A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Evolução:. Fixismo: as espécies biológicas seriam imutáveis. Platão: espécies possuem uma essência fixa, não sendo possível uma se transformar em outra.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Evolução:. Fixismo: as espécies biológicas seriam imutáveis. Platão: espécies possuem uma essência fixa, não sendo possível uma se transformar em outra."— Transcrição da apresentação:

1 Evolução:

2 Fixismo: as espécies biológicas seriam imutáveis. Platão: espécies possuem uma essência fixa, não sendo possível uma se transformar em outra. Aristóteles: os seres vivos podem surgir de forma espontânea Geração espontânea(abiogênese).

3 Jean-Baptiste de Lamarck

4 Principais teorias evolucionistas: Jean-Baptiste de Lamarck (1809). 1º cientista a propor uma teoria transformista para explicar a diversidade dos seres vivos. “Os seres vivos mudam no decorrer do tempo e transformam-se em outras espécies”. Evolução seria um processo de aumento da complexidade que tendia à perfeição.

5 As ideias evolucionistas de Lamarck: I- Lei do uso e desuso: As modificações no ambiente seriam capazes de desencadear mudanças nos seres vivos. Estruturas poderiam surgir em um organismo em função da necessidade e poderiam se alterar de acordo com a intensidade com que fossem utilizadas.

6

7

8 II- Lei da herança dos caracteres adquiridos: As modificações individuais adquiridas em função da necessidade seriam transmitidas à prole

9 Charles Robert Darwin: Nascimento: 12 de fevereiro de Inglaterra. Livros: A Origem das Espécies (1859),A Origem das Espécies A viagem do Beagle(1839), Descendência do Homem e Seleção em Relação ao Sexo (1871). Casado com: Emma Wedgwood. Morte: 19 de abril de 1882.

10 A convite do botânico Henslow, Darwin participou de uma expedição ao redor do mundo a bordo do navio Beagle. Escreveu um diário, coletou milhares de espécimes de animais e vegetais.

11 A viagem do Beagle durou quatro anos e nove meses, dois terços dos quais Darwin esteve em terra firme.Darwin estudou uma grande variedade de características geológicas, fósseis, organismos vivos e conheceu muitas pessoas, entre nativos e colonos.Beaglefósseis

12 Evidências: Espécies extintas. Encontrou América do Sul, uma espécie substituída por outra diferente, embora bem semelhante. Os habitantes das ilhas oceânicas se pareciam com as espécies encontradas nos continentes vizinhos. Não encontrou espécies idênticas nas ilhas Galápagos.

13

14 Os tentilhões de Darwin são pequenas aves que se subdividem em 14 espécies. Estas, apesar de muito semelhantes, distinguem-se pela forma e tamanho do bico, associado ao que cada uma destas come. Desta forma, Darwin concluiu que as características particulares de cada ilha condicionaram a evolução de cada espécie e daí a sua diferenciação.

15

16 - Organismos de uma mesma espécie apresentavam diferentes características (variavam) Variabilidade intraespecífica. - O meio ambiente oferece limites ao crescimento populacional dos seres vivos, que disputam por alimentos e outros recursos. -As formas mais aptas conseguiriam sobreviver e deixar uma progênie maior, enquanto as formas menos aptas seriam gradualmente eliminadas. SELEÇAO NATURAL

17

18 Tipos de seleção natural: A seleção natural age no fenótipo, ou nas características observáveis de um organismo, de tal forma que indivíduos com fenótipos favoráveis têm mais chances de sobreviver e se reproduzir do que aqueles com fenótipos menos favoráveis.fenótiporeproduzir Se esses fenótipos apresentam uma base genética, então o genótipo associado com o fenótipo favorável terá sua frequência aumentada na geração seguinte. Com o passar do tempo, esse processo pode resultar em adaptações que especializarão organismos em nichos ecológicos particulares e pode resultar na emergência de novas espécies.genéticagenótipoadaptaçõesnichos ecológicos emergênciaespécies

19 Tipos de seleção natural: Seleção direcionalSeleção estabilizadoraSeleção disruptiva

20 Seleção direcional: A seleção direcional favorece um único fenótipo e nesse tipo de seleção o alelo mais vantajoso aumenta de frequência, ao longo das gerações a seleção direcional age sobre fenótipos homozigotos. O alelo não tem que ser necessariamente dominante, o alelo recessivo também poderá ser fixado na população. Esse tipo de seleção ocorre frequentemente em mudanças ambientais e quando ocorre migração de populações para novas áreas que possuem diferentes pressões ambientais

21

22 Seleção estabilizadora: Indivíduos com fenótipo intermediário são favorecidos em detrimento dos indivíduos que apresentam características extremas.

23 Ex: de seleção estabilizadora: Peso muito maior ou muito menor do que a média(3kg a 4kg) apresentam maior taxa de mortalidade.

24 Seleção disruptiva: A seleção é disruptiva quando os indivíduos em extremos opostos de uma faixa fenotípica são favorecidos pela seleção natural. Ambiente com rochas claras e escuras, os camundongos com cores intermediárias são mais facilmente predados.

25 SELEÇÃO SEXUAL:

26

27 Seleção artificial: é o processo conduzido pelo ser humano de cruzamentos seletivos com o objetivo de selecionar características desejáveis em animais, plantas e outros seres vivos.

28

29 Com base nesses três conceitos - diversidade, tempo geológico e seleção natural -, Darwin conseguiu provar que as populações de seres vivos estão em constante transformação. Ao defender a grandeza de sua teoria em A Origem das Espécies, ele resumiu: "De um início tão simples, infinitas formas, as mais belas e mais maravilhosas, evoluíram e continuam evoluindo".

30 Teoria sintética da evolução: Genética Biologia Molecular Paleontologia Taxonomia Biogeografia Neodarwinismo (síntese moderna): Novos conhecimentos que permitiram explicar as variações entre os indivíduos de uma população e como essas variações eram transmitidas para os descendentes. Explicam as mutações, recombinações gênicas, alterações nas frequências gênicas dos genes na população com o passar do tempo,etc.

31 Principais evidências do processo evolutivo: Registro fóssil: Radioisótopos podem ser usados no campo da arqueologia. Elementos de isótopos radioativos, como carbono-14, chumbo-210 e potássio-40, são usados na datação de rochas e terrenos históricos. O cloro-36 e o trítio são usados para medir a idade da água no solo em milhões de anos. milhões

32 ANATOMIA COMPARADA: Convergência adaptativa Órgãos análogos

33 Irradiação adaptativa: Órgãos homólogos (adaptados a diferentes funções, porém apresentam a mesma origem embrionária e semelhanças anatômicas)

34

35 Embriologia comparada:

36 Evidências moleculares:


Carregar ppt "Evolução:. Fixismo: as espécies biológicas seriam imutáveis. Platão: espécies possuem uma essência fixa, não sendo possível uma se transformar em outra."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google