A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Interdisciplinaridade: o que é isso?

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Interdisciplinaridade: o que é isso?"— Transcrição da apresentação:

1 Interdisciplinaridade: o que é isso?
Artigo de Jairo Gonçalves Carlos

2 Surgiu na França e na Itália em meados da década de 60, num período marcado pelos movimentos estudantis.

3 No final da década de 60, a interdisciplinaridade chegou ao Brasil e logo exerceu influência na elaboração da Lei de Diretrizes e Bases Nº 5.692/71.

4 Segundo Jairo Gonçalves Carlos, quando falamos em interdisciplinaridade, estamos de algum modo nos referindo a uma espécie de interação entre as disciplinas ou áreas do saber. Entretanto, essa interação pode acontecer em níveis de complexidade diferentes.

5 Multidisciplinaridade A multidisciplinaridade representa o primeiro nível de integração entre os conhecimentos disciplinares.

6 Pluridisciplinaridade presença de algum tipo de interação entre os conhecimentos interdisciplinares, embora eles ainda se situem num mesmo nível hierárquico, não há nenhum tipo de coordenação proveniente de um nível hierarquicamente superior.

7 Interdisciplinaridade Segundo Japiassú, é caracterizada pela presença de uma axiomática comum a um grupo de disciplinas conexas e definida no nível hierárquico imediatamente superior, o que introduz a noção de finalidade.

8 Transdisciplinaridade Japiassú a define como sendo uma espécie de coordenação de todas as disciplinas e interdisciplinas do sistema de ensino inovado, sobre a base de uma axiomática geral.

9 Concepções de interdisciplinaridade mais comuns.

10 Interdisciplinaridade heterogênea Vem a ser uma espécie de enciclopedismo, baseada na “soma” de informações procedentes de diversas disciplinas.

11 Pseudo-interdisciplinaridade O nexo de união é estabelecido em torno de uma espécie de “metadisciplina”. Neste caso existe uma estrutura de união, normalmente um modelo teórico ou um marco conceitual, aplicado para trabalhar em disciplinas muito diferentes entre si.

12 Interdisciplinaridade auxiliar Este tipo de associação consiste, essencialmente, no fato de uma disciplina tomar de empréstimo a uma outra seu método ou seus procedimentos.

13 Interdisciplinaridade compósita É levada a efeito quando se trata de resolver os grandes e complexos problemas colocados pela sociedade atual: guerra, fome, delinqüência, poluição dentre outros.

14 Interdisciplinaridade unificadora Procede de uma coerência bastante estreita dos domínios de estudo das disciplinas, havendo certa integração de seus níveis de integração teórica e dos métodos correspondentes.

15 Segundo os PCN A interdisciplinaridade supõe um eixo integrador, que pode ser o objeto de conhecimento, um projeto de investigação, um plano de intervenção. Nesse sentido, ela deve partir da necessidade sentida pelas escolas, professores e alunos de explicar, compreender, intervir, mudar, prever, algo que desafia uma disciplina isolada e atrai a atenção de mais de um olhar, talvez vários (BRASIL, 2002, p ).

16 Trabalhar interdisciplinarmente é buscar a unidade independente do tema e está voltada ao desenvolvimento de competências e habilidades

17 Tínhamos um ensino descontextualixado, compartimentalizado e baseado no acúmulo de informação

18 dar significado ao conhecimento escolar, mediante a contextualização; evitar a compartimentalização mediante a interdisciplinaridade

19 Quanto aos PCNs cumprem, então, o seu duplo papel como agente motivador dessas mudanças: - difundir os princípios da reforma curricular; - orientar o professor, na busca de novas abordagens e metodologias.

20 Portanto, esse processo de mudança deve romper com o paradigma de que a educação seria um instrumento de “conformação”

21 Devemos evitar: os debates teórico-ideológicos sobre o que é a interdisciplinaridade.

22 Interdisciplinaridade: pode ser entendida como uma condição fundamental do ensino e da pesquisa

23 Fim. Obrigado! Wilfrid Wrege Licenciatura de Física


Carregar ppt "Interdisciplinaridade: o que é isso?"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google