A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Exame Papanicolau

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Exame Papanicolau"— Transcrição da apresentação:

1 CENTRO DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL-CEL CURSO TÉCNICO EM ENFERMAGEM TURMA: 08/13N ADRIANA MARIA OLIVEIRA CLEUCIMARA BOTELHO DA SILVA MARIELE FERREIRA MARLUCY DOS ANJOS LEAL TATIANE PEREIRA CERDEIRA THAYANNE MENDONÇA DA SILVA EXAME PAPANICOLAU Prof. Ana Maria Simas Gaia Machado Manaus 2013

2 O que é Papanicolau? O Papanicolau é um teste realizado para detectar alterações nas células do colo do útero. Este exame também pode ser chamado de esfregaço cervicovaginal e colpocitologia oncótica cervical. Esse exame é a principal estratégia para detectar lesões precocemente e fazer o diagnóstico da doença bem no início, antes que a mulher tenha sintomas. Por que se chama Papanicolau? O nome "Papanicolaou" é uma homenagem ao patologista grego Georges Papanicolau, que criou o método no início do século XX.

3 Onde pode ser feito? Pode ser feito em postos ou unidades de saúde da rede pública que tenham profissionais capacitados. É fundamental que os serviços de saúde orientem sobre o que é e qual a importância do exame preventivo, pois sua realização periódica permite que o diagnóstico seja feito cedo e reduza a mortalidade por câncer do colo do útero. O exame preventivo é indolor, simples e rápido. Pode, no máximo, causar um pequeno desconforto que diminui se a mulher conseguir relaxar e se o exame for realizado com boa técnica e de forma delicada.

4 Como é feito o Exame? Para a coleta do material, é introduzido um instrumento chamado espéculo na vagina (conhecido popularmente como “bico de pato”, devido ao seu formato). O médico faz a inspeção visual do interior da vagina e do colo do útero, a seguir, o profissional provoca uma pequena escamação da superfície externa e interna do colo do útero com uma espátula de madeira e uma escovinha. As células colhidas são colocadas numa lâmina para análise em laboratório especializado em citopatologia.

5 Ilustração anatômica da colocação do espéculo na vagina Fonte: Google Imagens, 2013

6 Materiais utilizados: Mesa Ginecológica Fonte: Google Imagens, 2013

7 Espátula Ginecológica Fonte: Google Imagens, 2013

8 Escova de coleta endocervical Fonte: Google Imagens, 2013

9 Lâmina Fonte: Google Imagens, 2013

10 Tubo porta lâmina ou recipiente com álcool Fonte: Google Imagens, 2013

11 Luvas de Procedimento Fonte: Google Imagens, 2013

12 Imagem – Espéculo Vaginal de plástico – Descartável Fonte: Google Imagens, 2013

13 Espéculo Vaginal em Aço Inox Fonte: Google Imagens, 2013

14 Vídeo explicativo sobre os procedimentos e materiais utilizados no Exame

15 Ilustração anatômica Fonte: Google Imagens, 2013

16 Quando realizar o Papanicolau? É recomendável que o Papanicolau seja realizado anualmente, a partir da primeira relação sexual ou após os 18 anos. Se, após três anos consecutivos, os resultados dos exames forem normais, a mulher pode realizar o exame a cada três anos. Embora o ideal seja fazer uma vez por ano. Em casos de alto risco, como quando a mulher tem HPV, o médico pode recomendar um exame mais frequente, de seis em seis meses. O exame permite o diagnóstico precoce com grandes chances de tratamento e cura.

17 O preparo para o Papanicolau inclui: • Evitar o uso de duchas vaginais, medicamentos vaginais e anticoncepcionais locais nas 48 horas anteriores à realização do exame. • Não ter relações, nem mesmo com preservativo, nos três dias que antecedem o exame para garantir um resultado correto. • Não estar menstruada. Porque a presença de sangue pode alterar o resultado.

18 O que fazer após o exame? • A mulher deve retornar ao local onde foi realizado o exame (ambulatório, posto ou centro de saúde) na data marcada para saber o resultado e receber instruções. Tão importante quanto realizar o exame é buscar o resultado e apresentá-lo ao médico.

19 Mulheres virgens ou grávidas também podem fazer o exame? Sim, as mulheres virgens também podem realizar o exame de Papanicolau, mas são situações especiais indicadas pelo médico. A coleta do material, neste caso, é feita por meio da utilização de espéculo próprio para mulheres virgens, com o auxílio de uma espécie de cotonete, e não há prejuízo para a paciente, nem risco de ruptura do hímen. Mulheres grávidas também podem se submeter ao exame, sem prejuízo para sua saúde ou a do bebê.

20 Resultados Se o exame acusou: Negativo para câncer: se esse for o primeiro resultado negativo, a mulher deverá fazer novo exame preventivo um ano depois. Se ela já tem um resultado negativo no ano anterior, deverá fazer o próximo exame preventivo daqui a três anos; Obs.: Os sintomas do câncer do colo do útero só aparecerão em fase já adiantada da doença: sangramento e dor nas relações sexuais.

21 Quais doenças o papanicolau ajuda a detectar? Além do câncer de colo do útero e de suas lesões, o exame ajuda a diagnosticar infecções vaginais e doenças sexualmente transmissíveis – DSTs. O Papanicolau não é específico para detectar HPV. No entanto, o exame pode detectar a presença de anormalidades nas células do colo ou da vagina que são causadas pelo HPV (Vírus do papiloma humano - vírus que infecta os queratinócitos “células diferenciadas do tecido epitelial” da pele ou mucosas).

22 Se for detectado anormalidade nas células o médico irá indicar exames complementares, como a Colposcopia que avalia o tecido de revestimento do colo da vagina através da ampliação da imagem e da aplicação de reagentes

23 Fases do Câncer de colo do útero Fonte: Google Imagens, 2013

24 Útero lesionado Fonte: Google Imagens, 2013

25 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS • INSTITUTO NACIONAL DO CÂNCER. Exame preventivo de câncer do colo uterino. Disponível em: Acesso em 25 de julho de • SEDICIAS,Sheila. Papanicolau. Disponível em: Acesso em 25 de julho de • GONÇALVES, Letícia. Tire nove dúvidas sobre o exame Papanicolau. Disponível em: duvidas-sobre-o-exame-papanicolau. Acesso em 25 de julho de • FERREIRA, Ana Paula. Conheça o exame substituto do Papanicolau. Disponível em: exame-substituto-do-papanicolau/630/. Acesso em 29 de Julho de 2013


Carregar ppt "Exame Papanicolau"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google