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Sistema Paraense de Avaliação Educacional SisPAE - Edição 2013

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Apresentação em tema: "Sistema Paraense de Avaliação Educacional SisPAE - Edição 2013"— Transcrição da apresentação:

1 Sistema Paraense de Avaliação Educacional SisPAE - Edição 2013
Secretaria de Estado de Educação SEDUC/PA.

2 Definir políticas e estratégias de educação.
Construir PPP Conselhos Escolares Ensino-Aprendizagem

3 PACTO/SisPAE ESCOLAS FAMÍLIAS SECRETARIAS E CONSELHOS DE EDUCAÇÃO
SISTEMAS DE AVALIAÇÃO FAMÍLIAS PÚBLICO/PRIVADO E SOCIEDADE PLANO NACIONAL, ESTADUAL E MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO SECRETARIAS E CONSELHOS DE EDUCAÇÃO

4 Sistema Paraense de Avaliação Educacional
O que é SisPAE? Avaliação externa da Educação Básica Paraense a ser realizada pela SEDUC em parceria com os Municípios. Sistema Paraense de Avaliação Educacional Produzir diagnóstico a fim de verificar em que medida a escola está alcançando seus objetivos de aprendizagem e o quanto os alunos têm respeitado seu direito de aprender; Avaliar indicadores e estabelecer parâmetros aos educadores no que concerne às políticas, diretrizes teórico-conceituais e metodológicas dos planos e práticas de educação; Apresentar casos de boas práticas, valorizando o esforço identificado e apresentando a outras escolas uma alternativa viável para conduzir o trabalho. Função 4 4

5 Canais de divulgação do SisPAE
Revista do Sistema Revista do Gestor Revista Pedagógica Revista Contextual Caderno de Pesquisa Material Impresso Oficinas Vídeos Kits instrucionais Ações de formação Integração dos dados Resultados das escolas Mídias sociais Portal da Avaliação Cursos a distância Curso presencial Acompanhamento técnico/pedagógico Transferência de tecnologia

6 Sistema que pactua melhoria de resultados na educação paraense.
Estado Regionais Municípios Escola Turma Aluno

7 Sistemas próprios de Avaliação
SEAPE SADEAM SAEPI SARESP SIMAVE SAERJ SAERO PAEBES SAEMS SAEGO AREAL AVALIE SISPAE SALTO SPAECE SAEPE SAEMI SAERS SAEP Sistema de Av. da Educ. da Paraíba AVALIA BH ALFABETIZA RIO Fonte: CAEd

8 Desafios do SisPAE Maior participação dos gestores, especialistas e professores nas discussões sobre apropriação e utilização dos resultados pelas Secretarias e escolas. Melhor alinhamento entre os planos: de educação, gestão, ensino, avaliação e participação dos profissionais nos processos formativos.. Canais de comunicação efetivos e constantes com gestores, professores, pais, alunos e sociedade sobre a qualidade da educação e responsabilidade de todos.

9 Diagnosticando e reorientando a ação educativa
Investigação da proficiência e de fatores intra e extraescolares específicos de cada sistema AVALIA Diagnosticando e reorientando a ação educativa Avaliação do impacto dos programas implementados pelas Secretarias AVALIA compreendendo a razão da sua própria ação Reorientação das políticas e Estudo de casos de boas práticas Aprendendo a reconstruir

10 Padrões de Desempenho do SisPAE
Abaixo do Básico Recuperação Básico Reforço Adequado Aprofundamento Avançado Desafio

11 Uso dos Resultados do SisPAE (senha)
Secretarias de Educação/Escola Comitês do Pacto/Conselho Escolar CONCEPÇÃO DE EDUCAÇÃO E AVALIAÇÃO, (RE) CONSTRUÇÃO DE PLANOS ,

12 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO/ ESCOLA PROFICIÊNCIA
ARTICULAÇÕES COMITÊS E EMPRESAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E DE GESTÃO PLANEJAMENTO INTERSETORIAL PROJETOS/ FORMAÇÃO CONTINUADA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO

13 SisPAE- Secretaria de Educação
Plano Nacional, Estadual e Municipal de Educação; Programas e Projetos de Melhoria da Educação Básica, consolidação do Sistema Paraense de Avaliação Educacional. Diagnósticos da realidade educacional; Monitoramento de projetos e gestão de resultados; Formação de Professores; Fortalecimento dos Conselhos Escolares; Articulação com Empresas/Instituições parceiras.

