A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

QUAL É A MENSAGEM MAIS APROPRIADA AO TEMA? TANTO O CÉREBRO QUANTO O CORAÇÃO ESTÃO NO CORPO DO EDUCADOR E DO APRENDIZ. O EDUCADOR TEM QUE PENSAR NO QUE.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "QUAL É A MENSAGEM MAIS APROPRIADA AO TEMA? TANTO O CÉREBRO QUANTO O CORAÇÃO ESTÃO NO CORPO DO EDUCADOR E DO APRENDIZ. O EDUCADOR TEM QUE PENSAR NO QUE."— Transcrição da apresentação:

1

2 QUAL É A MENSAGEM MAIS APROPRIADA AO TEMA? TANTO O CÉREBRO QUANTO O CORAÇÃO ESTÃO NO CORPO DO EDUCADOR E DO APRENDIZ. O EDUCADOR TEM QUE PENSAR NO QUE VAI ENSINAR, GOSTAR DO ASSUNTO E INTERESSAR OS APRENDIZES. O EDUCADOR DEVE SER AFETUOSO.

3

4 1- Temos baseado o processo ensino-aprendizagem mais no controle autoritário, do que no afeto, com amorosidade ! PRESSUPOSTOS QUE JUSTIFICAM O TEMA

5 3-Mais no autoritarismo do, do que na colaboração.. 2-Mais na transmissão de informações do que na autoria de pensamento,

6 A história do “ presta a atenção”...

7 Com o coração na escola. O que pretendemos? Analisar, criticamente, o encontro ou o desencontro que ocorre na relação entre o aluno, o professor e os “objetos” de conhecimento, favorecendo ou não, a efetivação da aprendizagem. Em outras palavras: TRATAR DA INCLUSÃO DO ALUNO NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM E NA PARTICIPAÇÃO, prazerosamente.

8 A afetividade é um componente básico no processo ensino-aprendizagem porque dinamiza as interações, facilita a comunicação, afeta os participantes, promove a união e multiplica as potencialidades.

9 DEMONSTRAÇÕES DE AFETIVIDADE EFUSIVAS POR MEIO DE PALAVRAS E DE GESTOS, PARA ALGUNS ALUNOS ; REPREENSÕES PÚBLICAS; ENCAMINHAR O ALUNO PARA FORA DA SALA DE AULAS; FAZER QUEIXAS AOS PAIS.... OS EXEMPLOS QUE OFERECEMOS !

10

11 Dentro da escola muitos alunos são excluídos pelos professores e colegas. São excluídos quando nunca falamos deles, quando não os valorizamos, quando os ignoramos continuamente. São excluídos quando supervalorizamos alguns, colocando-os como exemplos, em detrimento de outros.

12 A prática educativa na escola implica na presença de um professor e de um aprendiz, interagindo nas mais diversas situações, afetando e sendo afetados um pelo outro.

13

14 NO DIA-A- DIA DA SALA DE AULA, PARA QUE SE EFETIVE A APRENDIZAGEM O EDUCADOR DEVE DESENVOLVER: ALGUMAS DAS FUNÇÕES EXECUTIVAS COMO: CONTROLE DA ATENÇÃO PLANEJAMENTO, FLEXIBILIDADE COGNITIVA, FLUÊNCIA VERBAL, RACIOCÍNIO...

15 ATENÇÃO SELETIVA CONCENTRADA E SUSTENTADA ATENÇÃO DIVIDIDA E ALTERNADA Priorização no emprego da energia psíquica para o processamento de certas categorias de informação

16 A ATENÇÃO, SEGUNDO VYGOTSKY

17

18 FOCALIZE AQUI, E VEJA O SAPO A percepção é uma função cerebral que nos permite atribuir significados a estímulos sensoriais, a partir do histórico de nossas vivências passadas.

19 FOCINHO SÓ FOCALIZE ONDE APONTADO E VEJA A CABEÇA DE UM CAVALO SAINDO DA ÁGUA OLHOS NARINAS BOCA ORELHAS PESCOÇO

20 SUGESTÃO DE ATIVIDADES PARA DESENVOLVER A ATENÇÃO E A PERCEPÇAO NA EDUCAÇÃO INFANTIL

21

22

23

24 A PROFESSORA SOLICITA ÀS CRIANÇAS QUE BRINQUEM COM AS PALAVRAS, DESENVOLVENDO A CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA COM ALITERAÇÃO: FONÊMICA E SILÁBICA

25 ONDE 10 E 10 NÃO SÃO 20 E, SE SOMARMOS 50, O TOTAL É 11? No relógio quando marca 10h e 10 minutos. Somando-se 50 minutos.... temos 11 horas!!!

26 Se a charada é apresentada verbalmente são estimuladas muitas regiões cerebrais, com destaque para as áreas de Wernicke e de Broca

27 São aquelas que nos diferenciam dos animais porque compreendem os processos cognitivos orientados a determinada meta. Para tanto nós, seres humanos, temos a habilidade de processar atividades com atenção sustentada, memória operacional, inibição de impulsos, fluência verbal e, especialmente, pensamento abstrato.

28 A educação precisa estimular a cultura do pensamento na vida dos alunos; desenvolver atividades de cooperação (trabalhos em grupo) e as de comunicação (como o teatro ou outras manifestações artísticas).

29 Facilitar a livre expressão dos alunos Estimular a cooperação e a solidariedade...

30 Estabelecer limites, com amorosidade.

31 Criar um clima de alegria, em ambientes enfeitados pelos próprios alunos para tornar a aprendizagem prazerosa.

32 O educador deve servir de exemplo como pessoa que constrói conhecimentos –usando o cérebro - e que trabalha com amorosidade – usando o “coração”.

33

34


Carregar ppt "QUAL É A MENSAGEM MAIS APROPRIADA AO TEMA? TANTO O CÉREBRO QUANTO O CORAÇÃO ESTÃO NO CORPO DO EDUCADOR E DO APRENDIZ. O EDUCADOR TEM QUE PENSAR NO QUE."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google