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REDE DE CENTROS COLABORADORES EM SAÚDE SUPLEMENTAR/ NÚCLEO SUL

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Apresentação em tema: "REDE DE CENTROS COLABORADORES EM SAÚDE SUPLEMENTAR/ NÚCLEO SUL"— Transcrição da apresentação:

1 REDE DE CENTROS COLABORADORES EM SAÚDE SUPLEMENTAR/ NÚCLEO SUL
PROJETO REGIONAL: “ESTUDOS, PESQUISAS E INTERAÇÕES REGIONAIS PARA A QUALIFICAÇÃO DA SAÚDE SUPLEMENTAR- PROJETOS DE INVESTIGAÇÃO E ATUAÇÃO” Prof. Dr Ricardo Ceccim SUBPROJETO 1: “RELAÇÃO PÚBLICO-PRIVADO E ARRANJOS TECNO-ASSISTENCIAIS NA UTILIZAÇÃO DE SERVIÇOS DE SAÚDE: UM ESTUDO DE ITINERÁRIOS TERAPÊUTICOS NA REGIÃO SUL” COORDENAÇÃO GERAL DO SUBPROJETO: Profa. Dra. Eleonor Conill Profa. Dra. Denise Pires

2 PR sc RS USUÁRIOS DE SERVIÇOS DA REDE SUPLEMENTAR
A pesquisa articula contribuições da socioantropologia para a gestão, sugerindo que se leve em conta a pluralidade dos sistemas de cuidados, a percepção dos usuários e a subjetividade do julgamento de valor inerente ao processo de avaliação. PR sc RS USUÁRIOS DE SERVIÇOS DA REDE SUPLEMENTAR Percursos trilhados face à experiência de saúde-doença-cuidados

3 4 LINHAS DE CUIDADO Cardiovascular Materno Infantil Oncologia Saúde Mental Infarto Agudo do Miocárdio Parto Câncer de Mama Alcoolismo SITUAÇÕES MARCADORAS  32  37  33  29 131 ENTREVISTADOS

4 S E X O R A Ç

5 ESCOLARIDADE

6 R E N D A I D A E

7 TEMPO DO PLANO OPERADORA

8 * PROCEDIMENTOS DE ANÁLISE I N T E G R A L D C S O
USUÁRIOS/BENEFICIÁRIO/SUJEITO PACIENTES E SUAS EXPERIÊNCIAS A narrativa é subjetiva mas insere-se num contexto e é por ele influenciada (socioantropologia) A narrativa do itinerário percorrido para resolver problema de saúde CONTEXTO MUNICIPAL EXPERIÊNCIA DO USUÁRIO caracterizar . Aspectos demográficos,sócio-econômicos e epidemiológicos . Política de Saúde – oferta de serviços públicos/privados Em relação a saúde suplementar . Quais são as principais operadoras . Quais são as principais prestadores . Quais são os principais procedimentos Processo saúde/doença Sistemas utilizados/recursos/serviços Satisfação com a assistência/Plano de Saúde ACESSO TIPOS DE SERVIÇOS EXPECTATIVAS I N T E G R A L D C S O

9 Indicadores selecionados para caracterização do contexto municipal, Porto Alegre, Florianópolis e Curitiba Indicador Porto Alegre RS Florianópolis SC Curitiba PR Região Brasil Demográficos População total 1.400,000 11 Milhões 400,000 6 milhões 1.800,00 10 180 IDH 0,81 0,87 0,82 0,85 0,78 0,76 % população/ rede geral de esgoto 47 76 Epidemiológicos Mortalidade Infantil (óbitos/1000) 12 15 8 14 15.5 18 Mortalidade Proporcional por grupo de causas (%) por cento Ap. Circulatório 32 33 31 34 31.5 Neoplasias 23 21 22 19 20 17 Ap. Respiratório 13 Causas externas 9 13.5 14,5 Fatores de Risco/Morbidade % RN baixo peso % Partos cesáreos 44 50 48 55 49 42

10 Indicadores selecionados para caracterização do contexto municipal, Porto Alegre, Florianópolis e Curitiba Indicador* Porto Alegre RS Florianópolis SC Curitiba PR Região Brasil Recursos Recursos ambulatorias (Unidades p/prestador - %) Público Municipal 38,5 51 32,5 Privado Lucrativo 43 40 45 Consultórios/ hab. 12.4 12.7 7.4 PSF/pop. Coberta (%) 16 27 33 63 30 48 44 Recursos Hospitalares (Leitos por natureza - %) Públicos 4 15 20 Privados 28 66 Universitários 68 55 32 Leitos p/100 hab 4.6 3.2 Saúde Suplementar (Assist. Médica/ Modalidades - % beneficiários) Medicina de Grupo 35 31 1.4 10 38.5 Cooperativa Médica 25 34 71 67 52 Autogestão 24 17 14 13 Seguradora 9 5 7 3 11 Filatropia 8 12 - 2 % pop. Coberta 37 46 21 19 22

11 RESULTADOS INFARTO AGUDO DO MIOCÁRDIO PERCEPÇÃO DO PROBLEMA Duas categorias principais: Estilo de vida - explicação predominante (determinados hábitos alimentares, consumo de fumo e pouco exercício físico, assim como stress causado por problemas, pressões, insatisfações e perdas vividas no trabalho e/ou na família) Fatores hereditários – segunda explicação (história familiar positiva para doença cardiovascular) Modelo explicativo predominante corresponde a explicação do subsistema profissional.

