A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

DINÂMICA DE GRUPO? DINÂMICA DE GRUPO? O que é dinâmica de grupo? A expressão “Dinâmica de Grupo” foi criada por Kurt Lewin, ele utilizou pela primeira.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "DINÂMICA DE GRUPO? DINÂMICA DE GRUPO? O que é dinâmica de grupo? A expressão “Dinâmica de Grupo” foi criada por Kurt Lewin, ele utilizou pela primeira."— Transcrição da apresentação:

1

2 DINÂMICA DE GRUPO? DINÂMICA DE GRUPO?

3 O que é dinâmica de grupo? A expressão “Dinâmica de Grupo” foi criada por Kurt Lewin, ele utilizou pela primeira vez este termo em meados dos anos 40. No Brasil este termo foi utilizado pelo Prof. Pierre Weil em 1960 o qual introduziu o Laboratório de Sensibilidade Social, com objetivo desenvolver a qualidade de atuação do indivíduo como membro de um grupo e como líder.

4 O que é Dinâmica de Grupo ?  Para entendermos o que é dinâmica de grupo precisamos falar sobre o que de mais importante existe nesta técnica: AS PESSOAS.

5 O que é “Grupo” ?  Da visão sociológica segundo McLuhan e Fiore (1971), “ o grupo é um aglomerado que se conhece um ao outro e que possui objetivos comuns.”  Os tipos de grupos podem ser os mais diversos.  Todo Ser humano está inserido em algum grupo ou em vários grupos. Pessoas com contextos, situações sociais, valores e crédulos diferentes.  Nas dinâmicas de grupo estes fatores emergem o tempo todo e é importante entender que sob este aspecto não há certo ou errado. O indivíduo vem para o grupo com todas os seus “aspectos” individuais.

6 Dynamis é uma palavra grega que significa força, energia e ação. E dinâmica...

7 Podemos dizer que Dinâmica de Grupo é um instrumento técnico que põe em movimento um grupo de pessoas através de situações de ensaios da realidade, que permitirão expressões espontâneas de sentimentos e atitudes, muitas vezes levando a pessoa a uma melhor compreensão de si mesma. O que é dinâmica de Grupo?

8 Dinâmica de Grupo O aspecto lúdico nos remete a espontaneidade, ao improviso e ao ensaio da realidade. A proposta da dinâmica de grupo favorece a expressão espontânea das pessoas, o que nos permite a observação de atitudes com menor probabilidade de simulação.

9 Segundo Gramigna a diferença entre vivência e o jogo é determinada pelas regras. “Quando estas regras contém pontuação que permita definir vencedores e perdedores colocando a competição as claras trata-se de um jogo. Do contrário, chamamos a atividade de vivência.” Diferença entre Jogo e Vivência

10 CARACTERÍSTICAS FUNDAMENTAIS Traços caracterológicos Traços caracterológicos: autoconhecimento Modelo de identificação Modelo de identificação: empatia Síntese e integração Síntese e integração: habilidade de extrair e unir (Zimerman, 1997.)

11 Ter em mente o objetivo da dinâmica; Escolher a dinâmica de acordo com o objetivo; Planejar a dinâmica levando em consideração aspectos como: tempo, local, número de participantes, material, os acontecimentos que ela poderá causar (reações); O coordenador é neutro, não utiliza de julgamentos ou pré-conceitos (não expressa crenças ou valores pessoais); Estimula e uni o grupo mas não participa dele ou emite opiniões; Cuidados do coordenador:

12 O FACILITADOR DEVE: Desejar que a pessoa esteja totalmente presente, nos aspectos afetivo e cognitivo; Escutar cada indivíduo, sendo seletivo e ”diretivo“; Mais importante – Compr eensão empática. (Rogers)

13 CONDIÇÕES PESSOAIS: O coordenador deve propiciar condições favoráveis ao processo de aprendizagem. O coordenador como educador manipula o ambiente, jamais as pessoas. O coordenador auxilia as pessoas no processo de desenvolvimento pessoal.

14 “A responsabilidade ética é inalienável quando se tomam decisões que irão afetar profundamente outras pessoas “ Responsabilidade ética

15 Dinâmicas de Grupo Dinâmicas de quebra-gelo Dinâmicas de apresentação; Dinâmicas de integração; Dinâmicas de animação/relaxamento; Dinâmicas de aprendizagem ou capacitação;

16 CONDUÇÃO: SALA DISPOSTA DE FORMA QUE ATENDA AO OBJETIVO AO QUE SE PROPÕE; CONVITE A PARTICIPAR; DESENVOLVIMENTO DA ATIVIDADE; PROCESSAMENTO; FECHAMENTO.

17 ” Chame o sucesso para fazer parte da sua vida. Acredite no seu potencial criador, seja inovador, treine sua mente para vencer.” “O que você irradia em seus pensamentos, sentimentos, imagens mentais e palavras você atrai para a sua vida.”

18 Treine seu cérebro... Acesse: Marlene Cristina CRP 60530


Carregar ppt "DINÂMICA DE GRUPO? DINÂMICA DE GRUPO? O que é dinâmica de grupo? A expressão “Dinâmica de Grupo” foi criada por Kurt Lewin, ele utilizou pela primeira."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google