A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

MEXILHÃO DOURADO Marinês Reis Ballardim Maria Helena Conde Aguiar Helen Wuayt Greiner Tutor: Dilton de Castro Centro Universitário Leonardo da Vinci –

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "MEXILHÃO DOURADO Marinês Reis Ballardim Maria Helena Conde Aguiar Helen Wuayt Greiner Tutor: Dilton de Castro Centro Universitário Leonardo da Vinci –"— Transcrição da apresentação:

1 MEXILHÃO DOURADO Marinês Reis Ballardim Maria Helena Conde Aguiar Helen Wuayt Greiner Tutor: Dilton de Castro Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI Gestão Ambiental (GAM0200)

2 O que é?  O mexilhão dourado, é um molusco bivalve (que possui duas conchas) da espécie (Limnoperna fortunei). É um molusco de água doce que vive naturalmente nos rios da China e sudoeste da Ásia.  É uma espécie exótica e invasora com grande capacidade de incrustação, com rápida taxa de crescimento e grande forca reprodutiva.

3  O Mexilhão dourado apareceu no sul da América do Sul acidentalmente em 1991 por meio de água de lastro de navios mercantes, próximos a Buenos Aires, Argentina e no rio da Prata.  Se espalhou por muitos rios tanto do Brasil como da Argentina, Paraguai e Bolívia. No Brasil o 1º registro ocorreu no Rio Grande do Sul em 1999, junto ao Delta do Rio Jacuí, em frente ao porto de Porto Alegre.

4  A Argentina foi o ponto de entrada, do país vizinho chegou ao Brasil. A espécie já foi detectada em quase toda região Sul em vários pontos do Sudeste e Centro- Oeste.

5 Porque ele causa problemas ?  É uma espécie invasora, com grande capacidade de incrustação, com rápida taxa de crescimento e grande força reprodutiva. Em alguns locais podem ser encontradas concentrações de mais de 40 mil mexilhões por metro quadrado. Sem inimigos naturais, sua presença nos ecossistemas brasileiros vem provocando importantes danos ambientais e econômicos.

6 Como se espalha em uma região ?  Depois de introduzido em uma determinada região, o mexilhão pode ser transportado, de forma adulta ou em larvas, involuntariamente, de diversas maneiras, para outros locais. A navegação e o transporte de barcos por rodovias têm sido os maiores agentes da dispersão do mexilhão dourado. Ele pode ser levado a muitos lugares por meio de água; casco e equipamentos das embarcações; equipamentos de pesca e iscas, e transporte de peixes e plan tas.

7 Que problemas já foram identificados no Brasil ? Os principais problemas identificados estão relacionados à saúde humana, à economia e aos ecossistemas. São eles:  obstrução de tubulações de captação de água  obstrução de filtros e sistemas industriais e de usinas hidrelétricas  danos a motores e embarcações  alterações nas rotinas de pesca tradicionais da população  alteração nos ecossistemas aquáticos

8 Controle do Mexilhão Dourado Em 2003, o governo brasileiro, através do Ministério do Meio Ambiente, criou a força-tarefa Nacional para o Controle do Mexilhão- dourado (PORTARIA No 494, DE 22 DE DEZEMBRO DE 2003), que contou com a representação de várias instituições, incluindo Furnas. A força- tarefa elaborou um plano de ação integrado para impedir o avanço do mexilhão-dourado, e principalmente evitar que alcance bacias hidrográficas importantes como a dos rios Amazonas, Tocantins e São Francisco.


Carregar ppt "MEXILHÃO DOURADO Marinês Reis Ballardim Maria Helena Conde Aguiar Helen Wuayt Greiner Tutor: Dilton de Castro Centro Universitário Leonardo da Vinci –"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google