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ATIVIDADE FÍSICA E SAÚDE Profº Alesson Belo. ATIVIDADE FÍSICA E SAÚDE Conceito: Conceito: Atividade física é qualquer movimento corporal, produzido pelos.

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1 ATIVIDADE FÍSICA E SAÚDE Profº Alesson Belo

2 ATIVIDADE FÍSICA E SAÚDE Conceito: Conceito: Atividade física é qualquer movimento corporal, produzido pelos músculos esqueléticos, que resulte em um gasto energético maior que os níveis de repouso, Caspersen (1985).

3 ATIVIDADE FÍSICA E SAÚDE Exercício físico = Atividade física? É qualquer atividade física É qualquer atividade física que mantém ou aumenta a aptidão física em geral e tem o objetivo de alcançar a saúde e também a recreação.

4 ATIVIDADE FÍSICA E SAÚDE Tipos de atividades físicas 1) Exercícios aeróbios: É um exercício de longa duração, contínuo e de baixa e moderada intensidade, havendo o uso de oxigênio. São exemplos: Caminhar correr,andar, pedalar, nadar (não competitivo), dançar. nadar (não competitivo), dançar.

5 ATIVIDADE FÍSICA E SAÚDE 2) Exercícios anaeróbios: Utiliza uma forma de energia que independe do uso do oxigênio, é de alta intensidade e curta duração, envolvendo um esforço intenso. São exemplos: a corrida de 100 metros rasos, os saltos, o arremesso de peso, exercícios resistidos (musculação).

6 ATIVIDADE FÍSICA E SAÚDE Quais os benefícios da atividade física? 1) Músculo esquelético: Auxilia na melhoria da força e do tônus muscular, Auxilia na melhoria da força e do tônus muscular, Melhoria da flexibilidade, Melhoria da flexibilidade, Fortalecimento dos ossos e das articulações. (Ideal para os idosos) Fortalecimento dos ossos e das articulações. (Ideal para os idosos)

7 ATIVIDADE FÍSICA E SAÚDE 2) Saúde física: Observamos perda de peso e da porcentagem de gordura corporal, Observamos perda de peso e da porcentagem de gordura corporal, Redução da pressão arterial em repouso, Redução da pressão arterial em repouso, Redução do risco de problemas cardíacos, Redução do risco de problemas cardíacos, Melhora do diabetes, Melhora do diabetes, Diminuição do colesterol total e aumento do HDL-colesterol (o "colesterol bom"). Diminuição do colesterol total e aumento do HDL-colesterol (o "colesterol bom").

8 ATIVIDADE FÍSICA E SAÚDE 3) Saúde mental: Melhora o fluxo de sangue para o cérebro, Melhora o fluxo de sangue para o cérebro, Ajuda na redução da ansiedade e do estresse, e no tratamento da depressão, Ajuda na redução da ansiedade e do estresse, e no tratamento da depressão, Ajuda na regulação das substâncias relacionadas ao sistema nervoso, Ajuda na regulação das substâncias relacionadas ao sistema nervoso, Auxilia também na manutenção da abstinência de drogas e na recuperação da auto-estima. Auxilia também na manutenção da abstinência de drogas e na recuperação da auto-estima.

9 ATIVIDADE FÍSICA E SAÚDE Como escolher a atividade física ideal ? Essa escolha deve ser feita individualmente através levando-se em conta os seguintes fatores: 1) Preferência pessoal 2) Aptidão necessária 3) Risco associado à atividade

10 ATIVIDADE FÍSICA E SAÚDE POR ONDE COMEÇAR? 1) AVALIAÇÃO MÉDICA 2) AVALIAÇÃO FÍSICA

11 ATIVIDADE FÍSICA E SAÚDE BENEFÍCIOS em CRIANÇAS E JOVENS 1) Na aquisição de habilidades psicomotoras psicomotoras 2) No desenvolvimento intelectual, favorecendo um melhor desempenho escolar 3) Melhor convívio social 4) Liberação de energia para os hiperativos

12 ATIVIDADE FÍSICA E SAÚDE BENEFÍCIOS em IDOSOS 1) Melhoria da capacidade funcional (dia-a-dia) 2) Melhoria da capacidade cardiovascular 3) Massa muscular, força e flexibilidade 4) auto-estima, auto-confiança e socialização.

13 ATIVIDADE FÍSICA E SAÚDE BENEFÍCIOS em GESTANTES 1) Melhoria da capacidade cardiorespiratória, executando melhor as rotinas de trabalho, 2) Melhoria no sistema músculo-esquelético, melhorando assim a postura 3) Relaxamento,diminuindo dores nas pernas e os inchaços dos pés e mãos.

14 ATIVIDADE FÍSICA E SAÚDE DICAS 1) Evite fazer exercícios físicos sob o sol forte; 2) Tome água moderadamente antes, durante e depois da atividade física; 3) Use roupas leves, claras e ventiladas; 4) Não faça exercícios em jejum, mas evite comer demais antes da atividade física; 5) Use sapatos confortáveis e macios.

15 ATIVIDADE FÍSICA E SAÚDE Sociedade Brasileira de Medicina do Esporte (1999), sustenta que a saúde e qualidade de vida do homem podem ser preservadas e aprimoradas pela prática regular de atividade física. Lima (1999) afirma que: A Atividade Física tem, cada vez mais, representado um fator de Qualidade de Vida dos seres humanos, possibilitando-lhes uma maior produtividade e melhor bem-estar. A Atividade Física tem, cada vez mais, representado um fator de Qualidade de Vida dos seres humanos, possibilitando-lhes uma maior produtividade e melhor bem-estar.

16 ATIVIDADE FÍSICA E SAÚDE Katch & McArdle (1996) Preconizam a prática de exercícios físicos regulares como fator determinante no aumento da expectativa de vida das pessoas. Matsudo & Matsudo (1999, 2000), Reiteram a prescrição de atividade física enquanto fator de prevenção de doença e melhoria da qualidade de vida.

17 ... Vou me exercitar!... Vou me exercitar!


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