A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

OUTLOOK EXPRESS. É um software utilizado para o recebimento e envio de mensagens eletrônicas (E-Mail) Acompanha, de certo modo, gratuitamente, o Windows.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "OUTLOOK EXPRESS. É um software utilizado para o recebimento e envio de mensagens eletrônicas (E-Mail) Acompanha, de certo modo, gratuitamente, o Windows."— Transcrição da apresentação:

1 OUTLOOK EXPRESS

2 É um software utilizado para o recebimento e envio de mensagens eletrônicas ( ) Acompanha, de certo modo, gratuitamente, o Windows XP. Possui vários recursos para facilitar o envio e o recebimento de s.

3 PRINCIPAIS RECURSOS Gerenciar várias contas de e de grupos de notícias: O usuário pode trabalhar com todas as contas de e de notícias em uma única janela. O Outlook Express também aceita a criação de vários usuários para um mesmo computador – cada identidade tem pastas de exclusivas e um catálogo de endereços individual.

4 Navegar pelas mensagens rápida e facilmente: Usando a lista de mensagens e o painel de visualização, é possível exibir uma lista de mensagens e ler mensagens individuais ao mesmo tempo. – A lista Pastas contém pastas de , servidores de notícias e grupos de notícias, e pode-se alternar facilmente entre eles. O usuário pode criar novas pastas para organizar e classificar mensagens e configurar regras de mensagens para colocar automaticamente em uma pasta específica o de entrada que atenda aos critérios definidos. – É possível, ainda, criar modos de exibição para personalizar a maneira como examina os s.

5 Manter o em um servidor para exibi-lo em mais de um computador: Se o provedor de serviços de Internet usar um servidor de de protocolo de acesso às mensagens de Internet (IMAP) para o de entrada, o usuário poderá ler, armazenar e organizar as mensagens em pastas no servidor, sem fazer o download das mensagens para o computador. Desta forma, é possível exibir mensagens a partir de qualquer computador que possa conectar-se àquele servidor.

6 Usar o catálogo de endereços para armazenar e recuperar endereços de Podem-se salvar nomes e endereços no catálogo de endereços automaticamente simplesmente respondendo a uma mensagem. Também é possível importar nomes e endereços de outros programas, digitá-los no catálogo de endereços, adicioná-los a partir das mensagens de recebidas ou adicioná-los a partir de uma pesquisa de serviços de diretório da Internet. O catálogo de endereços oferece suporte ao protocolo de acesso a pastas leves (LDAP) para a exibição dos serviços de diretório da Internet.

7 Adicionar uma assinatura pessoal ou papel de carta às mensagens: É possível inserir informações essenciais em mensagens enviadas como parte da assinatura pessoal e podem ser criadas várias assinaturas para usos diferentes. Também é possível incluir um cartão de visita com informações mais detalhadas. Os papeis de paredes podem tornar as mensagens mais atraentes.

8 Enviar e receber mensagens seguras: É possível assinar digitalmente e criptografar mensagens usando identificações digitais. Assinar digitalmente as mensagens assegura aos destinatários que a mensagem foi realmente enviada pelo remetente. A criptografia garante que somente os destinatários desejados possam ler a mensagem.

9 Localizar grupos de notícias: É possível pesquisar grupos de notícias que contêm palavras-chave ou navegar por todos os grupos de notícias disponíveis no provedor de Usenet. Quando se localiza um grupo de notícias que deseja exibir regularmente é possível adicioná-lo à lista “Inscritos” para facilitar a localização.

10

11 ELEMENTOS DA TELA BARRA DE TÍTULO BARRA DE MENUS BARRA DE FERRAMENTAS PAINEL DE PASTAS PAINEL DE CONTATOS PAINEL DE MENSAGENS PAINEL DE VISUALIZAÇÃO BARRAS DE ROLAGEM BARRA DE STATUS

12 BARRA DE FERRAMENTAS Criar Um clique simples no botão permite abrir a tela de composição de uma nova mensagem (será explicada adiante) e um clique no menu drop down permite escolher entre papéis de carta para que a mensagem tenha aspecto diferenciado.

