A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

1/29 Planejamento e Gerenciamento. 2/29 Planejamento & Gerenciamento Objetivo Depois desta aula você terá uma visão geral do fluxo de planejamento e gerenciamento.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "1/29 Planejamento e Gerenciamento. 2/29 Planejamento & Gerenciamento Objetivo Depois desta aula você terá uma visão geral do fluxo de planejamento e gerenciamento."— Transcrição da apresentação:

1 1/29 Planejamento e Gerenciamento

2 2/29 Planejamento & Gerenciamento Objetivo Depois desta aula você terá uma visão geral do fluxo de planejamento e gerenciamento do RUP, incluindo suas características e suas atividades principais.

3 3/29 Considerações Iniciais  Gerenciamento de Projetos de Software x Engenharia de Software  Por que o gerenciamento de um projeto de software é uma atividade relevante?

4 4/29 Pra começar...  Gerenciamento de Projeto de Software Software é a arte de balancear os objetivos competitivos, o gerenciamento de riscos e as restrições de modo a entregar um produto de software bem sucedido que atenda as necessidades tanto dos clientes (que pagam a conta) como dos usuários. O fato de tão poucos projetos conseguirem atingir estes objetivos é suficiente para ilustrar as dificuldades relacionadas a esta tarefa.

5 5/29 Objetivo do Planejamento & Gerenciamento  Prover uma abordagem para o gerenciamento de projetos de software  Prover diretrizes básicas para planejamento, alocação de pessoas, execução e monitoramento de projetos  Prover uma abordagem para gerenciamento de riscos

6 6/29 Relação com Outros Fluxos de Atividades  O Fluxo de Planejamento e Gerenciamento de Projetos provê um framework para a criação e gerenciamento de um projeto. Ele se relaciona com todos os demais fluxos.

7 7/29 Entidades do Planejamento e Gerenciamento  Objetivos  Requisitos  Riscos  Fatores críticos de sucesso  Pontos fortes e pontos fracos  Cronograma  Esforço  Métricas  Pessoas (Equipe)  Recursos (Orçamento)  Metodologia  Ferramentas

8 8/29 O RUP é iterativo e incremental

9 9/29 Distribuição de Esforço e Tempo  Projeto de tamanho médio:  Concepção: 5%  Elaboração: 20%  Construção: 65%  Transição: 10%  Projeto mais complexo:  Concepção: 8%  Elaboração: 24%  Construção: 60%  Transição: 8%

10 10/29 O Gerente de Projeto  Aloca recursos  Define prioridades  Coordena as interações com clientes e usuários  Procura manter a equipe de projeto focada na meta do projeto  Estabelece um conjunto de práticas para assegurar a integridade e qualidade dos artefatos do projeto  Assegura a existência de um processo de adequação das mudanças no produto

11 11/29 O que o RUP não cobre?  Gestão de pessoas: contratação, treinamento, acompanhamento  Gestão de orçamentos: definição, alocação, etc  Gestão de contratos com fornecedores e clientes

12 12/29 Planejamento & Gerenciamento

13 13/29 P&G: Artefatos

14 14/29 Estudo de Viabilidade (Business Case) 1.Objetivos  Uma breve descrição dos objetivos do estudo de viabilidade (Business Case). 2.Escopo  Uma breve descrição do problema ao qual o estudo de viablidade se aplica; o que é afetado ou influenciado por este documento. 3.Referências  Uma lista de documentos referenciados.

15 15/29 Estudo de Viabilidade (cont.) 4.Descrição do Produto  Descreva brevemente o produto que será o resultado final do esforço do projeto. 5.Contexto do Negócio  Domínio de aplicação, mercado, escopo contratual, se é continuação de um projeto existente, etc. 6.Objetivos do Produto  Critérios de sucesso, projeção financeira, análise do mercado, etc.

