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Sistema Paraense de Avaliação Educacional SisPAE - Edição 2013 Secretaria de Estado de Educação SEDUC/PA.

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1 Sistema Paraense de Avaliação Educacional SisPAE - Edição 2013 Secretaria de Estado de Educação SEDUC/PA.

2 Definir políticas e estratégias de educação. Definir políticas e estratégias de educação. Construir PPP Construir PPP Conselhos Escolares Conselhos Escolares Ensino- Aprendizagem Ensino- Aprendizagem

3 PACTO/SisPAE ESCOLAS SISTEMAS DE AVALIAÇÃO FAMÍLIAS PÚBLICO/PRIVADO E SOCIEDADE PLANO NACIONAL, ESTADUAL E MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO PLANO NACIONAL, ESTADUAL E MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO SECRETARIAS E CONSELHOS DE EDUCAÇÃO

4 O que é SisPAE? Sistema Paraense de Avaliação Educacional Avaliação externa da Educação Básica Paraense a ser realizada pela SEDUC em parceria com os Municípios. Função Produzir diagnóstico a fim de verificar em que medida a escola está alcançando seus objetivos de aprendizagem e o quanto os alunos têm respeitado seu direito de aprender; Avaliar indicadores e estabelecer parâmetros aos educadores no que concerne às políticas, diretrizes teórico-conceituais e metodológicas dos planos e práticas de educação; Apresentar casos de boas práticas, valorizando o esforço identificado e apresentando a outras escolas uma alternativa viável para conduzir o trabalho.

5 Canais de divulgação do SisPAE Revista do Sistema Revista do Gestor Revista Pedagógica Revista Contextual Caderno de Pesquisa Material Impresso Oficinas Vídeos Kits instrucionais Ações de formação Integração dos dados Resultados das escolas Mídias sociais Portal da Avaliação Cursos a distância Curso presencial Acompanhamento técnico/pedagógico Transferência de tecnologia

6 Sistema que pactua melhoria de resultados na educação paraense. Estado Regionais Municípios Escola Turma Aluno

7 SEAPE SADEAM SAEPI SARESP SIMAVE SAERJ SAERO PAEBES SAEMS SAEGO AREAL AVALIE SISPAE SALTO SPAECE SAEPE SAEMI SAERS SAEP Sistema de Av. da Educ. da Paraíba AVALIA BH ALFABETIZA RIO Sistemas próprios de Avaliação Fonte: CAEd

8 Desafios do SisPAE Maior participação dos gestores, especialistas e professores nas discussões sobre apropriação e utilização dos resultados pelas Secretarias e escolas. Melhor alinhamento entre os planos: de educação, gestão, ensino, avaliação e participação dos profissionais nos processos formativos.. Canais de comunicação efetivos e constantes com gestores, professores, pais, alunos e sociedade sobre a qualidade da educação e responsabilidade de todos.

9 Investigação da proficiência e de fatores intra e extraescolares específicos de cada sistema AVALIA Diagnosticando e reorientando a ação educativa Avaliação do impacto dos programas implementados pelas Secretarias AVALIA compreendendo a razão da sua própria ação Reorientação das políticas e Estudo de casos de boas práticas AVALIA Aprendendo a reconstruir

10 Abaixo do Básico Recuperação Básico Reforço Adequado Aprofundamento Avançado Desafio Padrões de Desempenho do SisPAE

11 Uso dos Resultados do SisPAE (senha) Secretarias de Educação/Escola Secretarias de Educação/Escola Comitês do Pacto/Conselho Escolar CONCEPÇÃO DE EDUCAÇÃO E AVALIAÇÃO, (RE) CONSTRUÇÃO DE PLANOS EDUCAÇÃO E AVALIAÇÃO, (RE) CONSTRUÇÃO DE PLANOS,

12 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO/ ESCOLA PROFICIÊNCIA ARTICULAÇÕES COMITÊS E EMPRESAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E DE GESTÃO PLANEJAMENTO INTERSETORIAL PROJETOS/ FORMAÇÃO CONTINUADA PROJETOS/ FORMAÇÃO CONTINUADA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO

