A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ CENTRO DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO DEPARTAMENTO DE MÉTODOS E TÉCNICAS DE ENSINO.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ CENTRO DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO DEPARTAMENTO DE MÉTODOS E TÉCNICAS DE ENSINO."— Transcrição da apresentação:

1 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ CENTRO DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO DEPARTAMENTO DE MÉTODOS E TÉCNICAS DE ENSINO

2 Prof. Dr. Carlos Sait Pereira de Andrade Estagiário: Humberto Augusto Lima Rocha TEMA: O USO DA MÚSICA NAS AULAS DE GEOGRAFIA OFICINA II

3 ROTEIRO A MÚSICA A MÚSICA O USO DA MÚSICA NA ESCOLA/ EDUCAÇÃO O USO DA MÚSICA NA ESCOLA/ EDUCAÇÃO O USO DA MÚSICA NA AULA DE GEOGRAFIA O USO DA MÚSICA NA AULA DE GEOGRAFIA REFERÊNCIAS REFERÊNCIAS

4 A MÚSICA Origem: Origem: Pré-história; Pré-história; Observação dos sons da natureza; Observação dos sons da natureza; Nenhum critério científico permite estabelecer seu desenvolvimento de forma precisa. Nenhum critério científico permite estabelecer seu desenvolvimento de forma precisa.

5 Conceito: É a arte de combinar diferentes sons (agudos, médios e graves), timbres (cordas, sopro e percussão), ritmos (pulsações), velocidades (notas longas, médias e curtas), intensidade (forte, média e fraca) com harmonia (combinação de sons simultâneos).

6 Características Gerais: Favorece o desenvolvimento cognitivo e sensitivo do ouvinte, envolvendo-o de tal forma que ele realmente vivifica (e assim cristaliza em sua memória) uma situação. Favorece o desenvolvimento cognitivo e sensitivo do ouvinte, envolvendo-o de tal forma que ele realmente vivifica (e assim cristaliza em sua memória) uma situação. Tratamento psicológico: capacidade de sensibilizar, emocionar, excitar os reflexos sensoriais da audição, além de despertar sensação de prazer e fixar a atenção no tempo. Tratamento psicológico: capacidade de sensibilizar, emocionar, excitar os reflexos sensoriais da audição, além de despertar sensação de prazer e fixar a atenção no tempo.

7 MÚSICA NA ESCOLA/ EDUCAÇÃO OBJETIVOS: OBJETIVOS: Proporcionar raciocínio, contextualização, percepção, concentração, desinibição, criatividade e aproximação da realidade do educando.

8 Segundo os PCN, a música pode ser utilizada no ensino tendo como referência três eixos: O eixo da produção - “expressão e comunicação em música, improvisação, composição e interpretação”; O eixo da produção - “expressão e comunicação em música, improvisação, composição e interpretação”; O eixo da fruição/apreciação - “apreciação significativa em música: escuta, envolvimento e compreensão da linguagem musical”; O eixo da fruição/apreciação - “apreciação significativa em música: escuta, envolvimento e compreensão da linguagem musical”; O eixo da reflexão/contextualização - “música como produto cultural e histórico: música e sons do mundo” ou compreensão da música como produto cultural e histórico. O eixo da reflexão/contextualização - “música como produto cultural e histórico: música e sons do mundo” ou compreensão da música como produto cultural e histórico.

9 Com base nesses três eixos é possível sugerir três objetivos do uso de músicas no ensino de geografia: A apreciação de músicas de forma crítica e não apenas como lazer; A apreciação de músicas de forma crítica e não apenas como lazer; A contextualização da música, levando em conta que esta é um produto cultural e histórico-geográfico; A contextualização da música, levando em conta que esta é um produto cultural e histórico-geográfico; A produção (composição e interpretação) de músicas que tenham relação com os conteúdos de geografia. A produção (composição e interpretação) de músicas que tenham relação com os conteúdos de geografia.

10 VANTAGENS: VANTAGENS: A abertura de um segundo caminho comunicativo que não o verbal. E despertar e desenvolver nos alunos sensibilidades mais aguçadas na observação de questões próprias à disciplina alvo.

11 CUIDADOS COM O USO DA MÚSICA NA SALA DE AULA CUIDADOS COM O USO DA MÚSICA NA SALA DE AULA O perigo de se realizar, com a utilização da música, apenas uma produção artística, sem ressaltar os conteúdos disciplinares existentes na música.