16 16/29 Estudo de Viabilidade (cont.) 7.Previsão Financeira  Estimativa de retorno do investimento, custos, recursos, incluindo suposições usadas para gerar as estimativas. 8.Restrições  Requisitos de alto nível, interfaces com sistemas externos, abordagem técnica, etc. que impactam os custos ou oferecem riscos.

17 17/29 Lista de Riscos

18 18/29 Lista de Riscos Detalhada 1.Objetivos  Uma breve descrição da finalidade da Lista de Riscos. 2. Escopo  Uma breve descrição do que a Lista de Riscos se aplica; o que é afetado ou influenciado por este documento. 3.Referências  Uma lista de documentos relacionados ou referenciados.

19 19/29 Lista de Riscos Detalhada (cont.) 4.Riscos  4.1  Magnitude do risco ou ranking  Um indicador da magnitude do risco pode ser assinalado para ajudar a “ranquear” os riscos desde o mais danoso até o menos danoso.  Descrição  Uma breve descrição sobre o risco.

20 20/29 Lista de Riscos Detalhada (cont.)  Impactos  Lista os impactos no projeto ou no produto.  Indicadores  Descrevem como monitorar e detectar que o risco ocorreu ou está prestes a ocorrer. Inclue o uso de métricas & limites aceitáveis, resultados de testes, eventos específicos, etc.  Estratégia de Mitigação  Descreve o que deve ser feito no projeto para reduzir o impacto do risco.

21 21/29 Lista de Riscos Detalhada (cont.)  Plano de Contingência  Descreve qual será a ação adotada caso o rico se materialize: solução alternativa, redução da funcionalidade, etc.

22 22/29 Plano do Projeto  O plano do projeto define o cronograma geral do projeto no tempo: datas para as fases e os marcos principais, e datas para as iterações com os seus objetivos principais.

23 23/29 Esqueleto de um Plano de Projeto 1. Objetivos  Uma breve descrição sobre os objetivos do Plano de Projeto. 2. Escopo  Uma breve descrição sobre o que o projeto se aplica; qo que é afetado ou influenciado por este documento. 3. Referências  Uma lista de documentos referenciados ou relacionados a este.

24 24/29 Esqueleto de um Plano de Projeto (cont.) 4. Plano de Fases  Um "road map“ geral do projeto, mostrando como alocar o tempo às fases e especificando o que será atingido em cada marco de referência. Pode incluir gráficos (ex: diagrama de Gantt). 5. Cronograma  Diagramas mostrando as iterações dentro das fases, pontos de entregas (releases), demos e outros marcos de referência.

25 25/29 Esqueleto de um Plano de Projeto (cont.) 6. Objetivos de Cada Iteração  Descrições breves de cada iteração e de seus principais objetivos, quais riscos são atacados em cada iteração, etc. 7. Releases  Breves descrições de cada release (demo, beta, etc.). 8. Plano de Recursos  Organização do staff e sua alocação, plano de treinamentos, etc. 9. Custos  Orçamento geral do projeto.

26 26/29 Comunicação em um Projeto  Reuniões informais  Reuniões formais  reuniões gerais  reuniões específicas (consultivas)  Correio eletrônico  Listas eletrônicas  Web sites (repositório oficial)

27 27/29 Planejamento & Gerenciamento  Leituras recomendadas:  Object-Oriented Project Management with UML. Murray R. Cantor. John Wiley & Sons,  Software Project Management: A Unified Framework. Walker Royce. Addison Wesley Longman,  Software Engineering: A Practitioner’s Approach (Third Edition). Roger Pressman. McGraw-Hill, 1992.

28 28/29 Planejamento & Gerenciamento Leitura adicional Capítulos 12 e 13 do livro The Unified Software Development Process (de Ivar Jacobson, Grady Booch e James Rumbaugh) Capítulo 7 do livro An Intoduction to the Rational Unified Process (de Philip Kruchten)


Carregar ppt "1/29 Planejamento e Gerenciamento. 2/29 Planejamento & Gerenciamento Objetivo Depois desta aula você terá uma visão geral do fluxo de planejamento e gerenciamento."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google