13 Enviar e Receber: Um clique simples no botão permite a entrega (envio) das mensagens pendentes e solicita ao servidor as mensagens recebidas. Se o usuário preferir apenas enviar ou apenas receber ou se quiser enviar e receber de outra conta, é possível usar o menu drop down do botão para especificar alguma destas opções.

14 Endereços: Abre o catálogo de endereços. O catálogo de endereços é utilizado para armazenar endereços eletrônicos e outros dados pessoais dos contatos do usuário. – Interessante ressaltar que por meio do botão “Novo” do catálogo de endereços é possível criar pastas para organizar os contatos, criar um novo contato ou criar um grupo para conter vários contatos em uma única entrada de endereço.

15 SOBRE O CATÁLOGO DE ENDEREÇOS O catálogo de endereços armazena contatos de acordo com a identidade de quem está usando o Outlook Express naquele momento. Por meio do botão Novo (dentro do catálogo) é possível criar um novo grupo de contatos, quando se enviar um para o grupo todos os destinatários “agrupados” receberão o mesmo . – Um contato pode pertencer a mais de um grupo.

16 Na hora de manipular os contatos é possível: – Criar novos contatos, grupos ou pastas (para organizar os contatos); – Visualizar informações de contatos; – Excluir contatos;

17 Localizar pessoas dentro dos contatos ou em serviços de diretórios na internet. A localização de contatos pode ser feita por qual dos campos da janela abaixo:

18 – Imprimir informações de contatos; – Ligar, mandar ou realizar outras ações associadas aos contatos.

19

20 Sobre a manipulação do “Catálogo de Endereços” no Outlook Express 6.0, assinale a afirmativa correta: a. A criação de “Grupos” permite o envio de mensagens a vários destinatários, usando um único endereço de . b. Para se adicionar um novo contato ao Catálogo é obrigatória a existência de um endereço de válido. c. O botão “Localizar Pessoas” exige que todos os campos de pesquisa sejam preenchidos para que se proceda à busca de um contato dentro do Catálogo. d. Não é permitida a inclusão de dois contatos com o mesmo nome e o mesmo endereço de . e. O mesmo Contato não pode pertencer a mais de um Grupo. A

21 Localizar: Abre o sistema de busca do Outlook. Por meio dele é possível localizar mensagens, localizar mensagens na pasta atual e localizar pessoas (catálogo de endereço). – Critérios de busca: remetente, destinatário, assunto, mensagem, data, anexo(s) e sinalizadores.

22

23 Responder: Abre a janela para criar um com o endereço do destinatário já preenchido (o remetente da mensagem recebida será o destinatário da resposta) e com o conteúdo da mensagem igual à recebida – podendo o usuário acrescentar informações à mensagem, pois o Outlook enviará para a mesma pessoa que mandou a mensagem.

24 Responder a todos: Abre a janela para criar um com o endereço dos destinatários já preenchidos (o remetente e todos os destinatários anteriores passarão a ser destinatários da resposta) e com o conteúdo da mensagem igual à recebida – podendo o usuário acrescentar informações à mensagem.

25 Encaminhar: Abre a janela para criar um e- mail com o conteúdo da mensagem igual à atual – podendo o usuário acrescentar informações à mensagem. A idéia do encaminhar é transmitir uma mensagem recebida para outro destinatário (uma terceira pessoa). – Interessante destacar que por padrão mantém o anexo na mensagem!

26 Imprimir: Imprime a mensagem ativa. Excluir: Envia a mensagem ativa para a pasta de Itens excluídos.

27 PRINCIPAIS PASTAS DO O. EXPRESS PASTAS LOCAIS: – CAIXA DE ENTRADA – CAIXA DE SAÍDA – ITENS ENVIADOS – ITENS EXCLUÍDOS – RASCUNHOS PASTAS DE GRUPOS DE NOTÍCIAS PASTAS DE IMAP

28 Caixa de entrada: Mostra as mensagens que foram recebidas do servidor de , em parênteses mostra as mensagens recebidas que ainda não foram lidas – não é o total de mensagens.

29 Caixa de saída: Mostra as mensagens que foram escritas e ainda não foram enviadas para o servidor de – estão aguardando o usuário clicar o botão “Enviar e Receber...” descrito acima.

