A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

CONSEQUÊNCIAS DO USO DO CIGARRO

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "CONSEQUÊNCIAS DO USO DO CIGARRO"— Transcrição da apresentação:

1 CONSEQUÊNCIAS DO USO DO CIGARRO

2 De acordo com as pesquisas, a descoberta do cigarro deve ser atribuída aos nativos que moravam no continente americano. Alguns indícios arqueológicos apontam que o consumo de cigarro já acontecia há mais de oito mil anos. Os astecas fumavam o tabaco enrolado em folhas ou tubos de cana. Outros povos preferiam a velha, e ainda conhecida, casca do milho.

3 Durante décadas o tabagismo foi amplamente divulgado e incentivado pela indústria cinematográfica e pela propaganda de maneira geral como sinônimo de charme, sofisticação e glamour. Uma completa enganação, motivada por lucros enormes em detrimento da saúde de milhões de pessoas pelo mundo afora.

4 O cigarro é feito de tabaco, erva da família das solanáceas, cujo nome científico é Nicotiana tabacum. Sabe-se, hoje, que o cigarro contém mais de 4500 substâncias tóxicas como alcatrão, polônio 210 e urânio (sendo que os dois últimos são radioativos), dentre as quais 43 comprovadamente cancerígenas.

5 Embora o Estado permita sua fabricação e comercialização (graças aos impostos arrecadados), a nicotina, presente no cigarro, é uma droga extremamente viciante, e causa dependência física e psicológica. No Brasil, o tabagismo é responsável por mais de mortes ao ano.

6 O tabaco é a terceira substância mais viciante entre todas as drogas legais ou ilegais, e seus efeitos causam anualmente mais óbitos do que a soma das mortes por AIDS, Cocaína, Heroína, Álcool, Suicídios e Acidentes de Trânsito.

7 ALGUMAS DOENÇAS CAUSADAS PELO CIGARRO:

8 Câncer: O fumo é responsável por 30% das mortes por câncer e 90% das mortes por câncer de pulmão. Os outros tipos de câncer relacionados com o uso do cigarro são: câncer de boca, laringe, faringe, esôfago, pâncreas, rim, bexiga e colo de útero.

9 Doenças Coronarianas:
25% das mortes causadas pelo uso do cigarro provocam doenças coronarianas tais como angina e infarto do miocárdio.

10 Doenças Cerebrovasculares:
O fumo é responsável por 25% das mortes por doenças cerebrovasculares entre elas derrame cerebral.

11 Doenças Pulmonares Obstrutivas Crônicas:
Nas doenças pulmonares obstrutivas crônicas tais como bronquite e enfisema 85% das mortes são causadas pelo fumo. Outras doenças que também estão relacionadas ao uso do cigarro e ampliam a gravidade das consequências de seu uso são: Aneurismas arteriais; úlceras do trato digestivo; infecções respiratórias..

12 O fumo durante a gravidez

13 Fumar durante a gravidez acarreta sérios riscos tanto para o bebê quanto para a mãe. Abortos espontâneos, nascimentos prematuros, bebês de baixo peso, mortes fetais e de recém-nascidos, complicações com a placenta e hemorragias ocorrem mais frequentemente quando a mulher grávida fuma. Um único cigarro fumado por uma gestante é capaz de acelerar, em poucos minutos, os batimentos cardíacos do feto, pelo efeito da nicotina em seu aparelho cardiovascular.

14

15

16 O fumante passivo

17 O fumante passivo é o indivíduo que não fuma, mas está exposto à fumaça de cigarros de parentes, amigos ou colegas de trabalho. Os efeitos nocivos de fumar ativamente são conhecidos há muitas décadas. Atualmente se reconhece que os não fumantes têm muitas das doenças que os fumantes costumam apresentar, justamente por estarem expostos à fumaça do cigarro.

18 Estima-se que aproximadamente 700 milhões de crianças, ou seja, quase a metade das crianças de todo o mundo são fumantes passivas, principalmente devido ao hábito de fumar de seus pais.

19 Algumas consequências do cigarro:

20 FUMAR CAUSA ENVELHECIMENTO PRECOCE...

21

22

23 O CIGARRO DESTRÓI OS PULMÕES...

24

25 CAUSA CÂNCER DE BOCA....

26

27 PROVOCA A MORTE...

28

29 VEJA AS VANTAGENS INSTANTÂNEAS DE DEIXAR DE FUMAR:

30 EM MENOS DE 20 MINUTOS: BENEFÍCIOS: a pressão sangüínea cai até atingir níveis próximos dos ideais. DEPOIS DE 8 HORAS: BENEFÍCIOS: os níveis de oxigênio no sangue voltam ao normal. DEPOIS DE 24 HORAS: BENEFÍCIOS: os níveis de monóxido de carbono nos pulmões se equiparam aos dos não-fumantes. A mucosa pulmonar começa a clarear gradativamente.

31 DEPOIS DE 48 HORAS: BENEFÍCIOS: a nicotina vai sendo eliminada pelo corpo e o paladar fica mais apurado. DEPOIS DE 72 HORAS: BENEFÍCIOS: a capacidade dos pulmões aumenta, facilitando a respiração e melhorando a qualidade do sono. ENTRE DUAS E DOZE SEMANAS: BENEFÍCIOS: aumenta consideravelmente o nível da circulação sangüínea, interferindo inclusive no apetite sexual.

32 Quanto mais tempo a pessoa fuma, mais difícil é largar o vício e maiores são as chances de desenvolver algum tipo de doença relacionada ao tabaco. Para abandonar o vício são necessárias algumas atitudes como: grande motivação individual, estabelecer uma data específica, solicitar a ajuda de um profissional a fim de obter remédios para passar pela síndrome de abstinência da melhor forma possível.

33 Seja por prazer, influência familiar ou simples dependência bioquímica, hoje cerca de 20% da população mundial ainda convive com este vício que com certeza trará problemas de saúde a longo prazo. A Organização Mundial da Saúde alerta que, caso não sejam adotadas medidas preventivas, 100 milhões de pessoas morrerão de doenças relacionadas ao tabaco nos próximos 30 anos.

34 Com certeza os brasileiros deveriam fumar menos, mas comparando as taxas de consumo per capita de cigarros entre as nações, o Brasil está longe do topo da lista. Porém o mais triste nesta história é que muitos dos cigarros que lentamente comprometem a saúde dos fumantes mundo afora tiveram seu tabaco cultivado e colhidos em terras brasileiras.

35 “ Dez pessoas param de fumar por hora no Brasil
“ Dez pessoas param de fumar por hora no Brasil...morrendo em decorrência de doenças relacionadas ao fumo."

36 Diga não ao cigarro, ele não traz nenhum benefício para a saúde, lembre-se que a nicotina é uma substância que vicia desde a primeira tragada, fique longe da fumaça, a sua saúde agradece!

37 DANIELE ETTER DA SILVA CURSO DE AUXILIAR EM SAÚDE BUCAL ESCOLA SEAC CACHOEIRA DO SUL RS PROFESSOR NILZO MACHADO


Carregar ppt "CONSEQUÊNCIAS DO USO DO CIGARRO"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google