A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A IMPORTÂNCIA DA AFETIVIDADE NA APRENDIZAGEM Como o afeto influencia na aprendizagem Por Eliane da Cunha Miranda Estudante de Pedagogia.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A IMPORTÂNCIA DA AFETIVIDADE NA APRENDIZAGEM Como o afeto influencia na aprendizagem Por Eliane da Cunha Miranda Estudante de Pedagogia."— Transcrição da apresentação:

1 A IMPORTÂNCIA DA AFETIVIDADE NA APRENDIZAGEM Como o afeto influencia na aprendizagem Por Eliane da Cunha Miranda Estudante de Pedagogia

2 A IMPORTÂNCIA DA AFETIVIDADE NA APRENDIZAGEM Texto Acadêmico apresentado à FACULDADE DE EDUCAÇÃO da UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO como requisito parcial à obtenção do GRAU DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA, na modalidade EAD.

3 O que é afetividade? A afetividade é parte integrante de nossa vida psíquica. Nossas expressões e ações não podem ser compreendidas, se não considerarmos os afetos que as acompanham. O afeto é um dos sentimentos que mais gera autoestima entre pessoas, pois garante o bem-estar do corpo gerando confiança e respeito de ambas as partes. Pode-se dizer que a afetividade é um conjunto de fenômenos psíquicos que se manifestam sob a forma de emoções, sentimentos de satisfação ou insatisfação, de alegria ou tristeza.

4 SERIEDADE DOCENTE E A AFETIVIDADE Segundo Piaget(1997 ), afeto e moral se conjugam em harmonia. Há uma conectividade do sentir e da razão para fundamentar o ser humano. É a partir dos nossos sentimentos que formamos nossos pensamentos e percepções. Seria patético pensar a relação professor – aluno como apenas baseada em conteúdos programáticos estabelecidos pelas autoridades da educação. Fernández (1991, p.47), diz que toda a aprendizagem é repleta de afetividade, já que ocorre a partir de interações sociais.

5 O afeto na relação professor- aluno O aluno deve sobretudo ser amado, e que meios tem um governante de se fazer amar por uma criança a quem ele nunca tem a propor senão ocupações contrarias ao seu gosto, se não tiver, por outro, poder para conceder-lhe esporadicamente pequenos agrados que quase nada custam em despesas ou perda de tempo, e que não deixam, se oportunamente proporcionados, de causar profunda impressão numa criança, e de ligá-la bastante ao seu mestre. (ROUSSEAU, 1994, p.23-24).

6 A afetividade e os PCNS “Eleger a cidadania como eixo vertebrador da educação escolar implica colocar-se explicitamente contra valores e práticas sociais que desrespeitem aqueles princípios, comprometendo-se com as perspectivas e decisões que as favoreçam. Isso se refere a valores, mas também a conhecimentos que permitem desenvolver as capacidades necessárias para a participação social efetiva. (1997, p.25)”

7 Como o professor pode ser afetivo? O professor afetivo é aquele que desenvolve estratégias pedagógicas, dinâmicas e criativas, demonstra prazer em ensinar, estimulando os alunos e envolvendo-os nas decisões e nos trabalhos do grupo. O professor deve estar centrado na pessoa do aluno, compreendendo suas principais necessidades e incluindo-as no planejamento do ensino.

8 Aprendizagem significativa com a afetividade Percebe-se a importância do professor como mediador da aprendizagem e o responsável em cultivar a afetividade resultando em uma aprendizagem significativa. A afetividade é, na verdade, importante porque contribui para o processo de ensino e aprendizagem, na criação de um clima de compreensão, confiança, respeito mútuo e motivação.


Carregar ppt "A IMPORTÂNCIA DA AFETIVIDADE NA APRENDIZAGEM Como o afeto influencia na aprendizagem Por Eliane da Cunha Miranda Estudante de Pedagogia."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google