A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Responsabilidade Social Empresarial Profª DrªCláudia Saito.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Responsabilidade Social Empresarial Profª DrªCláudia Saito."— Transcrição da apresentação:

1 Responsabilidade Social Empresarial Profª DrªCláudia Saito

2 Responsabilidade Individual x Coletiva Responsabilidade Individual Obriga a pessoa a responder apenas pelos próprios atos ou por algo confiado à própria. Responsabilidade Coletiva Obriga não só pelos próprios atos, mas também pelos atos alheios, quando se trata de atos, deliberados, aceitos e decididos livremente por um grupo de indivíduos para realizar uma tarefa comum.

3 A empresa tem obrigações unicamente com seus acionistas. Não cabe à empresa resolver problemas sociais. As empresas usam recursos da sociedade. É justo que as empresas tenham responsabilidades em relação à sociedade. Doutrina do Interesse do Acionista Doutrina da Responsabilidade Social Duas Doutrinas Sobre a Responsabilidade Social Empresarial* *Maximiano

4 Revolução do Valores Crise do Setor Público Mudança de Paradigma: Nova divisão da tarefa pública Terceiro Setor: ONGs Segundo Setor: Mercado Governo Expansão da esfera pública não estatal O 2 o Setor (empresas) e o 3 o Setor (Sociedade civil organizada) são chamados a participar das tarefas públicas, antes exclusivas do Estado

5 Revolução do Valores As empresas já não fazem mais parte de um mercado São parte de uma sociedade global. O movimento da Responsabilidade Social empresarial chega como resposta do setor privado para este novo cenário de valores e forças. “Não há empresa bem sucedida numa sociedade fracassada, assim como não há sociedade bem sucedida com empresas fracassadas” (Stephen Schimidheiny – Fundador do Conselho Mundial para o Desenvolvimento Sustentável)

6 As atividades e atitudes de uma empresa socialmente responsável Preocupação com atitudes éticas e moralmente corretas que afetam todas as partes interessadas. Promoção de valores e comportamentos morais que respeitem os padrões universais de direitos humanos e de cidadania e de participação na sociedade.

7 Respeito ao meio ambiente e contribuição para sua sustentabilidade em todo o mundo. Maior envolvimento nas comunidades em que se insere a organização, contribuindo para o desenvolvimento econômico e humano dos indivíduos ou até atuando diretamente na área social, em parcerias com governos ou isoladamente.

8 Conjunto de iniciativas por meio das quais as empresas buscam – voluntariamente – integrar considerações de natureza ética, social e ambiental às suas interações com clientes, empregados, fornecedores, concorrentes, acionistas, governo e comunidades – as chamadas “partes interessadas” – visando o desenvolvimento de negócios sustentáveis. Responsabilidade Social Empresarial(RSE)

9 Responsabilidade Social Empresarial Duas abordagens Respeitar Ajudar Necessidade Assistencialismo Compensação Efetivação de Direitos Sustentabilidade Autonomia

10 A sustentabilidade é... Uma questão de toda a Sociedade. A transformação da realidade atual e a busca de uma vida COM qualidade, passa pela atuação articulada de TODOS os agentes sociais: GovernoEmpresas Cidadãos3º Setor GOVERNANÇA SOCIAL

11 Os Três Pilares da Sustentabilidade Sustentabi lidade Social Cidadania Geração de Emprego Engajamento das parte interessadas Ambiental Preservação de recursos naturais Eco-Eficiência Energia renovável Econômico Maximização do retorno do capital do Investidor Empreendedor Lucratividade no longo prazo

12 O que Significa Ser uma empresa sustentável? “Para continuar gerando valor para a sociedade em bases sustentáveis, as empresas precisam ser rentáveis”. Economicamente responsável (Eficiência, produtividade e rentabilidade) Legalmente Responsáveis (relações contratuais) Ambientalmente Responsáveis Co-Responsáveis pelo Todo (influência direta)

13 Mitos sobre RSE Mito no 1: Custa caro ser uma empresa socialmente responsável. Mito no 2: Para ser socialmente responsável, é necessário ser uma grande empresa. Mito no 3: Para que as empresas sejam socialmente responsáveis, é necessário que elas constituam institutos ou fundações. Mito no 4: A empresa está assumindo um papel que é do governo.

14 Responsabilidade Social Empresarial Conquista e fidelização dos clientes. Ambiente de trabalho positivo. Controle e redução de custos. Acesso ao mercado externo. Acesso ao crédito.


Carregar ppt "Responsabilidade Social Empresarial Profª DrªCláudia Saito."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google