A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Elisabete Santos, João Henriques, Manuel Lousa, Rute Antunes.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Elisabete Santos, João Henriques, Manuel Lousa, Rute Antunes."— Transcrição da apresentação:

1 Elisabete Santos, João Henriques, Manuel Lousa, Rute Antunes

2

3 Devido à crescente importância do ensino online, as instituições de ensino têm refletido e aumentado as ferramentas de avaliação em contexto online.

4 Segundo a Australian Nacional Training Authority (2002), há uma necessidade real de encontrar métodos efetivos de avaliação apropriados ao ensino online e uma necessidade de perceber como este tipo de ensino muda a seleção, monitorização e gestão das atividades avaliativas.

5 Vonderweel, Liang e Alderman, realizaram estudos com alunos do "Colleges of Education of Two Midwestern" e chegaram à conclusão que os fóruns facilitam o processo de aprendizagem e de avaliação dos alunos.

6 Adaptado de: JACOBSOHN, Liliana Vasconcelos, A contribuição do Forúm de discussão para o aprendizado do aluno: Uma experiência com estudantes de administração, Caderno de Pesquisas em Administração, S. Paulo, v.12, n.1, p , Janeiro/Março 2005

7

8 Nos fóruns, o papel do professor ou tutor é de um facilitador, mentor ou orientador das aprendizagens.

9 Quanto ao papel dos professores os alunos consideram que: O feedback é essencial, nomeadamente quando respondem a questões individuais dos alunos mas também quando se dirigem à turma em geral, quer sumariando ideias chave quer intervindo quando a discussão está a tornar-se repetitiva ou quando os alunos estão a fugir do tema em discussão.

10 Os fóruns apresentam aspetos fundamentais para a avaliação e aprendizagem dos alunos: oAoA sua estrutura; oAoAuto regulação das atividades cognitivas; oPoProcesso de autonomia; oCoComunidade de aprendizagem; oCoCompetências de escrita.

11 Para os alunos a estrutura, é um dos aspetos fundamentais dos fóruns, segundo eles: A aprendizagem será afetada se um dos tópicos não estiver bem estruturado

12

13 As reflexões dos colegas são essenciais para a construção da sua própria aprendizagem; Para que os alunos se sintam confiantes para partilhar as suas opiniões necessitam de estabelecer um ambiente de confiança e de comunidade com os colegas;

14 As discussões são resultado do trabalho de grupo, todos são responsáveis pela participação e contribuição na discussão; Um dos aspetos mais difíceis de controlar será o equilíbrio entre uma participação ativa e a monopolização da discussão.

15 Quanto à auto regulação das atividades cognitivas: A discussão nos fóruns faz com que todos os alunos sejam mais responsáveis; A comunicação assíncrona permite ao estudante ter tempo para compor o seu pensamento e as suas questões;

16 Os fóruns estimulam a aprendizagem autónoma: Quando um tópico surge num fórum é da responsabilidade do aprendente procurar mais informação sobre o mesmo; Em relação aos professores os alunos afirmam que estes deveriam fornecer mais questões para o fórum, pois não faz sentido continuar com a mesma questão quando já nada de novo há a dizer sobre ela.

17 Utilizando os forúns como Comunidade de Aprendizagem e tirando partido das diferentes perspetivas apresentadas pelos seus pares, o seu aprendizado é maior.

18 Segundo Robles e Braathen, 2002, a tecnologia de discussão online, dá uma capacidade, a cada aprendente, de responder a questões, com igualdade de oportunidade de participação, oferecendo um potencial suporte para a co-construção do conhecimento, através de discussões significativas (Gilbert e Debbagh, 2005).

19 Um elemento essencial de comunicação, feedback, interação e processo de avaliação numa turma online é a competência ao nível da escrita (Liang e Creasy, 2004, Speck, 2002)..

20 Adaptado de: Uso de fóruns no ensino, em

21

22 Os fóruns podem ser utilizados como instrumento de avaliação sumativa mas também como instrumento de avaliação formativa, pois permite adaptar o ensino e a aprendizagem às reais necessidades dos alunos.