12 ITINERÁRIO - o reconhecimento e o percurso
RESULTADOS INFARTO AGUDO DO MIOCÁRDIO ITINERÁRIO - o reconhecimento e o percurso Caracterizado como uma linha de cuidado invertida, ou seja, os cuidados começam no final, quando a doença já está instalada. Há nessa linha um papel de destaque para os procedimentos tecnológicos que assumem intensa valorização diante de uma situação de risco de vida, sem a menção aos recursos de outros sistemas de cuidado.

13 SATISFAÇÃO – com o atendimento e com o plano
RESULTADOS INFARTO AGUDO DO MIOCÁRDIO SATISFAÇÃO – com o atendimento e com o plano Satisfação com o atendimento Satisfeita 97% Insatisfeita 3% Satisfação com o plano 84% 16%

14 RESULTADOS CÂNCER DA MAMA PERCEPÇÃO DO PROBLEMA O desenvolvimento do câncer de mama foi relacionado a: Situações de estresse em suas vidas pessoais e profissionais, em alguns casos conjugadas à depressão Fatores hereditários Reposição hormonal Difere da explicação da biomedicina pelo destaque dado ao sofrimento psíquico.

15 ITINERÁRIO - o reconhecimento e o percurso
RESULTADOS CÂNCER DE MAMA ITINERÁRIO - o reconhecimento e o percurso Identificou-se, no caso do câncer de mama, a incorporação de atividades preventivas no cotidiano das entrevistadas o que mostra um avanço Mix entre o sistema público e o sistema privado para a obtenção de medicamentos de maior custo O Mix inclui, além do subsistema profissional, o subsistema informal (papel importante dos grupos de auto-ajuda) e o subsistema popular (busca de suporte espiritual) Ocorre um arranjo harmônico dos 3 subsistemas: são seguidas as prescrições da biomedicina acrescido de cuidados e suporte para contemplar suas necessidades

16 SATISFAÇÃO – com o atendimento e com o plano
RESULTADOS CÂNCER DE MAMA SATISFAÇÃO – com o atendimento e com o plano Satisfação com o atendimento Satisfeita 91% Insatisfeita 9% Satisfação com o plano CRÍTICAS / INSTISFAÇÕES / REIVINDICAÇÕES Maior diversidade de profissionais não-médicos Ampliação da rede de médicos conveniados Permanência dos médicos credenciados no futuro

17 RESULTADOS PERCEPÇÃO DO PROBLEMA ALCOOLISMO
O alcoolismo , inicialmente, não é percebido como um grande problema. Quando visto como doença é descrito como algo insidioso, que vai só aos poucos se evidenciando, devido a problemas familiares e das relações sociais. Para alguns não existe uma determinação causal única, aspectos sociais, familiares, econômicos e biológicos estão implicados no alcoolismo, como causa ou como conseqüência. O uso do álcool, legitimado e mesmo incentivado socialmente, acaba tendo uma faceta importante, tornando-se o que muitos denominaram de “doença da negação”

18 ITINERÁRIO - o reconhecimento e o percurso
RESULTADOS ALCOOLISMO ITINERÁRIO - o reconhecimento e o percurso Os itinerários nos casos de alcoolismo mostram um longo percurso, identificando-se a utilização dos três subsistemas: o informal o popular o profissional Destaca-se o Mix entre o sistema informal e o sistema profissional, num arranjo que parece positivo / efetivo

19 SATISFAÇÃO – com o atendimento e com o plano
RESULTADOS ALCOOLISMO SATISFAÇÃO – com o atendimento e com o plano Satisfação com o atendimento Satisfeita 93% Insatisfeita 7% Satisfação com o plano 86% 14% Nesta linha destacou-se a avaliação positiva da alternativa do subsistema informal, como é o caso dos grupos de auto-ajuda – AA.

20 Elevado número de parto cesáreo,
RESULTADOS PARTO PERCEPÇÃO DO PROBLEMA As expectativas relacionadas ao parto apontam para a importância da difusão de uma cultura que associa e enfatiza a dor, ou intenso sofrimento, ao ato de dar a luz. Essa cultura encontra eco em interesses profissionais de um contexto organizacional não efetivo para informar/estimular outras alternativas. Elevado número de parto cesáreo, 75 %, portanto, acima da média nacional

21 RESULTADOS ITINERÁRIO
PARTO ITINERÁRIO Em relação ao percurso, tipos de serviços e de profissionais de saúde procurados para assistência pré-natal e parto – predominou a procura pelos serviços do subsistema profissional Verifica-se que o itinerário percorrido pelas mulheres segue a lógica do modelo da biomedicina, seguindo o fluxo: consultório-laboratório-maternidade

22 SATISFAÇÃO – com o atendimento e com o plano
RESULTADOS PARTO SATISFAÇÃO – com o atendimento e com o plano Variáveis IAM1 Satisfação com o atendimento Satisfeita 89% Insatisfeita 11% Satisfação com o plano 92% 8% Nesta linha destacou-se a avaliação positiva, mas quando estimuladas a falarem de desejos e expectativas, surgiram aspectos relacionados à humanização (paciência, apoio, carinho)

23 CONCLUSÕES Os resultados encontrados aproximam-se do encontrado na literatura da antropologia da saúde, nos aspectos relacionados ao fluxo e ordem de procura dos serviços, constatando-se uma multiplicidade de trajetórias e de arranjos, principalmente no campo da saúde mental e da oncologia. Também coincidem com os principais aspectos referidos nas pesquisas de satisfação. Utilidade da pesquisa: para pensar políticas e programas que se aproximem da promoção da saúde e da integralidade do cuidado, em especial, nas linhas estudadas.


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