A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

SISTEMA NERVOSO.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "SISTEMA NERVOSO."— Transcrição da apresentação:

1 SISTEMA NERVOSO

2 SISTEMA NERVOSO - CÉLULAS
NEURÔNIOS – responsáveis pela condução do impulso nervoso. CÉLULAS DA GLIA (NEURÓGLIA) - cuja função é dar sustentação aos neurônios e auxiliar o seu funcionamento. As células da glia constituem cerca de metade do volume do nosso encéfalo. Há diversos tipos de células gliais.

3 CÉLULAS DA GLIA

4 CÉLULAS DA GLIA

5 NEURÔNIOS NEURÔNIOS AMIELÍNICOS NEURÔNIO MIELINIZADO

6

7 CONDUÇÃO DO IMPULSO NERVOSO
O percurso do impulso nervoso no neurônio é sempre no sentido dendrito è corpo celular è axônio.   CONDUÇÃO DO IMPULSO NERVOSO O percurso do impulso nervoso no neurônio é sempre no sentido dendrito corpo celular axônio

8 As fases da transmissão elétrica: os íons Sódio (Na+) e Potássio (K+)
Nos meios intra e extra celular existe uma grande quantidade de íons. No meio extracelular podemos observar uma maior quantidade de cátions Sódio (Na+) e ânions Cloro (Cl-). No meio intracelular existe uma maior quantidade de cátions Potássio (K+), e de moléculas de proteínas ionizadas negativamente. Bomba de sódio e potássio - bombeia ativamente o sódio para fora, enquanto o potássio é bombeado ativamente para dentro.Porém esse bombeamento não é eqüitativo: para cada três íons sódio bombeados para o líquido extracelular, apenas dois íons potássio são bombeados para o líquido intracelular.

9 POTENCIAL DE REPOUSO O potencial de repouso de um neurônio caracteriza-se pela diferença de um potencial elétrico entre o meio interno e externo do neurônio.

10 POTENCIAL DE AÇÃO O impulso elétrico ocorre quando há uma despolarização, ou seja, uma inversão das cargas elétricas do axônio. Tal processo é chamado de potencial de ação.

11 Ao ser estimulada, uma pequena região da membrana torna-se permeável ao sódio (abertura dos canais de sódio). Como a concentração desse íon é maior fora do que dentro da célula, o sódio atravessa a membrana no sentido do interior da célula. A entrada de sódio é acompanhada pela pequena saída de potássio. Esta inversão vai sendo transmitida ao longo do axônio, e todo esse processo é denominado onda de despolarização. Os impulsos nervosos ou potenciais de ação são causados pela despolarização da membrana além de um limiar (nível crítico de despolarização que deve ser alcançado para disparar o potencial de ação). Os potenciais de ação assemelham-se em tamanho e duração e não diminuem à medida em que são conduzidos ao longo do axônio, ou seja,  são de tamanho e duração fixos. A aplicação de uma despolarização crescente a um neurônio não tem qualquer efeito até que se cruze o limiar e, então, surja o potencial de ação. Por esta razão, diz-se que os potenciais de ação obedecem à "lei do tudo ou nada".

12

13 CONDUÇÃO SALTATÓRIA OCORRE EM NEURÔNIOS COM BAINHA DE MIELINA – MAIS RÁPIDA

14 TIPOS DE SINAPSES: química e elétrica
Sinapse química: Acontece quando o potencial de ação, ou seja, impulso é transmitido através mensageiro químico, ou seja, neurotransmissores, que se liga a um receptor (proteína), na membrana pós-sináptica, o impulso é transmitido em uma única direção, podendo ser bloqueado e, em comparação com sinapse elétricas é muito mais lenta.Quase todas sinapses do SNC são químicas. EX: neurotransmissores -          Histamina -          Acetilcolina

