A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Inserción de da Física Moderna y Contemporánea en la Enseñanza Básica: Nivel Medio N. Studart UFSCar.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Inserción de da Física Moderna y Contemporánea en la Enseñanza Básica: Nivel Medio N. Studart UFSCar."— Transcrição da apresentação:

1 Inserción de da Física Moderna y Contemporánea en la Enseñanza Básica: Nivel Medio
N. Studart UFSCar

2 Insatisfações Para o aluno do ensino médio, a Física é um
bojo de conhecimentos que se acabou no início do século XX Quando muito, nossos estudantes aprendem a resolver problemas da Física Newtoniana

3 Se a escola for mais “exigente”, possivelmente
poderão aprender alguns grandes princípios da Física dos séculos XVIII e XIX Deixamos a Física mais excitante como a do modelo padrão, da interação da radiação com a matéria, da cosmologia moderna, dos novos materiais fabricados pelo homem, para o pesquisador Irônico reconhecer que chamamos de Física “Moderna” àquela desenvolvida nas três primeiras décadas do século passado

4 Proposta Inserir noções, conceitos, modelos e aplicações da Física Moderna e Contemporânea (FMC) nos cursos introdutórios de Física em todos os níveis de escolarização

5 Justificativas Ressaltar o sentido da Física como visão de
mundo, como cultura, em sua acepção mais ampla: Científica e Tecnológica Disseminar os conhecimentos que a ciência a tecnologia propiciam à população Estudantes precisam ter contacto com o excitante mundo da pesquisa atual em Física

6 Existe um “clamor” da sociedade por tal
demanda; O livro de não-ficção mais vendido no Brasil é do Hawking Esclarecer o estudante quanto às pseudo- ciências e aos charlatães pós-modernos FMC está presente nos novos currículos escolares etc., etc.,….

7 Existe um aparente consenso de que é necessária e inadiável a inserção da física moderna e contemporânea no ensino médio!

8 F. Ostermann e Marco Antonio Moreira
Bibliografia F. Ostermann e Marco Antonio Moreira “Uma revisão bibliográfica sobre a área de pesquisa “Física Moderna e Contemporânea no Ensino Médio” Investigações em Ensino de Ciências, Vol. 5, no. 1, março de 2000

9 Tendências metodológicas
Construtivista: a partir dos limites clássicos Introduzir FMC sem referência aos modelos clássicos Escolha de tópicos especiais

10 Pesquisa do ensino/aprendizagem da FMC
Grupos de Pesquisa McDermont (Washington), Redish (Maryland), Moreira (Porto Alegre), Zollman (Kansas), Fletcher (Sydney), Niedderer (Bremen), Fishcler (Berlim), Alemañ-Berenguer (Espanha)

11 Conclusões de Ostermann & Moreira
Publicações concentram-se na apresentação de tópicos de FMC Uma lista de tópicos para a atualização curricular Efeito fotoelétrico, átomo de Bohr, leis de conservação, radioatividade, forças fundamentais, dualidade onda-partícula, fissão e fusão nuclear, origem do universo, raios X, metais e isolantes, semicondutores, laser, supercondutores, partícu-las elementares, relatividade restrita, Big Bang, estrutura molecular, fibras ópticas

12 Aprendizagem dos conceitos (análise
das concepções alternativas) Poucas propostas testadas

13 Colaborações dos pesquisadores ao ensino de FMC
Participar dos cursos de educação continuada Produção de textos didáticos, para didáticos e de divulgação Realizar palestras para professores e estudantes das áreas científicas e para o público em geral, divulgando as conquistas da Ciência e Tecnologia

14 Atuação Práticas de Ensino na formação inicial
Formação continuada de professores do ensino médio Centros de Referência de Ensino de Ciências e Matemática

15 Simultaneidade e Cinemática Relativística
Trem de Einstein

16 Determinação de h Diodo semicondutor p-n Light Emission Diode (LED)
Processos de emissão de Luz Light Emission Diode (LED) A V KVd K1 3V

17 Valor da Constante de Planck
LED’s Vermelho Verde Azul Freqüência (x 1014 Hz) 4.598 5.372 6.475 Voltagem (V) 1.671 1.894 2.670 h (x J.s) 5.81 5.64 6.60

18 Pôster do Modelo Padrão
Fernanda Ostermann & Cláudio Cavalcanti

19

20

21


Carregar ppt "Inserción de da Física Moderna y Contemporánea en la Enseñanza Básica: Nivel Medio N. Studart UFSCar."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google