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COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
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Conceito Consiste no estudo sistemático do comportamento humano focando atitudes e ações dos indivíduos, dos grupos e do ambiente das organizações com o objetivo de utilizar este conhecimento para melhorar a eficácia organizacional: diminuindo a rotatividade, o absenteísmo, o estresse, melhorando o desempenho humano para alcançar maior produtividade e satisfação no ambiente de trabalho.
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PROPÓSITO Corresponde a explicação, previsão e controle do comportamento humano nas empresas.
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Explicação refere-se à identificação das causas que impulsionaram determinados fatos.
Previsão está direcionada para eventos futuros. Controle apresenta-se como um objetivo controverso, pois há dificuldade em monitorar o comportamento do ser humano.
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Porque ... Existem algumas consistencias e (concordancias) fundamentais no comportamento dos indivíduos que podem ser identificadas, permitindo a previsibilidade e até mudanças através de estudo sistemático.
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Porque... Poucas coisas são absolutas no comportamento organizacional.
Por isso seus conceitos precisam refletir condições contingenciais (eventuais) ou situacionais.
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Desafios e oportunidades no campo do comportamento organizacional
Respondendo a globalização as organizações não se limitam mais às fronteiras de seus países. Aumento das missões internacionais contato com pessoas de diferentes culturas. Trabalhando com pessoas de diferentes culturas
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Administrando a diversidade da força de trabalho
Administrando a fuga de empregos para países com mão-de-obra mais barata difícil tarefa de conciliar os interesses das organizações com suas responsabilidades nas comunidades onde operam. Administrando a diversidade da força de trabalho raça, sexo, origem, idade, portadores de necessidades especiais, religião.
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Aumentando a qualidade e a produtividade
para as organizações manterem-se competitivas, buscam a redução dos custos e a melhoria da qualidade dos produtos e serviços - Programas como a Reengenharia e QM - Gestão da Qualidade estão sendo implementados.
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Reengenharia – avaliação de todos os processos e descarte daqueles que não satisfazem as metas da empresa. Gestão da Qualidade – filosofia voltada para a satisfação constante do cliente através do contínuo aprimoramento de todos os processos organizacionais. As pessoas são um elemento valioso para que essas mudanças ocorram.
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Melhorando o atendimento ao cliente
atitudes e comportamentos dos funcionários estão associados à satisfação dos clientes. Dando autonomia as pessoas os executivos tem de aprender a delegar o controle e os funcionários a ter responsabilidade sobre seu trabalho e sobre as decisões que tomam. Ex.: Equipes autogerenciadas.
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Estimulando a inovação e a mudança
fonte de sucesso. Lidando com a temporariedade terceirização, empregos temporários, trabalho em equipe exigem cada vez mais flexibilidade, espontaneidade e imprevisibilidade.
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Ajudando os funcionários a equilibrar a vida pessoal e profissional.
Melhorando o comportamento ético através do exemplo dos líderes, de programas de treinamento e seminários.
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Variáveis dependentes do comportamento organizacional
São os fatores-chave que você pretende explicar ou prever e que são afetados por um outro fator. São elas:
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1- Produtividade – uma organização é produtiva quando consegue atingir seus objetivos.
Ex.: é eficaz quando consegue atender com sucesso às necessidades de seus clientes. Ex.: é eficiente quando consegue fazer isso com baixo custo.
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2- Absenteísmo – não comparecimento do funcionário ao trabalho
2- Absenteísmo – não comparecimento do funcionário ao trabalho. Causas: estresse, doença. 3- Rotatividade – permanente saída e entrada de pessoas na organização o que gera aumento de custos para recrutamento, seleção e treinamento.
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4- Cidadania organizacional – funcionários que possuem comportamentos benéficos à empresa como: fazer declarações positivas do trabalho e colegas, oferecer-se a realizar tarefas extras, respeitar leis e regulamentos. 5- Satisfação no trabalho – possui uma relação direta com o absenteísmo , rotatividade e desempenho profissional.
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Variáveis independentes do comportamento organizacional
São a suposta causa de algumas mudanças em variável dependente.
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1- Variáveis no nível do indivíduo - as características pessoais de cada indivíduo vão influenciar seu comportamento na empresa: idade, sexo, estado civil, valores e atitudes, estrutura emocional e traços de personalidade.
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2- Variáveis no nível do grupo - como as pessoas em um grupo são influenciadas pelos padrões de comportamento que se esperam delas, o que o grupo considera como padrão aceitável de comportamento.
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3- Variáveis no nível do Sistema Organizacional - o desenho da organização formal, os processos de trabalho e as funções, as políticas e práticas de recursos humanos.
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