A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Inserción de da Física Moderna y Contemporánea en la Enseñanza Básica: Nivel Medio N. Studart UFSCar.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Inserción de da Física Moderna y Contemporánea en la Enseñanza Básica: Nivel Medio N. Studart UFSCar."— Transcrição da apresentação:

1 Inserción de da Física Moderna y Contemporánea en la Enseñanza Básica: Nivel Medio N. Studart UFSCar

2 Insatisfações  Para o aluno do ensino médio, a Física é um bojo de conhecimentos que se acabou no início do século XX  Quando muito, nossos estudantes aprendem a resolver problemas da Física Newtoniana

3  Irônico reconhecer que chamamos de Física “Moderna” àquela desenvolvida nas três primeiras décadas do século passado  Deixamos a Física mais excitante como a do modelo padrão, da interação da radiação com a matéria, da cosmologia moderna, dos novos materiais fabricados pelo homem, para o pesquisador  Se a escola for mais “exigente”, possivelmente poderão aprender alguns grandes princípios da Física dos séculos XVIII e XIX

4 Proposta Inserir noções, conceitos, modelos e aplicações da Física Moderna e Contemporânea (FMC) nos cursos introdutórios de Física em todos os níveis de escolarização

5 Justificativas Ressaltar o sentido da Física como visão de mundo, como cultura, em sua acepção mais ampla: Científica e Tecnológica Estudantes precisam ter contacto com o excitante mundo da pesquisa atual em Física Disseminar os conhecimentos que a ciência a tecnologia propiciam à população

6 etc., etc.,…. FMC está presente nos novos currículos escolares Esclarecer o estudante quanto às pseudo- ciências e aos charlatães pós-modernos Existe um “clamor” da sociedade por tal demanda; O livro de não-ficção mais vendido no Brasil é do Hawking

7 Existe um aparente consenso de que é necessária e inadiável a inserção da física moderna e contemporânea no ensino médio!

8 Bibliografia F. Ostermann e Marco Antonio Moreira “Uma revisão bibliográfica sobre a área de pesquisa “Física Moderna e Contemporânea no Ensino Médio” Investigações em Ensino de Ciências, Vol. 5, no. 1, março de 2000

9 Tendências metodológicas Construtivista: a partir dos limites clássicos Introduzir FMC sem referência aos modelos clássicos Escolha de tópicos especiais

10 Pesquisa do ensino/aprendizagem da FMC Grupos de Pesquisa McDermont (Washington), Redish (Maryland), Moreira (Porto Alegre), Zollman (Kansas), Fletcher (Sydney), Niedderer (Bremen), Fishcler (Berlim), Alemañ-Berenguer (Espanha)

11 Conclusões de Ostermann & Moreira Publicações concentram-se na apresentação de tópicos de FMC  Uma lista de tópicos para a atualização curricular Efeito fotoelétrico, átomo de Bohr, leis de conservação, radioatividade, forças fundamentais, dualidade onda-partícula, fissão e fusão nuclear, origem do universo, raios X, metais e isolantes, semicondutores, laser, supercondutores, partícu- las elementares, relatividade restrita, Big Bang, estrutura molecular, fibras ópticas

12 Poucas propostas testadas Aprendizagem dos conceitos (análise das concepções alternativas)

13 Colaborações dos pesquisadores ao ensino de FMC Participar dos cursos de educação continuada Produção de textos didáticos, para didáticos e de divulgação Realizar palestras para professores e estudantes das áreas científicas e para o público em geral, divulgando as conquistas da Ciência e Tecnologia

14 Atuação  Práticas de Ensino na formação inicial  Formação continuada de professores do ensino médio  Centros de Referência de Ensino de Ciências e Matemática

15 Simultaneidade e Cinemática Relativística Trem de Einstein

16 Determinação de h Light Emission Diode (LED) Diodo semicondutor p-n Processos de emissão de Luz A V K Vd K1K1 3V

17 Valor da Constante de Planck LED’sVermelhoVerdeAzul Freqüência (x Hz) Voltagem (V) h (x J.s)

18 Pôster do Modelo Padrão Fernanda Ostermann & Cláudio Cavalcanti

19

20

21


Carregar ppt "Inserción de da Física Moderna y Contemporánea en la Enseñanza Básica: Nivel Medio N. Studart UFSCar."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google