A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

CAPÍTULO 2 - CONJUNTOS. CONJUNTOS Noção bastante simples e fundamental; Coleção qualquer de objetos; Em matemática, coleção de números.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "CAPÍTULO 2 - CONJUNTOS. CONJUNTOS Noção bastante simples e fundamental; Coleção qualquer de objetos; Em matemática, coleção de números."— Transcrição da apresentação:

1 CAPÍTULO 2 - CONJUNTOS

2 CONJUNTOS Noção bastante simples e fundamental; Coleção qualquer de objetos; Em matemática, coleção de números.

3 CONJUNTOS Um conjunto é formado por elementos; Elementos podem ou não pertencer a um conjunto. Linguagem própria de conjunto.

4 CONJUNTOS Quando : O elemento pertence ao conjunto usamos o símbolo O elemento não pertence ao conjunto usamos o símbolo Exemplos: ????

5 Propriedades, condições e conjuntos Propriedade: característica dos elementos dos conjuntos. Exemplo: x é um nº natural ímpar. (propriedade) P = {1,3,5,7,9,11,…} (conjunto) Obs: Partindo dos elementos de um conjunto podemos escrever a propriedade.

6 Propriedades, condições e conjuntos Condição: regra a se seguir para ser elemento do conjunto. Exemplo: x é um nº inteiro que satisfaz a condição: x 2 – 25 = 0 A = {-5,5} OBS: Através de uma propriedade ou de uma condição, conseguimos escrever um conjunto. O contrário tbém vale!!!!

7 Igualdade de conjuntos Quando possuem os mesmos elementos. Exemplo: A={números pares maiores que 6} e B={8,10,12,14,16,18…} Então, dizemos que A=B. Se não possuem os mesmos elementos dizemos que A B.

8 Conjuntos vazio, unitário e universo Conjunto vazio: não possui elementos, notação : { } ou, não podemos usar { }. Exemplo: Conjunto dos números naturais pares menores que 2. ( e se fosse menor e igual a 2, seria vazio?)

9 Conjuntos vazio, unitário e universo Conjunto unitário: único elemento. Muitas vezes o conjunto solução de uma equação é um exemplo de conjunto unitário.

10 Conjuntos vazio, unitário e universo Conjunto universo : é o conjunto “base”, formado por todos os elementos com os quais estamos trabalhando. Notação: U OBS: é muito importante saber com qual conjunto universo estamos trabalhando.

11 Tarefa : Caderno:  Para construir, exercícios 1, 2, 3, 4 e 5 das páginas 15, 16 e 17. Para entregar na próxima aula:  Para praticar, exercício 1, da página 40 e para aprimorar, exercícios 1, 2 e 3 da página 42. Bjus... Profª Raquel.


Carregar ppt "CAPÍTULO 2 - CONJUNTOS. CONJUNTOS Noção bastante simples e fundamental; Coleção qualquer de objetos; Em matemática, coleção de números."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google