15 Abaixo são citadas as funções específicas de alguns neurotransmissores.
. Endorfinas e encefalinas: bloqueiam a dor, agindo naturalmente no corpo como analgésicos. . Dopamina: neurotransmissor inibitório derivado da tirosina. Produz sensações de satisfação e prazer. Os neurônios dopaminérgicos podem ser divididos em três subgrupos com diferentes funções. O primeiro grupo regula os movimentos: uma deficiência de dopamina neste sistema provoca a doença de Parkinson, caracterizada por tremuras, inflexibilidade, e outras desordens motoras, e em fases avançadas pode verificar-se demência. O segundo grupo, o mesolímbico, funciona na regulação do comportamento emocional. O terceiro grupo, o mesocortical, projeta-se apenas para o córtex pré-frontal. Esta área do córtex está envolvida em várias funções cognitivas, memória, planejamento de comportamento e pensamento abstrato, assim como em aspectos emocionais, especialmente relacionados com o stress. Distúrbios nos dois últimos sistemas estão associados com a esquizofrenia. . Serotonina: neurotransmissor derivado do triptofano, regula o humor, o sono, a atividade sexual, o apetite, o ritmo circadiano, as funções neuroendócrinas, temperatura corporal, sensibilidade à dor, atividade motora e funções cognitivas. Atualmente vem sendo intimamente relacionada aos transtornos do humor, ou transtornos afetivos e a maioria dos medicamentos chamados antidepressivos agem produzindo um aumento da disponibilidade dessa substância no espaço entre um neurônio e outro. Tem efeito inibidor da conduta e modulador geral da atividade psíquica. Influi sobre quase todas as funções cerebrais, inibindo-a de forma direta ou estimulando o sistema GABA.

16 . GABA (ácido gama-aminobutirico): principal neurotransmissor inibitório do SNC. Ele está presente em quase todas as regiões do cérebro, embora sua concentração varie conforme a região. Está envolvido com os processos de ansiedade. Seu efeito ansiolítico seria fruto de alterações provocadas em diversas estruturas do sistema límbico, inclusive a amígdala e o hipocampo. A inibição da síntese do GABA ou o bloqueio de seus neurotransmissores no SNC, resultam em estimulação intensa, manifestada através de convulsões generalizadas. . Ácido glutâmico ou glutamato: principal neurotransmissor estimulador do SNC. A sua ativação aumenta a sensibilidade aos estímulos dos outros neurotransmissores.

17 TIPOS DE SINAPSES Sinapse elétrica:
Neste tipo de sinapse as células possuem um íntimo contato através junções abertas ou do tipo gap que permite o livre transito de íons de uma membrana a outra, desta maneira o potencial de ação passa de uma célula para outra muito mais rápido que na sinapse química não podendo ser bloqueado.Ocorre em músculo liso e cardíaco, onde a contração ocorre por um todo em todos os sentidos.   

18 TIPOS DE NEURÔNIOS   De acordo com suas funções na condução dos impulsos, os neurônios podem ser classificados em: 1.    Neurônios receptores ou sensitivos (aferentes): são os que recebem estímulos sensoriais e conduzem o impulso nervoso ao sistema nervoso central. 2.    Neurônios motores ou efetuadores (eferentes): transmitem os impulsos motores (respostas ao estímulo). 3.    Neurônios associativos ou interneurônios: estabelecem ligações entre os neurônios receptores e os neurônios motores.

19 ATOS REFLEXOS Os atos reflexos ou simplesmente reflexos são respostas automáticas, involuntárias a um estímulo sensorial. O estímulo chega ao órgão receptor, é enviado à medula através de neurônios sensitivos ou aferentes (chegam pela raiz dorsal). Na medula, neurônios associativos recebem a informação e emitem uma ordem de ação através dos neurônios motores (saem da medula através da raiz ventral). Os neurônios motores ou eferentes chegam ao órgão efetor que realizará uma resposta ao estímulo inicial. Esse caminho seguido pelo impulso nervoso e que permite a execução de um ato reflexo é chamado arco reflexo.