12 MÚSICA NAS AULAS DE Antes de apresentar a música aos alunos, deve-se ter consciência do tema a ser trabalhado e do conhecimento prévio dos alunos. Se necessário for, deve-se subsidiar o aluno com pré-requisitos conceituais. A apresentação inicial aos alunos da música "xote ecológico", cujo tema é a degradação do meio ambiente, funcionará como um despertador de atenção do aluno para um assunto a ser estudado.

13 Xote Ecológico - Aguinaldo Batista e Luiz Gonzaga Não posso respirar Não posso mais nadar A terra está morrendo Não dá mais pra plantar Se plantar não nasce Se nascer não dá Até pinga da boa É difícil de encontrar Cadê a flor que estava aqui Poluição comeu O peixe que é do mar Poluição comeu O verde onde é que está Poluição comeu Nem o Chico Mendes Sobreviveu Xote Ecológico - Aguinaldo Batista e Luiz Gonzaga Não posso respirar Não posso mais nadar A terra está morrendo Não dá mais pra plantar Se plantar não nasce Se nascer não dá Até pinga da boa É difícil de encontrar Cadê a flor que estava aqui Poluição comeu O peixe que é do mar Poluição comeu O verde onde é que está Poluição comeu Nem o Chico Mendes Sobreviveu

14 O tema da música anterior é o meio ambiente cuja característica interdisciplinar extrapola os limites de uma única ciência, pois envolve política, economia, história, ecologia e geografia. O tema da música anterior é o meio ambiente cuja característica interdisciplinar extrapola os limites de uma única ciência, pois envolve política, economia, história, ecologia e geografia. No que se refere à Geografia, seu objeto de estudo é o espaço humanizado e neste se inclui o meio ambiente impactado pelas organizações sociais. No que se refere à Geografia, seu objeto de estudo é o espaço humanizado e neste se inclui o meio ambiente impactado pelas organizações sociais.

15 Amazônia - Roberto Carlos Tanto amor perdido no mundo Verdadeira selva de enganos A visão cruel e deserta De um futuro de poucos anos Sangue verde derramado O solo manchado Feridas na Selva A lei do machado Avalanches de desatinos Numa ambição desmedida Absurdos contra os destinos De tantas fontes de vida Quanta falta de juízo Tolices fatais Quem desmata, mata Não sabe o que faz Como dormir e sonhar Quando a fumaça no ar Arde nos olhos de quem pode ver Terríveis sinais de alerta, desperta pra selva viver Amazônia, insônia do mundo Amazônia, insônia do mundo Todos os gigantes tombados Deram suas folhas ao vento Folhas são bilhetes deixados Aos homens do nosso tempo Quantos anjos queridos Guerreiros de fato De morte feridos Caídos no mato Como dormir e sonhar Quando a fumaça no ar Arde nos olhos de quem pode ver Terríveis sinais de alerta, desperta pra selva viver Amazônia, insônia do mundo

16 Após a apresentação das músicas, é possível explorar o entendimento dos alunos sobre as letras das mesmas e passar a eles com posterior esclarecimento de dúvidas. Ex: Após a apresentação das músicas, é possível explorar o entendimento dos alunos sobre as letras das mesmas e passar a eles com posterior esclarecimento de dúvidas. Ex: 1) Quais os títulos das músicas? 2) O que é xote? 3) Qual o significado de ecologia? 4) Complete a tabela abaixo com os possíveis agentes dos problemas apontados na primeira música. 5) Quem foi Chico Mendes? 6) Cite alguns problemas que as bebidas alcoólicas (pinga) podem apresentar em seus consumidores. 7) Qual o tema da segunda música? 8) Na música Amazônia, o que seria o sangue verde derramado? 9) O que é a lei do machado? 10) Explique os terríveis sinais de alerta, que desperta pra selva viver. PROBLEMASAGENTES RESPONSÁVEIS Não posso respirar Não posso mais nadar O verde onde é que está?