13 SisPAE- Secretaria de Educação Plano Nacional, Estadual e Municipal de Educação; Programas e Projetos de Melhoria da Educação Básica, consolidação do Sistema Paraense de Avaliação Educacional. Plano Nacional, Estadual e Municipal de Educação; Programas e Projetos de Melhoria da Educação Básica, consolidação do Sistema Paraense de Avaliação Educacional. Diagnósticos da realidade educacional; Monitoramento de projetos e gestão de resultados; Formação de Professores; Fortalecimento dos Conselhos Escolares; Articulação com Empresas/Instituições parceiras.

14 SisPAE/ESCOLA ENSINOAPRENDIZAGEM AVALIAÇÃO REORIENTAÇÃO DO PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO

15 Gestor da Escola: Gestor da Escola: Planejamento escolar em consonância com as políticas; Planejamento escolar em consonância com as políticas; Planejamento escolar em consonância com as políticas; Planejamento escolar em consonância com as políticas; Coordenação e participação na Coordenação e participação na elaboração do Projeto da Escola; Coordenação e participação na Coordenação e participação na elaboração do Projeto da Escola; Participação no Conselho Escolar; Participação no Conselho Escolar; Monitoramento da qualidade do ensino-aprendizagem; Monitoramento da qualidade do ensino-aprendizagem; Subsídio para avaliação institucional.Subsídio para avaliação institucional. Gestor da Rede: Planejamento e execução de políticas públicas; Criação de metas de qualidade e equidade educacionais; Reorientações de processos e fluxos; Implementação de medidas de responsabilização; Ações de formação continuada de professores; Monitoramento da qualidade da educação.

16 QUESTIONÁRIO/DIRETOR Há algum projeto de redução de taxas de abandono e reprovação na sua escola? Ao longo deste ano letivo, quantos professores desta escola participaram de programas de capacitação, treinamento ou desenvolvimento profissional? Qual é a medida tomada nesta escola em relação à ausência dos pais e/ou responsáveis no acompanhamento da vida escolar dos alunos?

17 SisPAE/ COMITÊS ALINHAMENTO PLANO NACIONAL, ESTADUAL E ALINHAMENTO PLANO NACIONAL, ESTADUAL E MUNICIPAL SITUAÇÃO EDUCACIONAL PROGRAMAS E PROJETOS DO PACTO CONSELHOS ESCOLARES PROJETO POLÍTICO- PEDAGÓGICO DA ESCOLA PROJETO POLÍTICO- PEDAGÓGICO DA ESCOLA MOBILIZAÇÃO E AÇÕES INTERSETORIAIS

18 ACESSO AOS RESULTADOS DO SisPAE PELOS COMITÊS ESTADUAL(Secretário) REGIONAL(Gestor) MUNICIPAL (Representante da Secretaria) ESCOLA/CONSELHO ESCOLAR

19 AVALIAÇÃO (DIMENSÕES): Aprendizagem e reaprendizagem permanente PROFICIÊNCIA ATITUDES E PRÁTICAS DE GESTÃO INFRA-ESTRUTURA DAS ESCOLAS INFRA-ESTRUTURA DAS ESCOLAS ATITUDES E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS PARTICIPAÇÃO FORMAÇÃO CONTINUADA

20 Participação Rede Estadual Etapa N° de Alunos Previstos N° de Alunos Avaliados Participação (%) 4º Ano do Ensino Fundamental ,6 8º Ano do Ensino Fundamental ,9 1ª Série Ensino Médio ,8 2ª Série Ensino Médio ,1 3ª Série Ensino Médio ,2

21 Participação Redes Municipais Participantes Etapa N° de Alunos Previstos N° de Alunos Avaliados Participação (%) 4º Ano do Ensino Fundamental ,0 8º Ano do Ensino Fundamental ,8