23 Segundo Nisbet, enquanto que numa sala de aula tradicional é difícil ter uma noção exata da participação dos alunos, nos fóruns existe software capaz de contabilizar a quantidade de intervenções que um aluno faz no fórum.

24 Mais importante do que saber quantas vezes o aluno participou na discussão, é saber que estádios deve o aluno passar e que evidências poderemos ter dessa situação.

25 Salmon, 2002, apresentou uma tabela, onde distinguia três aspetos essenciais: 1.O estádio em que o aprendente se encontrava; 2.A evidências apresentadas; 3.O papel que o professor devia desempenhar:

26 Neste mesmo esquema, eram distinguidas 5 etapas: Em relação ao estádio: oAoAcesso e motivação; oSoSocialização online; oToTroca de informação; oCoConstrução do conhecimento; oDoDesenvolvimento.

27 Em relação às evidências: Como aceder e fazer o primeiro post; Auto apresentação e partilha com os outros; Troca de fluxo informativo; Formulação de ideias através da colaboração e discussão; Responsabilidade pela própria aprendizagem e construção da mesma.

28 Relativamente ao papel do tutor: oRoResolver problemas de acesso e encorajar a participação de todos; oCoCriar uma atmosfera de mútuo respeito e de diferentes opiniões; oOoOrganizar discussões produtivas; oCoConstruir e sustentar o processo grupal de aprendizagem; oAoApoiar e responder quando necessário

29 Segundo Wee e Abrizah (2011) os critérios de avaliação devem servir como orientação clara para a quantidade e qualidade da discussão, em fóruns, assim como um meio de alinhar a atividade e objetivos de alunos e tutores.

30 Existem duas abordagens para a avaliação das respostas colocados pelos alunos (posts) nos fóruns. A abordagem de classificação holística. A abordagem de classificação analítica.

31 Na abordagem de classificação holística, os “posts” dos estudantes são avaliados como um todo. Toda a contribuição do aluno é recolhida e avaliada pelos tutores. Os critérios iniciais são estabelecidos antes da classificação e esses critérios são tomados como um todo.

32 A avaliação da participação, utilizando a abordagem holística, só pode ser realizada depois de a discussão terminar. Enquanto a discussão está a decorrer, os alunos não têm conhecimento do seu desempenho.

33 A abordagem de classificação analítica é mais detalhada. É realizada com base nas múltiplas dimensões do desempenho e não com base na participação como um todo. A avaliação é estabelecida através de um método de atribuição de pontos a vários critérios. A soma dos pontos, dos diferentes critérios, irá representar a nota final.

34 A abordagem de classificação analítica tem a vantagem de ajudar a identificar os “pontos fracos” e “pontos fortes” dos estudantes. Este tipo de abordagem tem a desvantagem de precisar de mais tempo para a sua aplicação.

35 A aplicação deste tipo de abordagem avaliativa centra-se nos diferentes aspetos ou dimensões da discussão, fazendo com que resulte uma melhor troca de ideias e um aumento da qualidade geral da discussão.

36 Os critérios a serem avaliados através da abordagem de classificação analítica podem ser, por exemplo: oFoFrequência/padrões de interação. oToTamanho da mensagem e a sua análise de conteúdo. oUoUtilização de palavras-chave.

37

38 Jacobsohn, L. & Fleury, M. (2005, Março). A contribuição do fórum de discussão para o aprendizado do aluno: Uma experiência com estudantes de administração. Caderno de Pesquisas em Administração, 12(1), Retirado de (n.d.). Uso de fóruns no ensino. GeoEscola, Retirado de so-de-foruns&option=com_content&Itemid=137 Nisbet, D. (2004). Measuring the quantity and quality of online discussion group interaction. Journal of eLiteracy, 1((2004)), Retirado de

39 Vonderwell, S., Liang, X., & Alderman, K. (2007). Asynchronous discussions and assessment in online learning. Journal Of Research On Technology In Education, 39(3), Retirado de iscussions.pdf iscussions.pdf Wee, M., & Abdullah, A. (2011). An analysis of an assessment model for participation in online forums.ComSIS, 8(1), Retirado de


Carregar ppt "Elisabete Santos, João Henriques, Manuel Lousa, Rute Antunes."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google