30 Itens enviados: Mostra as mensagens que saíram da caixa de saída e foram para o servidor para serem enviadas ao destinatário. Nesta caixa é possível verificar as mensagens que o usuário enviou.

31 Itens excluídos: Mostra as mensagens que foram apagadas, é semelhante à lixeira do Windows para os arquivos apagados. – Sempre que se apaga uma mensagem (de qualquer das pastas exceto da pasta itens excluídos) a mensagem vai para a pasta itens excluídos (para este caso não há necessidade de confirmação de exclusão). – E, novamente, semelhante à lixeira, a pasta itens excluídos permite que a mensagem seja movida ou copiada para qualquer outra pasta.

32 Rascunhos: Mostra as mensagens que foram escritas mas ainda não foram enviadas. Sempre que um usuário fecha uma janela de composição de uma nova mensagem o Outlook Express pergunta se o usuário quer salvar, caso seja salva a mensagem vai para a pasta Rascunhos.

33 Pastas de notícias (news.abusar.org): Traz informações dos grupos de notícias que o usuário se inscreveu, os grupos de notícias propiciam (por ) uma discussão sobre um determinado tema de escolha do usuário. – Existem vários grupos de notícias abertos e gratuitos na internet.

34 Pasta de contas IMAP Caso o usuário tenha alguma conta IMAP configurada no computador será exibida uma lista de pastas da conta que estarão sincronizadas com o servidor de correio eletrônico.

35 PAINEL DE CONTATOS Contatos adicionados ao Catálogo: Por meio do botão Contatos é possível criar um novo contato (mesmo que o botão Novo dos endereços) ou classificar os contatos. Ao se clicar duas vezes em um contato o Outlook Express cria uma janela de composição de uma nova mensagem e, caso já tenha sido cadastrado, já preenche o endereço do destinatário com o endereço do contato ou contatos (no caso de um grupo).

36 PAINEL DE MENSAGENS Prioridade: Indica o status de prioridade que a mensagem foi enviada. Anexo: Indica a existência de anexo junto a mensagem (não é possível se saber quantos anexos apenas pelo ícone). Sinalizador: Indica o status do sinalizador.

37 De: Indica o remetente da mensagem. Assunto: Indica o assunto da mensagem. Recebido: Indica a data que a mensagem foi recebida pelo destinatário. – Como se percebe da figura e dos campos explicados, somente um deles pode ser usado por vez para se classificar as mensagens dentro do painel de mensagens, aquele que estiver sendo utilizado apresentará um pequeno triângulo ao lado (veja o campo Recebido) – se o triângulo estiver apontando para cima indica ordem crescente e se estiver apontando para baixo indica ordem decrescente.

38 PAINEL DE VISUALIZAÇÃO DA MENSAGEM Painel de Conteúdo da Mensagem: Mostra uma pré-visualização da mensagem que foi recebida e está selecionada, pode-se clicar duas vezes na mensagem no Painel de Mensagem para se ver a mensagem em uma janela separada. – Por padrão, após cinco segundos de exibição o Outlook Express marca a mensagem como lida.

39 COMPONDO NOVAS MENSAGENS Sempre que se cria uma nova mensagem os campos e os botões da barra de ferramentas apresentar-se-ão como os da figura abaixo (ressalte-se que o campo Cco não aparece como padrão – É exibido a partir do comando “Todos os campos” do menu Exibir).

40

41 Enviar: Na versão atual do Outlook Express (OE 6.0) o botão “Enviar” envia automaticamente a mensagem (se houver uma conexão ativa), ou seja, agora é padrão que a mensagem não fique apenas na caixa de saída quando o usuário mandar enviar, ou seja, não será necessária a ativação do botão “Enviar e Receber”.

42 Recortar: Retira a seleção atual e manda para a área de transferência. Copiar: Manda uma cópia da seleção atual para a área de transferência. Colar: Insere uma cópia do conteúdo da área de transferência no local atual. Desfazer: Desfaz a última ação feita – é possível desfazer mais de uma ação.

43 Selecionar: Verifica os nomes digitados nos campos Para, Cc e Cco. É sabido que o usuário não precisa digitar o endereço exato do destinatário, desde que o nome já esteja em seus contatos. Nesse caso pode usar o nome do contato (apelido) no lugar do endereço de . Se o Outlook Express não fizer o reconhecimento automático (sublinhar o nome digitado para mostrar que encontrou o nome entre os contatos) o usuário poderá fazer uma verificação manual para trocar um nome por um contato.