14 REORIENTAÇÃO DO PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO
SisPAE/ESCOLA ENSINO APRENDIZAGEM AVALIAÇÃO REORIENTAÇÃO DO PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO

15 Gestor da Rede: Gestor da Escola:
Planejamento escolar em consonância com as políticas; Coordenação e participação na elaboração do Projeto da Escola; Participação no Conselho Escolar; Monitoramento da qualidade do ensino-aprendizagem; Subsídio para avaliação institucional. Gestor da Rede: Planejamento e execução de políticas públicas; Criação de metas de qualidade e equidade educacionais; Reorientações de processos e fluxos; Implementação de medidas de responsabilização; Ações de formação continuada de professores; Monitoramento da qualidade da educação.

16 QUESTIONÁRIO/DIRETOR
Há algum projeto de redução de taxas de abandono e reprovação na sua escola? Ao longo deste ano letivo, quantos professores desta escola participaram de programas de capacitação, treinamento ou desenvolvimento profissional? Qual é a medida tomada nesta escola em relação à ausência dos pais e/ou responsáveis no acompanhamento da vida escolar dos alunos?

17 SisPAE/ COMITÊS ALINHAMENTO PLANO NACIONAL, ESTADUAL E
MUNICIPAL SITUAÇÃO EDUCACIONAL PROGRAMAS E PROJETOS DO PACTO CONSELHOS ESCOLARES PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO DA ESCOLA MOBILIZAÇÃO E AÇÕES INTERSETORIAIS

18 ACESSO AOS RESULTADOS DO SisPAE PELOS COMITÊS
ESTADUAL (Secretário) REGIONAL (Gestor) MUNICIPAL (Representante da Secretaria) ESCOLA/CONSELHO ESCOLAR

19 AVALIAÇÃO (DIMENSÕES): PARTICIPAÇÃO FORMAÇÃO CONTINUADA
Aprendizagem e reaprendizagem permanente PROFICIÊNCIA ATITUDES E PRÁTICAS DE GESTÃO INFRA-ESTRUTURA DAS ESCOLAS ATITUDES E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS PARTICIPAÇÃO FORMAÇÃO CONTINUADA

20 Participação Rede Estadual Etapa N° de Alunos Previstos
N° de Alunos Avaliados Participação (%) 4º Ano do Ensino Fundamental 14.685 10.805 73,6 8º Ano do Ensino Fundamental 34.706 24.594 70,9 1ª Série Ensino Médio 64.392 53,8 2ª Série Ensino Médio 90.755 50.049 55,1 3ª Série Ensino Médio 77.499 43.557 56,2

21 Participação Redes Municipais Participantes Etapa
N° de Alunos Previstos N° de Alunos Avaliados Participação (%) 4º Ano do Ensino Fundamental 70.437 29.605 42,0 8º Ano do Ensino Fundamental 41.133 14.323 34,8

22 Saeb/Séries iniciais/2011
Proficiências Médias Língua Portuguesa – 4º Ano do Ensino Fundamental Redes Municipais Participantes 4º ano/2013 Saeb/Séries iniciais/2011

23 Proficiências Médias - 2013
Língua Portuguesa – 8º Ano do Ensino Fundamental Redes Municipais Participantes 8º ano/2013 Saeb/Séries finais/2011

