A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Didatica da Informática

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Didatica da Informática"— Transcrição da apresentação:

1 Didatica da Informática
Ensinar Informática através da Robótica Hugo Costa Mestrado em Ensino de Informática

2 Objetivos Refletir sobre a Implementação da Robótica no Ensino;
Analisar o Impacto da Robótica no Ensino; Abordar a aplicação prática da robótica na interdisciplinaridade curricular; Demonstrar as potencialidades da utilização do Sistema Lego Mindstorms no ensino. Hugo Costa

3 Metodologia Análise de literatura cientifica sobre o tema;
Analisar um estudo de caso de implementação do Sistema Lego Mindstorms na lecionação de uma disciplina de Linguagens de Programação. Hugo Costa

4 Introdução Este trabalho pretende demonstrar de que forma a integração da robótica na disciplina de linguagens de programação contribui para a motivação dos alunos; A robótica é um excelente meio para a prossecução de alguns dos objectivos do Ensino Secundário, na disciplina de linguagens de programação e da compreensão da importância deste tipo de linguagens. Hugo Costa

5 Sistema Lego Mindstorms
Contribui para o processo de aprendizagem dos conceitos de algoritmia e programação em linguagem C; Potencia a aquisição do raciocínio lógico Hugo Costa

6 Estudo de Caso Após a implementação do Sistema Lego Mindstroms na Escola Profissional de Ponte de Lima, verificou-se uma maior motivação nas aulas de linguagens de programação; Os alunos obtiveram resultados visíveis de um sistema programado; Os alunos demostraram responsabilidade para com os equipamentos; Houve uma melhoria nas classificações da disciplina por parte de alguns alunos. Hugo Costa

7 Estudo de Caso Foto 1/3 Hugo Costa

8 Estudo de Caso Foto 2/3 Hugo Costa

9 Estudo de Caso Foto 3/3 Hugo Costa

10 Conclusão A robótica é claramente uma área multidisciplinar, envolvendo um conjunto de disciplinas como a Física, a Matemática, a Informática ou a Electrónica; Contribui para o desenvolvimento das aptidões tecnológicas dos alunos; A robótica permite aprender brincando, que é quando melhor se aprende e os resultados vêem-se na motivação e empenho dos alunos. Hugo Costa


Carregar ppt "Didatica da Informática"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google