44 Verificar ortografia: Verifica se os textos digitados contêm possíveis erros de ortografia. O Outlook Express, por padrão, não marca as discordâncias com o dicionário interno, porém pode fazer a verificação dos nomes discordantes. O OE não verifica a gramática das orações digitadas.

45 Anexar: Permite escolher um ou mais arquivos para serem enviados juntos com a mensagem. Ao se anexar um ou mais arquivos à mensagem será mostrado o campo “Anexar” abaixo do campo “Assunto” indicando os anexos que acompanharão a mensagem. – Em regra quaisquer arquivos de quaisquer tamanhos podem ser anexados, porém, alguns servidores podem bloquear certos tipos de arquivos ou podem restringir o tamanho total das mensagens.

46 Prioridade: Permite atribuir prioridades as mensagens a serem enviadas, as possibilidades são: Alta, Baixa ou Normal. – Uma prioridade indica quais mensagens o usuário deverá dar maior atenção quando estas chegarem em sua caixa de entrada. – A prioridade é definida pelo remetente. – Um clique simples no botão prioridade gera uma marcação de prioridade alta, um segundo clique no botão gera uma prioridade baixa e um terceiro clique no botão volta para a prioridade normal. – Também é possível alterar a prioridade a partir do dropdown que acompanha o botão.

47 Assinar: Permite atribuir uma assinatura digital às mensagens a serem enviadas. Somente autoridades certificadoras podem dar ao usuário o poder de assinar digitalmente suas mensagens, pois, ao se clicar em assinar e tentar mandar uma mensagem o Outlook Express emitirá o aviso da janela seguinte, e ao se clicar a opção para “Obter uma assinatura digital” o usuário será levado ao sítio da Microsoft que indica (em inglês) algumas autoridades certificadoras (VeriSign, GlobalSign, BT e Thawte Certification).

48

49 Criptografar: Permite atribuir um código de criptografia para que a mensagem possa transitar com maior segurança, garantindo, assim, maior privacidade. Caso o usuário não tenha uma chave para criptografar o Outlook Express permite o envio e emite um aviso de que o usuário não poderá ler a mensagem que estiver na pasta itens enviados.

50

51 Off-line: Ao se marcar esta opção o Outlook Express permite que o usuário trabalhe sem que haja, naquele momento, uma conexão ativa com a Internet. É certo que se o usuário criar uma mensagem e clicar o botão enviar, estando marcado off-line, o Oulook Express emitirá um aviso que a mensagem ficará na caixa de saída para que seja enviada numa ocasião posterior.

52

53 Principais campos na tela de composição de uma nova mensagem Para: Permite digitar os endereços dos destinatários – se for mais de um endereço eles devem estar separados por “,” ou “;” e um espaço. Cc (Com cópia ou Cópia Carbono ou Com Conhecimento): Permite digitar os endereços dos destinatários que, também, irão receber a mensagem, porém, a lógica aqui é que receberão uma cópia para conhecimento, sendo que o(s) destinatário(s) principal(is) está(ão) no campo PARA.

54 Cco (Com cópia oculta ou Cópia Carbono Oculta ou Com Conhecimento Oculto): Permite digitar os endereços dos destinatários que, também, irão receber a mensagem, porém, neste caso não aparecem na relação de destinatários da mensagem de cada um dos destinatários. – Cada destinatário dos campos “Para”, “Cc” e “Cco” vêem os nomes dos destinatários apenas dos campos “Para” e Cc”

55 Assunto: Permite fazer uma breve introdução sobre o que a mensagem irá tratar, é possível ter mensagem sem assunto. Anexar: Exibe os anexos que estão juntos à mensagem.

56 MENUS DO OUTLOOK EXPRESS Menu Arquivo Menu Editar Menu Exibir

57 TRABALHAR OFFLINE Quando você trabalha off-line, o Outlook Express faz o download dos s para o computador local. Quando você decidir trabalhar novamente online, as mensagens marcadas para exclusão serão removidas, as mensagens no Outlook serão enviadas e todas as outras ações colocadas off-line serão concluídas. É vantajoso usar o Outlook Express off-line nas seguintes situações: – Se o seu provedor de serviços de Internet cobrar por hora ou se você tiver apenas uma linha telefônica. Nessas condições, você talvez queira reduzir o tempo gasto on- line. – Se você usar laptop para ler mensagens durante a viagem ou em qualquer outro momento em que não estiver conectado à Internet.