22 Proficiências Médias Língua Portuguesa – 4º Ano do Ensino Fundamental Redes Municipais Participantes 4º ano/2013 Saeb/Séries iniciais/2011

23 Proficiências Médias Língua Portuguesa – 8º Ano do Ensino Fundamental Redes Municipais Participantes 8º ano/2013 Saeb/Séries finais/2011

24 USO DOS RESULTADOS DO SISPAE NA CONSTRUÇÃO DO PEE E PME GESTÃO ESCOLAR PROFICIÊNCIA FLUXO COMITÊ TÉCNICO MULTIPLICADOR

25 R1-2 Alunos da Educação Básica com o desempenho e frequência melhorado; R3. Habilidades e competências dos profissionais de educação fortalecidas; R4. Rede física das escolas públicas adequadas e com recursos didático-pedagógicos disponíveis e coerentes com o PPP ; R6. Comunidade escolar, governos e sociedade envolvidos, e contribuindo para a melhoria dos resultados educacionais; 20 METAS ORGANIZADAS EM 5 GRUPOS ESTRUTURANTES : R5. Capacidade de gestão do Sistema Educacional aprimorada 1-Universalização da alfabetização e ampliação da escolaridade(1,2,3,5,6,7,9,10 e 11); 2-Superação da desigualdade e valorização das diferenças(4 e 8); 3-Valorização dos profissionais da Educação( 15, 16, 17e 18); 4- Educação Superior (12,13,14 ); 5- Gestão da Educação(19 e 20). R7. Tecnologia da informação utilizada para a melhoria da prática gestora, pedagógica e mobilizadora.

26 EXEMPLO DO USO DOS RESULTADOS NA CONSTRUÇÃO DE META O Município X apresenta os seguintes dados referentes ao IDEB: IDEB IDEB OBSERVADO IDEB projetado As metas projetadas até o ultimo resultado do IDEB foram alcançadas, no entanto, segundo os dados do INEP, o Município apresenta taxa de distorção idade série de 27 % nos anos iniciais e 49, 3 % nos anos finais do Ensino Fundamental. No ensino médio o Município apresenta taxa de distorção idade de 65,9%.

27 METAMETA DO PEEMETA DO PACTOMETA DO PME Meta 7-Fomentar a qualidade da educação básica em todas as etapas e modalidades, com melhoria do fluxo escolar e da aprendizagem de modo a atingir as seguintes médias nacionais para o IDEB: Criar até 2009 uma política de avaliação institucional do sistema estadual de ensino do Pará, de forma democrática, participativa e descentralizada; Criar critérios avaliativos, assegurados no Projeto Político Pedagógico dos Sistemas de Ensino que viabilizem a progressão do Aluno. Aumentar em 30% o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) em todos os níveis: Ensino Fundamental I e II e Ensino Médio, num período de 5 anos. IDEB Anos Iniciais do E.F. 5,25,55,76,0 Anos finais do E.F. 4,75,05,25,5 Ensino Médio 4,34,75,05,2

28 META PNEMETA DO PMEESTRATÉGIA DO MUNICÍPIO Meta 7-Fomentar a qualidade da educação básica em todas as etapas e modalidades, com melhoria do fluxo escolar e da aprendizagem de modo a atingir as seguintes médias nacionais para o IDEB: Melhorar a qualidade da educação básica elevando a correção do fluxo escolar em 6% ao ano e aumentar a escala de proficiência em 10% a cada dois anos de modo a atingir as seguintes médias municipal para o IDEB: Implantar projetos educativos específicos para atender os estudantes com distorção idade/série; Elaborar e efetivar projetos educativos para atender os estudantes para melhorar os índices de proficiência; Oferecer condições de trabalho, valorização e desenvolvimento profissional a todos que atuam na educação escolar;. IDEB

29 SisPAE SUA INTEGRAÇÃO SINALIZA PARA AVANÇOS EDUCACIONAIS Gabarito: A alternativa correta é a C 29


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