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Um Estudo de Caso em uma Distribuidora de Energia Elétrica.

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1 Um Estudo de Caso em uma Distribuidora de Energia Elétrica

2 Objetivo O principal objetivo desta contribuição técnica é analisar se os requisitos de um sistema de gestão integrado de saúde, meio ambiente e segurança ocupacional, são suficientes para atender às reais necessidades de uma organização, de forma que se obtenha melhoria nas condições de trabalho e no clima organizacional, visando otimizar o desempenho profissional e a qualidade de vida dos trabalhadores. A questão comportamental e a segurança e saúde no trabalho

3 Introdução A organização não tem vida própria pois é criada por pessoas. São as pessoas e os seus relacionamentos que estimulam a vida na organização e respectivamente a transformam. Quando a organização do trabalho se estrutura de forma rígida, ignorando a importância dos sistemas sócio-técnicos e atribuindo primazia absoluta ao aspecto econômico, o resultado será um desajuste, uma incompatibilização entre trabalhador e o mundo operatório. Nas organizações do terceiro milênio são as pessoas que fazem a diferença. O capital intelectual das organizações está centrado no conhecimento das pessoas. Resgata-se a soma das competências e habilidades de cada um. O resultado desta soma de todos é maior que a própria organização.

4 O trabalhador e o SGI A participação consciente dos trabalhadores como objetos e sujeitos de sua própria investigação é, sem nenhuma dúvida, o motivador da investigação participante e, provavelmente, o elemento vital para gerar mudanças profundas a longo prazo, nas condições de trabalho e de saúde. É quase impossível pensar em transformações importantes neste campo sem uma ativa e organizada participação dos trabalhadores. Sem a melhoria das condições de trabalho e da participação dos trabalhadores, torna-se inviável um salto de qualidade nas propostas modernas de gerenciamento, vital para o sucesso das empresas no atual clima de competitividade.

5 A ambiência organizacional A organização é concebida como um sistema sóciotécnico, estruturado em dois subsistemas: Subsistema social, que compreende: os trabalhadores com suas características fisiológicas e psicológicas, nível de qualificação (formação e experiência), as relações sociais dentro da organização e as condições organizacionais do trabalho. Subsistema técnico, que compreende: as tarefas a serem realizadas e as condições técnicas para a sua realização, envolvendo o ambiente de trabalho, as instalações, as máquinas, os equipamentos, as ferramentas e os procedimentos e normas operacionais, inclusive as condicionantes temporais para cada operação.

6 A questão comportamental e a segurança e saúde no trabalho Pesquisa e resultados parciais Há uma concordância de considerável número de trabalhadores, quanto ao fato da empresa ter incorporado ao SGI durante sua implantação, o conhecimento deles sobre os riscos existentes nas atividades. Quanto à melhoria do ambiente de trabalho após a implementação do SGI, há um equilíbrio entre o número de trabalhadores que concordam e os que discordam da afirmativa. Há uma parcela significativa de trabalhadores que não concorda com a premissa de que o ambiente de trabalho é adequado considerando os aspectos tecnológicos, psicológicos e emocionais.

7 Pesquisa e resultados parciais Não ficou muito evidente se os trabalhadores teriam alguma sugestão para melhoria do ambiente de trabalho que pudesse ser aproveitada no SGI. Houve uma tendência clara da indiferença da maioria dos respondentes, quanto à presença dos sindicatos de classe atuando das análises desenvolvidas para detectar causas de eventuais incidentes/acidentes nos locais de trabalho.

8 Mapa Mental Scott Geller (1994) Contorno dos domínios que forjam a Cultura de Segurança Total

9 Considerações finais Independentemente do modelo adotado, um sistema de gestão, estruturado ou não, é fundamentado em princípios e materializado em práticas, como:  Liderança  Comportamento ético  Decisão baseada em fatos  Participação e desenvolvimento das pessoas  Comprometimento  Melhoria contínua

10 MUITO OBRIGADO! JOSÉ AMARO B. LIMA Mestrando em Sistemas de Gestão Tel.: Cel.:


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