58 Trabalhar off-line é diferente de estar desconectado. Quando você está desconectado, o Outlook Express executa uma ação para reconectá-lo. Quando você trabalha off-line, o Outlook Express não executa nenhuma ação até que você decida trabalhar on-line. Nesse momento, ele inicia todas as ações realizadas durante o seu trabalho off- line.

59 Menu Ferramentas Menu Mensagens Menu Ajuda

60 REGRAS PARA MENSAGENS

61 Gerenciando s com regras O Outlook Express pode ajudá-lo a processar grandes volumes de s de entrada com mais eficiência. No Outlook Express, você pode usar regras para classificar automaticamente as mensagens de entrada em pastas diferentes, realçar determinadas mensagens em cores, responder a mensagens específicas ou encaminhá-las automaticamente e muito mais.

62 Para criar uma regra para os s: No menu Ferramentas, aponte para Regras para mensagens e clique em . As regras para mensagens não podem ser criadas para as contas de IMAP ou HTTP. Selecione as condições da regra, marcando as caixas de seleção desejadas na seção Condições. (Selecione pelo menos uma condição.) – Para especificar várias condições para uma única regra, marque mais de uma caixa de seleção. – Clique no hiperlink e da seção Descrição da regra para especificar se todas as condições da regra devem ser atendidas antes da ação especificada (e) ou pelos menos uma (ou). Especifique as ações da regra, marcando as caixas de seleção desejadas na seção Ações. (Selecione pelo menos uma condição.)

63 Na seção Descrição da regra, clique nos hiperlinks sublinhados para especificar as condições ou as ações da regra. Você pode clicar em contiver pessoas ou contiver palavras específicas na seção Descrição da regra para especificar as pessoas ou as palavras a serem procuradas pelo Outlook Express nas mensagens. Se inserir várias pessoas ou palavras por condição, use o botão Opções da caixa de diálogo Selecionar pessoas ou Digitar palavras específicas para personalizar ainda mais a condição. Na caixa de texto Nome da regra, selecione o nome padrão ou digite um novo nome para a regra e clique em OK.

64

65 Para criar uma nova regra, selecione uma regra existente na guia Regras para mensagens e clique em Copiar. Isso é útil quando a nova regra que você deseja criar é semelhante a uma existente. Para criar uma regra com base em uma mensagem, selecione um na janela principal e, no menu Mensagem, clique em Criar regra com base na mensagem. Isso ajudará preenchendo automaticamente o nome da pessoa na linha De; entretanto, nenhuma outra informação da mensagem será inserida na regra.

66 Após a conclusão da regra é possível aplicar à regra as mensagens que já estão na caixa de entrada. Também é possível especificar outra pasta para aplicar a(s) regra(s) que já está(ão) prontas.

67 Observe a figura abaixo

68 Acerca das regras de para mensagens no Outlook Express é incorreto afirmar que: a. Podem-se aplicar novas regras mesmo para os s já recebidos. b. Nesta mesma opção de regras para mensagens pode-se escolher uma opção para leitura dos s sem descarregá-las do servidor. c. As regras de s funcionarão mesmo se o status do Outlook estiver marcado como “Trabalhar Off-line”. d. Pelas regras de para mensagens pode-se separar automaticamente os s em pastas e subpastas de acordo com o assunto de cada . B

69 OPÇÕES DO OUTLOOK EXPRESS Telas com as opções (na configuração padrão) do Outlook Express: Ao se acessar o comando “Opções” do menu Ferramentas o usuário poderá efetuar diversas modificações no comportamento do software. Vejamos as principais opções do Outlook Express:

70

71

72

73

74

75

76

77


Carregar ppt "OUTLOOK EXPRESS. É um software utilizado para o recebimento e envio de mensagens eletrônicas (E-Mail) Acompanha, de certo modo, gratuitamente, o Windows."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google