A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Produção Vegetal II: o que aprenderemos nesta disciplina? IFSC- Lages Curso Técnico em Agroecologia Módulo III Prof. Cassiane da Costa.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Produção Vegetal II: o que aprenderemos nesta disciplina? IFSC- Lages Curso Técnico em Agroecologia Módulo III Prof. Cassiane da Costa."— Transcrição da apresentação:

1 Produção Vegetal II: o que aprenderemos nesta disciplina? IFSC- Lages Curso Técnico em Agroecologia Módulo III Prof. Cassiane da Costa

2 HABILIDADES Entender as etapas da produção das principais frutíferas de importância regional; Empregar técnicas e métodos da Agroecologia no planejamento, cultivo e manejo de frutíferas.

3 BASES TECNOLÓGICAS Conceitos, importância econômica e alimentar de frutíferas; Produção de mudas frutíferas; Instalação de um pomar; Princípios de poda; Principais tratos culturas de base ecológica no pomar; Colheita de frutas.

4 NA PRÁTICA Colocaremos em prática o que aprenderemos ao longo da disciplina como produção de mudas por enxertia e estaquia e poda. Viagens programadas: -Serra Gaúcha (produção e beneficiamento de furtas) – confirmada. -Urupema (conhecer o trabalho do curso técnico do IFSC junto à Prefeitura para preservação de frutíferas); ECOSSERRA; associação de agricultura orgânica que está sendo criada ( a confirmar). -São Joaquim: EPAGRI – frutíferas ( a confirmar).

5 FRUTICULTURA “ A fruticultura pode ser conceituada como sendo o conjunto de técnicas e práticas aplicadas adequadamente com o objetivo de explorar plantas que produzam frutas comestíveis, comercialmente” (FACHINELLO; NACHTIGAL, 2014).

6 FRUTA OU FRUTO? “Segundo Ferreira (1993), fruta é a designação comum às frutas, pseudofrutos e infrutescências comestíveis, com sabor adocicado. Já o fruto é o órgão gerado pelos vegetais floríferos, e que conduz a semente, portanto resulta do desenvolvimento do ovário depois da fecundação.” (FACHINELLO; NACHTIGAL, 2014).

7 FRUTICULTURA DE CLIMA TEMPERADO NO BRASIL

8

9 ESPÉCIEBRASIL Laranja Banana Coco Manga Uva Abacaxi Tangerina Limão Maracujá Mamão Maçã Pêssego Goiaba Abacate Figo3.020 Tabela 1 - Á rea plantada das principais esp é cies frut í feras no Brasil, em hectares, no ano de 2006 Fonte: IBGE (2007)

10 IMPORTÂNCIA DA FRUTICULTURA a) Utilização intensiva de mão-de-obra; b) Possibilita um grande rendimento por área, sendo por isso uma ótima alternativa para pequenas propriedades rurais; c) Possibilita o desenvolvimento de agroindústrias, tanto de pequeno quanto de grande porte; d) Contribui para a diminuição das importações; e) Possibilita aumento nas divisas com as exportações; f) As frutas são de importância fundamental como complemento alimentar, sendo fontes de vitaminas, sais minerais, proteínas e fibras indispensáveis ao bom funcionamento do organismo humano, entre outras. Na Tabela 3 é apresentado o valor nutricional das principais frutas consumidas no Brasil.

11 SITES CONSULTADOS &script=sci_arttext ndamentos-fruticultura/1.2.htm


Carregar ppt "Produção Vegetal II: o que aprenderemos nesta disciplina? IFSC- Lages Curso Técnico em Agroecologia Módulo III Prof. Cassiane da Costa."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google