A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O Efeito de Estufa - causas e consequências O que é o efeito de estufa? É o aquecimento da atmosfera terrestre provocado pela acumulação de gases que.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O Efeito de Estufa - causas e consequências O que é o efeito de estufa? É o aquecimento da atmosfera terrestre provocado pela acumulação de gases que."— Transcrição da apresentação:

1

2 O Efeito de Estufa - causas e consequências

3 O que é o efeito de estufa? É o aquecimento da atmosfera terrestre provocado pela acumulação de gases que absorvem a radiação infravermelha, comportando-se como um filtro unidireccional. Permitem assim a passagem de luz visível, mas impedem a radiação infravermelha em sentido oposto.

4 A energia é essencial ao bem-estar, tanto económico como social das populações. As exigências cada vez maiores de consumo de energia, a nível mundial, obrigam à utilização crescente dos recursos energéticos, com consequências graves para o ambiente.

5 A temperatura média do globo terrestre e da troposfera é, cerca de, 15ºC. Se a atmosfera não contivesse gases de menor concentração, a temperatura média seria de -18ºC. Isto é evitado por causa do “efeito de estufa”.

6 Fig.1

7 Fig.2

8 Os gases da atmosfera que mais contribuem para o efeito de estufa, para além do vapor de água, são o dióxido de carbono, o metano, o óxido nitroso, o ozono da baixa atmosfera e os clorofluorometanos. Estes quatro últimos existem em concentrações muito mais baixas na atmosfera do que o dióxido de carbono e é só por isso que as respectivas contribuições para o efeito de estufa são menores do que a deste gás.

9 A radiação solar que chega ao topo da atmosfera e nela penetra vai ser absorvida difundida e reflectida. Então só uma parte da radiação que chega ao topo da atmosfera é que alcança o globo terrestre. Essa radiação corresponde quase totalmente a radiação visível. Por sua vez, o globo também emite radiação mas no domínio dos infravermelhos.

10 Se por um lado o efeito de estufa mantém a superfície da Terra aquecida e com uma temperatura amena, por outro, a excessiva concentração de dióxido de carbono e outros gases na atmosfera terrestre reduzem a libertação de calor para o espaço, provocando um aumento médio desta temperatura e um aquecimento do Planeta.

11 As consequências deste aquecimento tornam- se também cada vez mais evidentes ao nível das alterações climáticas globais e regionais, verificadas ao longo das últimas décadas. Entre várias medidas possíveis, é cada vez mais importante a aposta de diversos países na redução das emissões de gases com efeito de estufa (GEE).

12 Gases de Efeito de Estufa

13

14 No último século tem-se vindo a assistir a um aumento das concentrações de determinados gases na atmosfera, os quais absorvem parte das radiações infra-vermelhas que a Terra irradia para o espaço, provocando uma retenção de calor.

15 A radiação infravermelha é parcialmente absorvida e reflectida pelos gases com efeito de estufa. Consequentemente, a zona inferior da atmosfera e a superfície da Terra são aquecidas.

16 Através da análise deste gráfico, é possível verificar que o crescimento económico registado nos anos representados, traduzido pelo aumento do PIB, nem sempre implicou um aumento das emissões daqueles gases.

17 Aquecimento Global: O aquecimento global é o aumento da temperatura terrestre e tem vindo a preocupar a comunidade científica cada vez mais. É devido ao uso de combustíveis fósseis e outros processos a nível industrial, que levam à acumulação na atmosfera de gases propícios ao Efeito de Estufa.

18 O IPCC (Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas) afirma que este aquecimento se deve ao aumento do efeito de estufa. Os gases são originários desde a Revolução Industrial e com uma maior industrialização a nível global.

19 Existem previsões até 2100, esperando-se que a temperatura aumente entre 1ºC e 6ºC e o nível do mar consequentemente também devido ao derretimento dos glaciares, mesmo que os níveis de gases de efeito de estufa não aumentem.

20 Já estão em prática alguns planos para o combate ao aquecimento global, sendo o mais conhecido o Protocolo de Quioto, assinado por inúmeras nações desde O protocolo visa o compromisso dos países para a redução de emissões de gases com efeito de estufa e a cooperação entre as nações para essa diminuição.

21 Graves consequências do Aquecimento Global: Aumento do nível do mar, com o derretimento dos glaciares e a provável submersão de cidades ou mesmo países

22 A desertificação com o aparecimento de novos desertos, o desequilíbrio de ecossistemas devido ao aumento da temperatura, levando à morte de várias espécies animais e vegetais.

23 Devido a uma maior evaporação da água dos oceanos pelo aumento da temperatura, originará catástrofes como ciclones.

24 Ondas de calor sentidas em lugares que até então eram simplesmente amenas.

25 Por tudo isto, é que é importante tomarmos medidas preventivas e começarmos a pensar em mudar e a pensar no que poderá acontecer se o que se prevê que aconteça se realizar. Ainda há uma hipótese de, pelo menos, atrasarmos o quase inevitável.

26 Devemos passar a ter mais cuidado com o meio ambiente, pois a nossa vida está totalmente relacionada a ele. As formas de evitar são diversas, e é mais fácil evitar a poluição do que controlá-la. A forma de conter esse tipo de poluição é primeiramente respeitar e cumprir as leis ambientais que controlam o nível de gases tóxicos na atmosfera.

27


Carregar ppt "O Efeito de Estufa - causas e consequências O que é o efeito de estufa? É o aquecimento da atmosfera terrestre provocado pela acumulação de gases que."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google