teórico/práticas … ligação com os contextos e as vivências profissionais dos formandos; … incentivar e dar pistas para a realização de novas práticas de utilização das TIC; … tomada de consciência e reflexão dos formandos sobre aspetos relacionados com a utilização crítica das TIC na prática pedagógica; … ambiente de trabalho conducente à partilha e troca de experiências entre os participantes ; O formador deve assumir essencialmente o papel de promotor e facilitador da reflexão permanente e sistemática dos participantes sobre as suas práticas na utilização TIC.

9 9 É muito importante que cada formando sinta a sua participação neste Curso como uma oportunidade de aprender e de desenvolver (ou mesmo iniciar) um percurso de formação relacionado com a apropriação do uso das TIC em contexto educativo que não poderá ter uma conclusão quando terminar a acção de formação, mas antes ser considerada como uma etapa no seu percurso de desenvolvimento profissional numa perspetiva de aprendizagem ao longo da vida.

10 10 Regime de avaliação dos formandos A avaliação da atividade desenvolvida neste curso por cada formando é realizada de modo continuado e tem como referência os objetivos e as finalidades do curso. São tomadas em consideração: A obrigatoriedade da frequência de 2/3 das horas presenciais. Os trabalhos práticos e reflexões produzidos pelos formandos a partir das e nas sessões presenciais de acordo com os critérios previamente estabelecidos.

11 Regime de avaliação dos formandos Critérios 1 a 4,9 valores – Insuficiente 5 a 6,4 valores – Regular 6,5 a 7,9 valores – Bom 8 a 8,9 valores – Muito Bom 9 a 10 valores - Excelente

12 Educação em rede… zhttp://youtu.be/AJlP6aeR6Lohttp://youtu.be/AJlP6aeR6Lo 12

13 As Tic na Educação Pré-escolar Metas de aprendizagem em TIC Metas de aprendizagem em TIC 13

14 As TIC no currículo do 1º ciclo Metas de aprendizagem em TIC Metas de aprendizagem em TIC 14

15 Utilização das TIC 15 Word Word – Redigir textos usando projetor ou em pequenos grupos utilizando as várias funções: Maúsculas, minúsculas, tipo de letra, função de sinonímia, pincel de formatação, parágrafos, destaques, etc.

16 Utilização das TIC 16 Excel Excel – Utilizar as fórmulas para somar, contar, verificar conjunto de números inteiros, pares, ímpares, construir tabelas, gráficos (alturas dos alunos, medidas de áreas, perímetros, temperaturas, etc.).

17 Utilização das TIC 17 PowerPoint PowerPoint – Elaboração de trabalhos que podem ir crescendo de complexidade e projetando-os ao grande grupo com imagens associadas a pesquisas orientadas, inserindo formas e efetuando a sua classificação,etc.

18 Utilização das TIC 18 Tarefas para casa: Tarefas para casa: Pesquisas (informação e imagens); Passar textos, verificar ortografia; Preparar um tema para apresentar aos colegas… Utilização do dicionário da Diciopédia…

19 Utilização das TIC 19 Questões??? Questões??? Estipular um dia para usar as TIC? Estipular um dia para usar as TIC?

20 Recursos Educativos Digitais 20 Língua Portuguesa Língua Portuguesa e-livros com áudio e imagem digital/index.php digital/index.php

21 Recursos Educativos Digitais 21 Língua Portuguesa Língua Portuguesa Eu sei Dicionário Priberam da Língua Portuguesa música música

22 Recursos Educativos Digitais 22 Matemática Matemática ClicMat (Dgidc) ( ClicMat (Dgidc) ( permite descarregar ) Math Playground Origami club.com/easy/dogface/index.html club.com/easy/dogface/index.html

23 23 Recursos Educativos Digitais Math Playground Biblioteca Nacional de Manipuladores Virtuais


Carregar ppt "Ensino e Aprendizagem com TIC na Educação Pré-Escolar e no 1º ciclo do Ensino Básico."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google