A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

When to jump in: The role of the instructor in online discussion forums Roberto Cabral de Mello Borges UFRGS - PGIE - Nov/2008 Margaret Mazzolini & Sarah.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "When to jump in: The role of the instructor in online discussion forums Roberto Cabral de Mello Borges UFRGS - PGIE - Nov/2008 Margaret Mazzolini & Sarah."— Transcrição da apresentação:

1 When to jump in: The role of the instructor in online discussion forums Roberto Cabral de Mello Borges UFRGS - PGIE - Nov/2008 Margaret Mazzolini & Sarah Maddison Swinburne University of Technology, Hawthorn, Australia

2 Sumário 1.Abstract 2.Introdução 3.Contexto do estudo 4.Perfil do estudo 5.Resultados 6.Conclusões e perspectivas Margaret Mazzolini Sarah Maddison

3 Abstract Usando um arquivo de 40.000 postagens a cerca de 400 forums de discussão, juntamente com uma pesquisa de cerca de 500 respostas, ao longo de 6 semestres, avaliou-se o desempenho dos forums, observando a participação dos estudantes e dos instrutores. Observou-se que a maneira como os instrutores ensinam on line não necessariamente coincide com as medidas intuitivas como a taxa de participação dos alunos.

4 1. Introdução O uso de forums de discussão on line assíncronos, como parte de um ambiente de aprendizagem torna- se cada vez mais predominante, tornando-se um novo desafio para os instrutores. O desafio para os instrutores é saber quando, como e em que medida intervir nas discussões, visando auxiliar no aprendizado e obter sucesso no forum. A princípio a intervenção regular do instrutor incentiva a participação dos alunos, segundo estudo de Kearsley, 2000. Segundo Paloff & Pratt, 2001, a questão principal a investigar é quando e como o instrutor deveria "mergulhar" (jump in) na discussão.

5 No estudo os autores partem do princípio que 3 fatores influenciam o aprendizado em forums assíncronos: 1.A freqüência com que os instrutores participam das discussões; 2.O tempo em que fazem incursões: durante ou no final das discussões; 3.A natureza das postagens dos instrutores - como rspostas às questões dos estudantes, novas questões, ambos ou outros comentários? 1. Introdução

6 2. Contexto do Estudo O estudo foi realizado com alunos e tutores do SAO (Swinburne Astronomy Online) da Universidade de Tecnologia de Swinburne, Austrália. A universidade tem 100 anos, 26.000 alunos e é a mais importante de Melbourne. Os cursos do estudo são só on line e em nível de graduação e mestrado, na área de astronomia. No período de estudo (2003-2004) participaram cerca de 260 estudantes de 30 países, com o seguinte perfil: articulados, entusiastas, adultos com idade média de 40 anos. Porém a maioria inexperiente em ambientes on line de aprendizagem. Os grupos são divididos de forma que cada 30 alunos tem um instrutor. Os instrutores são astrônomos profissionais sendo que 50% residem em observatórios e laboratórios for a de Swinburne.

7 3. Perfil do estudo O estudo compreende as postagens feitas pelos estudantes e instrutores bem como as avaliações promovidas pela Universidade. Dos 23 instrutores que participaram do estudo nos 6 semestres, 2 são os autores e somente 1 não mais permanesce. 375 forums foram analisados contendo cerca de 40.000 postagens, ao longo dos 6 semestres. Cada forum tem cerca de 200 postagens dos estudantes e instrutores (juntos).

8 4. Resultados Cada um dos 3 componentes do estudo foram estudados em detalhes. 4.1 Participacão e percepção como função da taxa de participação do instrutor: a.Efeitos da participação dos estudantes com intervenção freqüente do instrutor Percentagem de participação x duração da discussão:Coef. Correl.: -0,67 Percentagem de discussão iniciada pelo instrutor x duração da discussão: Coef. Correl.: -0,58 Percentagem de discussão iniciada pelo instrutor x taxa de participação dos estudantes: Coef. Correl.: -0,41

9 b. Intervenção freqüente do instrutor - pesquisa da universidade Pergunta: Você acha que, com instrutor que posta frequentemente no forum, a discussão 1.Aumenta 2.Não é afetada significativamente 3.diminui 4. Resultados

10 4.2 - Participação dos estudantes e percepção como função do momento em que instrutores postam contribuições. –a. momento da contribuição do instrutor - efeitos na participação dos estudantes: »Não se verificou correlação entre o momento em que os instrutores postam e a participação dos estudantes. 4. Resultados –b. momento da contribuição do instrutor - pesquisa da universidade: »Instrutores que postam mais frequentemente passam uma imagem de entusiasmo e experiência aos estudantes.

11 Resultado da participação dos estudantes e percepção como função da natureza das postagens: 4. Resultados

12 Pergunta: –Você prefere que o instrutor responda aos estudantes: 1.Durante todo o período do forum 2.No fim 3.Acrescentando novas perguntas 4.Concluindo assuntos e iniciando outros 5.Outros 4. Resultados

13 5. Conclusões e perspectivas O volume de postagens de estudantes e instrutores não necessariamente indica quão bem o forum anda. Postagens durante o andamento do forum atuam como sinalizador da discussão, enquanto as feitas no final atuam como conclusivas e encerramento do tema. A grande maioria das postagens do sinstrutores foram respostas às perguntas dos alunos. O estilo de postagem do instrutor, ou seja, respostas, perguntas ou ambos não faz diferença na avaliação dos alunos. As intervenções frequentes do instrutor podem tanto incrementar ou pelo menos não afetará o volume de postagens dos alunos. Estudos futuros abrangerão grupos de outras áreas, diferentes experiência em EAD e outras faixas etárias.


Carregar ppt "When to jump in: The role of the instructor in online discussion forums Roberto Cabral de Mello Borges UFRGS - PGIE - Nov/2008 Margaret Mazzolini & Sarah."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google