24 USO DOS RESULTADOS DO SISPAE NA CONSTRUÇÃO DO PEE E PME
GESTÃO ESCOLAR PROFICIÊNCIA FLUXO COMITÊ TÉCNICO MULTIPLICADOR

25 20 METAS ORGANIZADAS EM 5 GRUPOS ESTRUTURANTES:
1-Universalização da alfabetização e ampliação da escolaridade(1,2,3,5,6,7,9,10 e 11); 2-Superação da desigualdade e valorização das diferenças(4 e 8); 5- Gestão da Educação(19 e 20). 4- Educação Superior (12,13,14 ); 3-Valorização dos profissionais da Educação( 15, 16, 17e 18); R1-2 Alunos da Educação Básica com o desempenho e frequência melhorado; R5. Capacidade de gestão do Sistema Educacional aprimorada R3. Habilidades e competências dos profissionais de educação fortalecidas; R4. Rede física das escolas públicas adequadas e com recursos didático-pedagógicos disponíveis e coerentes com o PPP ; R6. Comunidade escolar, governos e sociedade envolvidos, e contribuindo para a melhoria dos resultados educacionais; R7. Tecnologia da informação utilizada para a melhoria da prática gestora, pedagógica e mobilizadora.

26 EXEMPLO DO USO DOS RESULTADOS NA CONSTRUÇÃO DE META
O Município X apresenta os seguintes dados referentes ao IDEB: IDEB projetado 2007 2009 2011 2013 2015 2017 2019 2021 2.4 2.9 3.3 3.6 3.9 4.2 4.5 4.8 IDEB 2005 2007 2009 2011 IDEB OBSERVADO 2.3 2.7 3.0 3.8 As metas projetadas até o ultimo resultado do IDEB foram alcançadas , no entanto, segundo os dados do INEP, o Município apresenta taxa de distorção idade série de 27 % nos anos iniciais e 49, 3 % nos anos finais do Ensino Fundamental. No ensino médio o Município apresenta taxa de distorção idade de 65,9%.

27 META META DO PEE META DO PACTO META DO PME
Meta 7-Fomentar a qualidade da educação básica em todas as etapas e modalidades, com melhoria do fluxo escolar e da aprendizagem de modo a atingir as seguintes médias nacionais para o IDEB: Criar até uma política de avaliação institucional do sistema estadual de ensino do Pará, de forma democrática, participativa e descentralizada; Criar critérios avaliativos, assegurados no Projeto Político Pedagógico dos Sistemas de Ensino que viabilizem a progressão do Aluno. Aumentar em 30% o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) em todos os níveis: Ensino Fundamental I e II e Ensino Médio, num período de 5 anos. IDEB 2015 2017 2019 2021 Anos Iniciais do E.F. 5,2 5,5 5,7 6,0 Anos finais do E.F. 4,7 5,0 Ensino Médio 4,3

28 ESTRATÉGIA DO MUNICÍPIO
META PNE META DO PME ESTRATÉGIA DO MUNICÍPIO Meta 7-Fomentar a qualidade da educação básica em todas as etapas e modalidades, com melhoria do fluxo escolar e da aprendizagem de modo a atingir as seguintes médias nacionais para o IDEB: Melhorar a qualidade da educação básica elevando a correção do fluxo escolar em 6% ao ano e aumentar a escala de proficiência em 10% a cada dois anos de modo a atingir as seguintes médias municipal para o IDEB: Implantar projetos educativos específicos para atender os estudantes com distorção idade/série; Elaborar e efetivar projetos educativos para atender os estudantes para melhorar os índices de proficiência; Oferecer condições de trabalho, valorização e desenvolvimento profissional a todos que atuam na educação escolar; . IDEB 2015 2017 2019 2021 4.0 4.2 4.5 5.0

29 SisPAE SUA INTEGRAÇÃO SINALIZA PARA AVANÇOS EDUCACIONAIS
Gabarito: A alternativa correta é a C


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