A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

PSICOLOGIA E EDUCAÇÃO. Objetivo da aula: Compreender a educação como um processo abrangente.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PSICOLOGIA E EDUCAÇÃO. Objetivo da aula: Compreender a educação como um processo abrangente."— Transcrição da apresentação:

1 PSICOLOGIA E EDUCAÇÃO

2 Objetivo da aula: Compreender a educação como um processo abrangente

3 A existência da psicologia da educação como uma área de conhecimento e de saberes teóricos e práticos claramente identificáveis, relacionado com outros ramos e outras especialidades da psicologia e das ciências da educação, mas ao mesmo tempo distinto delas, tem sua origem na crença racional e na convicção profunda de que a educação e o ensino podem melhorar sensivelmente com a utilização adequada dos conhecimentos psicológicos. (Coll, 2004).

4 Não é o lugar que define a postura de um profissional – embora nem todos pensem assim – é antes a capacidade de refletir criticamente sobre teorias, métodos e práticas avaliando resultados e pensando acerca das necessidades do país em que nos encontramos (Eizirik, 1988, p. 33).

5 O que é educação?

6 - Todos os seres humanos passam pelo processo da educação. - A educação não é a mesma para todos. - A escola não é o único lugar onde se educa. - Professor não é o único que educa. - A educação pode considerar a um povo. - A educação pode ser distinta de acordo a categorias de sujeitos.

7 - A educação é responsabilidade da família e do governo. - A educação antigamente não requeria de salas de aulas, de livros, professores, métodos A educação pode ser sistemática e ser estabelecida através de políticas de educação - A educação pode ser livre, aprender as coisas da vida, aquilo que é comunitário - A educação pode ser imposta e ter o objetivo de submeter. - A educação pode procurar que as pessoas sejam dóceis, obedientes, disciplinadas, que se regam pelas normas de comportamento regulamentados.

8 - A educação é uma fração da vida das pessoas, constitui grupos sociais. - É a partir da educação que as pessoas se apropriam das palavras da sociedade, das tribos, dos códigos sociais de comportamento, as regras do trabalho. - É pela educação que as pessoas se apropriam dos segredos da arte, da religião, do artesanato, da tecnologia, do saber, da experiência. - É pela educação que as pessoas se apropriam da história de seu povo. - De acordo ao homem que se quer pela educação é valorizado o tecnocrata, o burocrata, o eficiente.... é pela educação que se amolda o homem que se quer.

9 O trabalho  bens Poder  ordem Dividem –se  desigualdades sociais O SABER  divide-se  desigualdades  posição diferente no campo do saber

10 DIVISÃO DO SABER Gênero – idade Estratos classes sociais

11 Os processos educativos não são neutros São decorrentes das condições sociais – políticas e econômicas A reprodução da desigualdade  processos de emancipação

12 A educação abrange outros espaços.... Outros conhecimentos..... A familia Sociedade O Estado

13 A familia  primeiros contatos com o mundo Na vida cotidiana o homem se objetiva em numerosas formas. O sujeito madura para o mundo  o termo madurar implicar em “educar” para o mundo... (HELLER, 1991, P. 24). CONTRIBUIÇÕES AGNES HELLER...

14 Na vida cotidiana se expressa não somente o modo pelo qual é aprendo de meu pai certas regras fundamentais, mas também o modo como eu vou a transmitir para meu filho. Sou representante de aquele mundo no qual os outros nascem....

15 Heller... Meu educar (o modo que eu represento o mundo acabado) repercute também em minhas experiências pessoais, quando comunico meu mundo, expresso também essas experiências, quando transmito meu mundo, contemporâneamente me objetivo também a mi mismo em quanto me aproprio deste mundo.

16 Heller, 1991, p. 25. Todas as capacidades fundamentais, os afetos e os modos de comportamento fundamentais com os quais transcendo meu ambiente e com os quais me remeto ao mundo como um todo, e que eu objetivo nesse mundo, na realidade, eu me aproprie na minha vida cotidiana

17 A sociedade... A sociedade é toda ela uma situação educativa, dado que a vivência entre os homens é condição da educação. A ação desenvolvida entre oshomens os educa e, ao interagierem, educando-se entre, os homens formam a sociedade. (Kruppa, 1994, p. 21).

18 O processo educativo que procura tornar o indivíduo um membro da sociedade é chamado de socialização. A socialização e, por decorrência a educação dependem da capacidade que os homens têm de influirem uns no comportamento dos outros, modificando-se mutuamente, no processo da interação social.. (Kruppa, 1994, p. 23).

19

20 Cultura (Romanelli, 1986, p. 20. A cultura é muito mais do que aquilo que a escola transmite e até muito mais do que aquilo que as sociedades determinam como valores a serem preservados através da educação. Podemos afirmar com Max Scheler que “cultura é humanização”. E humanização aqui tanto se refere ao processo que nos faz homens, quanto ao fato de que os bens culturais também se humanizam.

21 FILOSOFIA REFLETIR SOBRE OS PROCESSOS EDUCATIVOS.... Aranha, Que tipo de pessoa se quer formar? Para qual sociedade? O que ensinar? Como?  questões metodológicas

22 Aranha, 2006, p. 33 Metodologia não é casual Depende de determinada concepção de ser humano e de sociedade, concepção esta que não é neutra, por estar impregnada da visão política que a anima.

23 Aranha, 2006, p Os procedimentos específicos usados em sala de aula adquirem sentido a patir do esclarecimento dos pressupostos antropológicos, epistemológicos e axiológicos bem, como da sua coerência (ou incoerência) com o método e o conteúdo escolhido.

24 Proseguindo... Dependendo das respostas dadas a essas questões teóricas podemos compreender as diversas propostas pedagógicas e as consequencias delas para a praxis educativa, sejam da escola tradicional, sejam da escola renovada ou tecnicista, da libertária e assim por diante...

25 Bibliografia ARANHA, Maria Lúcia de Arruda Filosofia da educação. São Paulo: editora Moderna. BRANDÃO, Carlos Rodrigues O que é educação. São Paulo: Editora Brasiliense. COLL, César; MARCHESI, Àlvaro; PALACIOS, Jesús Desenvolvimento psicológico e educação Psicologia da educação escolar. Vol. 2. Porto Alegre: Artmed. EIZIRIK, marisa F Psicologia hoje: uma análise do que-fazer psicológico. Psicologia, Ciência e Profissão. A8. n. 1. KRUPPA, Sonia M. Portella Sociologia da educação. São Paulo: Editora Cortez. ROMANELLI, Otaíza, de Oliveira História da Educação no brasil (1930/1973). Petrópolis: Vozes.


Carregar ppt "PSICOLOGIA E EDUCAÇÃO. Objetivo da aula: Compreender a educação como um processo abrangente."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google