A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL. Conceito Consiste no estudo sistemático do comportamento humano focando atitudes e ações dos indivíduos, dos grupos e do.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL. Conceito Consiste no estudo sistemático do comportamento humano focando atitudes e ações dos indivíduos, dos grupos e do."— Transcrição da apresentação:

1 COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

2 Conceito Consiste no estudo sistemático do comportamento humano focando atitudes e ações dos indivíduos, dos grupos e do ambiente das organizações com o objetivo de utilizar este conhecimento para melhorar a eficácia organizacional: diminuindo a rotatividade, o absenteísmo, o estresse, melhorando o desempenho humano para alcançar maior produtividade e satisfação no ambiente de trabalho.

3 PROPÓSITO  Corresponde a explicação, previsão e controle do comportamento humano nas empresas.

4  Explicação refere-se à identificação das causas que impulsionaram determinados fatos.  Previsão está direcionada para eventos futuros.  Controle apresenta-se como um objetivo controverso, pois há dificuldade em monitorar o comportamento do ser humano.

5 Porque... Existem algumas consistencias e (concordancias) fundamentais no comportamento dos indivíduos que podem ser identificadas, permitindo a previsibilidade e até mudanças através de estudo sistemático.

6 Porque... Poucas coisas são absolutas no comportamento organizacional. Por isso seus conceitos precisam refletir condições contingenciais (eventuais) ou situacionais.

7 Desafios e oportunidades no campo do comportamento organizacional Respondendo a globalização  as organizações não se limitam mais às fronteiras de seus países. Aumento das missões internacionais  contato com pessoas de diferentes culturas. Trabalhando com pessoas de diferentes culturas

8 Administrando a fuga de empregos para países com mão-de-obra mais barata  difícil tarefa de conciliar os interesses das organizações com suas responsabilidades nas comunidades onde operam. Administrando a diversidade da força de trabalho  raça, sexo, origem, idade, portadores de necessidades especiais, religião.

9 Aumentando a qualidade e a produtividade  para as organizações manterem-se competitivas, buscam a redução dos custos e a melhoria da qualidade dos produtos e serviços - Programas como a Reengenharia e QM - Gestão da Qualidade estão sendo implementados.

10  Reengenharia – avaliação de todos os processos e descarte daqueles que não satisfazem as metas da empresa.  Gestão da Qualidade – filosofia voltada para a satisfação constante do cliente através do contínuo aprimoramento de todos os processos organizacionais. As pessoas são um elemento valioso para que essas mudanças ocorram.

11 Melhorando o atendimento ao cliente  atitudes e comportamentos dos funcionários estão associados à satisfação dos clientes. Dando autonomia as pessoas  os executivos tem de aprender a delegar o controle e os funcionários a ter responsabilidade sobre seu trabalho e sobre as decisões que tomam. Ex.: Equipes autogerenciadas.

12 Estimulando a inovação e a mudança  fonte de sucesso. Lidando com a temporariedade  terceirização, empregos temporários, trabalho em equipe exigem cada vez mais flexibilidade, espontaneidade e imprevisibilidade.

13 Ajudando os funcionários a equilibrar a vida pessoal e profissional. Melhorando o comportamento ético  através do exemplo dos líderes, de programas de treinamento e seminários.

14 Variáveis dependentes do comportamento organizacional São os fatores-chave que você pretende explicar ou prever e que são afetados por um outro fator. São elas:

15  1- Produtividade – uma organização é produtiva quando consegue atingir seus objetivos. Ex.: é eficaz quando consegue atender com sucesso às necessidades de seus clientes. Ex.: é eficiente quando consegue fazer isso com baixo custo.

16  2- Absenteísmo – não comparecimento do funcionário ao trabalho. Causas: estresse, doença.  3- Rotatividade – permanente saída e entrada de pessoas na organização o que gera aumento de custos para recrutamento, seleção e treinamento.

17  4- Cidadania organizacional – funcionários que possuem comportamentos benéficos à empresa como: fazer declarações positivas do trabalho e colegas, oferecer-se a realizar tarefas extras, respeitar leis e regulamentos.  5- Satisfação no trabalho – possui uma relação direta com o absenteísmo, rotatividade e desempenho profissional.

18 Variáveis independentes do comportamento organizacional São a suposta causa de algumas mudanças em variável dependente.

19 1- Variáveis no nível do indivíduo - as características pessoais de cada indivíduo vão influenciar seu comportamento na empresa: idade, sexo, estado civil, valores e atitudes, estrutura emocional e traços de personalidade.

20 2- Variáveis no nível do grupo - como as pessoas em um grupo são influenciadas pelos padrões de comportamento que se esperam delas, o que o grupo considera como padrão aceitável de comportamento.

21 3- Variáveis no nível do Sistema Organizacional - o desenho da organização formal, os processos de trabalho e as funções, as políticas e práticas de recursos humanos.


Carregar ppt "COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL. Conceito Consiste no estudo sistemático do comportamento humano focando atitudes e ações dos indivíduos, dos grupos e do."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google