17 From United States of Piauí - Luíz Gonzaga From United States of Piauí - Luíz Gonzaga Unite States of... Unite States of... Unite States of of Piauí A minha prima lá do Piauí Deixou de fazer renda só pra ver novela A minha prima lá do Piauí Não bebe mais garapa: vai de coca-cola Luz de Candeeiro não se usa mais Luz artificial substitui o gás Calça de couro, alvorada e brim Deram o seu lugar pra uma tal calça lee A minha prima escreveu pra mim E não fala "venha cá", só fala "come here" Vou mandar minha resposta breve Para United States of Piauí

18 Disneylândia – Titãs Filho de imigrantes russos casado na Argentina Com uma pintora judia, Casou-se pela segunda vez Com uma princesa africana no México Música hindú contrabandiada por ciganos poloneses faz sucesso No interior da Bolívia zebras africanas E cangurus australianos no zoológico de Londres. Múmias egípcias e artefatos íncas no museu de Nova York Lanternas japonesas e chicletes americanos Nos bazares coreanos de São Paulo. Imagens de um vulcão nas Filipinas Passam na rede de televisão em Moçambique Armênios naturalizados no Chile Procuram familiares na Etiópia, Casas pré-fabricadas canadenses Feitas com madeira colombiana Multinacionais japonesas Instalam empresas em Hong-Kong E produzem com matéria prima brasileira Para competir no mercado americano Literatura grega adaptada Para crianças chinesas da comunidade européia. Relógios suiços falsificados no Paraguay Vendidos por camelôs no bairro mexicano de Los Angeles. Turista francesa fotografada semi-nua com o namorado árabe Na baixada fluminense Filmes italianos dublados em inglês Com legendas em espanhol nos cinemas da Turquia Pilhas americanas alimentam eletrodomésticos ingleses na Nova Guiné Gasolina árabe alimenta automóveis americanos na África do Sul. Pizza italiana alimenta italianos na Itália Crianças iraquianas fugidas da guerra Não obtém visto no consulado americano do Egito Para entrarem na Disne ylândia

19 1) Quais os títulos das músicas? 2) Quais temas as músicas trabalham? 3) Explique o título da música de Luíz Gonzaga. 4) Explique o que seria a calça lee e a que se deve essas trocas de costumes da sociedade piauiense. 5) Explique o fato de casas pré-fabricadas canadenses serem feitas com madeira colombiana. 6) Como se explica o fato de gasolina árabe alimentar automóveis na África do Sul?

20 Outras sugestões de músicas que podem ser trabalhadas nas aulas de Geografia: Outras sugestões de músicas que podem ser trabalhadas nas aulas de Geografia: Rosa de Hiroshima – Ney Matogrosso (Segunda Guerra Mundial) Rosa de Hiroshima – Ney Matogrosso (Segunda Guerra Mundial) Súplica Cearense – O Rappa (Enchentes) Súplica Cearense – O Rappa (Enchentes) Eu Só Queria Entender – Frejat (Degradação Ambiental) Eu Só Queria Entender – Frejat (Degradação Ambiental) Saga da Amazônia – Vital Farias (Degradação Ambiental e Conflitos de Terra) Saga da Amazônia – Vital Farias (Degradação Ambiental e Conflitos de Terra) Matança – Xangai (Destruição da Vegetação) Matança – Xangai (Destruição da Vegetação)

21 OUTRAS FORMAS DE UTILIZAÇÃO DA MÚSICA NAS AULAS DE GEOGRAFIA OUTRAS FORMAS DE UTILIZAÇÃO DA MÚSICA NAS AULAS DE GEOGRAFIA Os alunos, levando em conta seu conhecimento individual, analisam músicas conhecidas, correlacionam o conteúdo destas com conteúdos de Geografia e, finalmente, compõem sua própria música, de forma crítica, e com base no conhecimento científico.

22 CONSIDERAÇÕES FINAIS Vibração é som, é vida, e esse é o melhor caminho para que o leitor possa começar a compreender e a utilizar a música não apenas em sala de aula, mas em seu cotidiano. É por isso que a música harmoniza a vida das pessoas, e é também por isso que sempre se dá razão à antiga máxima que afirma: “quem canta, seus males espanta”. Cantar é vibrar, e vibrar é viver.

23 Referências FERREIRA, Martins. Como usar a música na sala de aula. 2a edição, São Paulo, Editora Contexto, FERREIRA, Reginaldo Elias. A música na sala de aula – Geografia. Disponível em: 03. Acesso em: 20/11/2010. PAULA, Leandro Rodrigues. A produção musical como recurso didático em aulas de geografia. Monografia apresentada ao Curso de Licenciatura em Geografia da Unidade Universitária de Ciências Sócio-Econômicas e Humanas da Universidade Estadual de Goiás, para a conclusão do curso de Licenciatura em Geografia. Anápolis, 2004 WIKIPEDIA, Enciclopédia Livre. Disponível em: Acesso em : 27/11/2010.

24


Carregar ppt "MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ CENTRO DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO DEPARTAMENTO DE MÉTODOS E TÉCNICAS DE ENSINO."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google