A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A avaliação da Aprendizagem no Ensino Fundamental visa apontar quais os critérios de avaliação são os mais adequados para que se avalie de forma eficaz.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A avaliação da Aprendizagem no Ensino Fundamental visa apontar quais os critérios de avaliação são os mais adequados para que se avalie de forma eficaz."— Transcrição da apresentação:

1

2 A avaliação da Aprendizagem no Ensino Fundamental visa apontar quais os critérios de avaliação são os mais adequados para que se avalie de forma eficaz os alunos, os tipos de avaliações, a importância de se ter objetivos educacionais bem definidos como forma de instrumentalizar o momento da avaliação, da maneira que precisamos compreender a aplicação prática da avaliação, bem como demonstrar dificuldades encontradas na feitura de uma avaliação consequente, durante o processo de construção da aprendizagem.

3 Para termos melhor compreensão do assunto, iremos considerar tópicos que contribuem para esclarecer algumas questões que discutidas, devem ser refletidas, estas são: Avaliação Democrática e Emancipadora, por Ana Maria Saul; Avaliação Mediadora, por Jussara Hoffmann; Avaliação Formativa, por Philippe Perrenoud; Avaliação Democrática, por Celso Vasconcelos; e Objetivos Educacionais, por Bloom, Hastings e Madaus.

4 1 Avaliação Democrática ou Emancipadora: Avaliação Democrática sugere uma classificação política dos estudos avaliativos, cujos conceitos chaves são: sigilo, negociação e acessibilidade, ou seja, direito do usuário à informação e à utilização dos resultados da avaliação para melhorar ou redirecionar as próprias atividades. Sobre a Avaliação Democrática

5 Nas práticas pedagógicas preocupadas com a transformação, a avaliação é utilizada como um mecanismo de diagnóstico da situação enxergando o avanço e o crescimento e não a estagnação disciplinadora. Sendo assim, para romper com o modelo de sociedade devemos romper com a pedagogia que o traduz!

6 2 Avaliação Mediadora : De acordo com a autora, Jussara Hoffmann a avaliação ainda é essencial à educação desde que tenha perspectiva de ser problematizadora e que vise o questionamento e a reflexão sobre a ação. Diz também que “o significado básico da avaliação é a investigação e dinamização do processo de conhecimento”. A professora questiona, entre outras coisas, o que significa testar e medir na avaliação, aparecendo, então, através de suas pesquisas, discussões variadas e constantes embates entre os professores.

7 3 Avaliação Formativa : O estudo de Perrenoud (1999) inicia apontando o principal ponto do sistema educacional como um todo, não apenas o da avaliação, que é a necessidade de haver uma conscientização geral de que para que haja mudanças no processo avaliativo é imprescindível que se iniciem mudanças significativas em todo sistema educativo, pois a avaliação regula diferentes relações tais como o trabalho, a autoridade e a cooperação em sala de aula.

8 4 Avaliação Democrática por: Celso Vasconcelos A avaliação desempenha um papel significativo para o modelo social liberal-conservador, ou seja, o papel disciplinador. Os “dados relevantes” que devem ser considerados para o julgamento de valor, tornam-se “irrelevantes”, sendo que o padrão de exigência fica ao livre arbítrio do professor. O professor ao planejar suas atividades não estabelece o mínimo necessário a ser aprendido efetivamente pelo aluno, utilizando- se da “média” de notas, o que não expressa a competência do aluno, não permitindo a sua reorientação.

9 5 Objetivos educacionais: Bloom, Hastings e Madaus (1983, p.5-46) nos dizem que os objetivos educacionais ou metas de ensino são, na verdade, a manifestação do desejo das autoridades escolares de definir tipos de mudanças que esperam que se processe nos alunos. Taxonomia de objetivos educacionais é o resultado do trabalho de um grupo de examinadores que atuavam no nível colegial e que desenvolveram o sistema de classificação de objetivos educacionais, a fim de facilitar a comunicação entre si mesmo e com seus colegas a respeito dos objetivos.

10


Carregar ppt "A avaliação da Aprendizagem no Ensino Fundamental visa apontar quais os critérios de avaliação são os mais adequados para que se avalie de forma eficaz."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google