20 DIFERENTES CAMINHOS NEURAIS
TOQUE RESPOSTA CHAPA QUENTE NEURÔNIO SENSITIVO NEURÔNIO ASSOCIATIVO NEURÔNIO MOTOR LESÃO NA MEDULA (REGIÃO TORÁCICA) ÁREA SENSITIVA DO CÉREBRO ÁREA MOTORA DO CÉREBRO POLIOMIELITE

21 CLASSIFICAÇÃO DO SISTEMA NERVOSO
Encéfalo Sistema nervoso Central (SNC) . CRITÉRIO ANATÔMICO Medula Receptores sensoriais Sistema Nervoso Periférico (SNP) cranianos Nervos raquidianos LOCALIZAÇÃO SNC Sistema nervoso Somático - voluntário SNP . CRITÉRIO FUNCIONAL simpático Sistema Nervoso Autönomo - involuntário parassimpático MODO DE AÇÃO

22 SISTEMA NERVOSO CENTRAL
ENCÉFALO MEDULA CÉREBRO DIENCÉFALO (tálamo e hipotálamo) MESENCÉFALO BULBO TRONCO CEFÁLICO PONTE CEREBELO

23 SISTEMA NERVOSO CENTRAL - ENCÉFALO
O encéfalo corresponde ao telencéfalo (hemisférios cerebrais), diencéfalo (tálamo e hipotálamo), cerebelo, e tronco cefálico (bulbo, situado caudalmente; mesencéfalo, situado cranialmente; e ponte, situada entre ambos).

24 SISTEMA NERVOSO CENTRAL - CÉREBRO

25 SISTEMA NERVOSO CENTRAL
TÁLAMO - atua como estação retransmissora de impulsos nervosos para o córtex cerebral. Ele é responsável pela condução dos impulsos às regiões apropriadas do cérebro onde eles devem ser processados. O tálamo também está relacionado com alterações no comportamento emocional; que decorre, não só da própria atividade, mas também de conexões com outras estruturas do sistema límbico (que regula as emoções). HIPOTÁLAMO - faz ligação entre o sistema nervoso e o sistema endócrino, atuando na ativação de diversas glândulas endócrinas. É o hipotálamo que controla a temperatura corporal, regula o apetite e o balanço de água no corpo, o sono e está envolvido na emoção e no comportamento sexual. BULBO(medula oblonga) – ritmo respiratório,batimento cardíaco, pressão, salivação, deglutição PONTE – apresenta fibras que partem ou se dirigem do cérebro CEREBELO - coordenação motora e manutenção do equilíbrio

26 TODO SN CENTRAL É PROTEGIDO PELAS MENINGES.
ENTRE A PIA-MÁTER E A ARACNÓIDE HÁ O LÍQUIDO CEFALORRAQUIDIANO

27 M E D U L A EIXO DE COMUNICAÇÃO DO TRONCO E DOS MEMBROS COM O ENCÉFALO
MENINGES MEDULA PIA - MÁTER ARACNÓIDE M E D U L A DURA -MÁTER EIXO DE COMUNICAÇÃO DO TRONCO E DOS MEMBROS COM O ENCÉFALO TRONCO CEREBRAL MEDULA ESPINHAL DISCO NERVOS ESPINHAIS VÉRTEBRA ‘VÉRTEBRA CENTRO AUTÔNOMO DE COORDENAÇÃO: ATO REFLEXO MEDULA ESPINHAL ESTRUTURA DA MEDULA ESPINHAL Via do nervo sensitivo Raiz sensitiva Via do nervo motor Nervo espinhal Raiz motora

28 MENINGES

29 SISTEMA NERVOSO PERIFÉRICO
NERVOS CRANIANOS – 12 PARES 3 SENSORIAIS 5 MOTORES 4 MISTOS OBS: NERVO VAGO – INERVAÇÃO AUTONÔMICA DAS VÍSCREAS TORÁCICAS E ABDOMINAIS NERVOS RAQUIDIANOS – 31 PARES

30 NERVOS CRANIANOS

31 NERVOS RAQUIDIANOS

32 SISTEMA NERVOSO AUTÔNOMO
SIMPÁTICO – PARTEM DA CADEIA SIMPÁTICA, LOCALIZADA AO LONGO DO TRONCO, PARALELO A COLUNA VERTEBRAL. EM GERAL, ATUA COMO UM SISTEMA DE ALERTA. MEDIADOR QUÍMICO - NORADRENALINA PARASSIMPÁTICO – SAEM DO CÉREBRO OU DA REGIÃO SACRAL DA MEDULA ESPINHAL. MEDIADOR QUÍMICO – ACETILCOLINA APRESENTAM EFEITO ANTAGÔNICO

33


Carregar ppt "SISTEMA NERVOSO."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google