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MINISTERIO DA EDUCAÇÃO REDE NACIONAL DE FORMAÇÃO CONTINUADA DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO BÁSICA SECRETARIA DA EDUCAÇÃO INSTITUTO ANISIO TEIXEIRA FORUM.

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1 MINISTERIO DA EDUCAÇÃO REDE NACIONAL DE FORMAÇÃO CONTINUADA DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO BÁSICA SECRETARIA DA EDUCAÇÃO INSTITUTO ANISIO TEIXEIRA FORUM ESTADUAL PERMANENTE DE APOIO À FORMAÇÃO DOCENTE DO ESTADO DA BAHIA (FORPROF-BA) I WORKSHOP DE PEDAGOGIA DA BAHIA

2 A FORMAÇÃO DO PEDAGOGO PARA A EDUCAÇÃO NAS DIVERSAS MODALIDADES – ENFASE EDUCAÇÃO DO CAMPO CELI NELZA ZULKE TAFFARE Professora Dra. Titular FACED/UFBA COORDENADORA ESCOLA DA TERRA.

3 AS DEMANDAS REAIS NO CAMPO

4 Taxas de atendimento Educação Infantil /Creche 6,98% Educação Infantil/Pré-Escola 66,80% Ensino Fundamental 91,96% Ensino Médio 18,43% EJA – Ensino Fundamental 4,34% EJA – Ensino Médio 3,10% Acesso à Educação Básica no Campo Censo Escolar INEP/2011 Censo IBGE/2010 Ministério da Educação 6,3 milhões de matrículas no campo (12,4% do total de estudantes matriculados)

5 Educação do Campo Fonte: INEP/2011 PRONACAMPO - DIAGNÓSTICO Organização Nº escolas % escolas Nº matrículas % matrícula s Escolas e Matrículas , ,00 Com até 15 estudantes , ,3 Com até 50 estudantes , ,7 Com até 100 estudantes , ,1 Com mais de 100 estudantes , ,9 Com turmas multisseriadas , ,8 Ministério da Educação

6 Eixo II - Formação dos Professores Censo Escolar INEP/2011 Ministério da Educação Total de professores no campo: Professores no campo sem educação superior: ( com ensino médio e com ensino fundamental)

7 Adesão de Municípios Total de municípios com escolas multisseriadas

8

9 MUNICÍPIOS PRIORITÁRIOS

10 Adesão de Escolas *Total de escolas multisseriadas *Total de escolas que aderiram % das escolas multisseriadas

11 Professo res identificados no censo 2012 – Professores solicitados para adesão no escola da terra – Adesão de professores Taxa de atendimento de acordo com a meta 22% Taxa de atendimento de acordo com a meta 18% Meta de atendimento ( )

12 A ESCOLA DO CAMPO E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES O QUE DEMONSTRAM AS PESQUISAS

13 TESES ANDRE SOUZA DOS SANTOS Educação e Desenvolvimento: o caso das escolas rurais da Região do Cacau – Bahia – Brasil. THESE Présentée à la Faculté de psychologie et des sciences de l’éducation de l’Université de Genève pour obtenir le grade de Docteur en sciences de l’éducation CLÁUDIO EDUARDO FELIX DOS SANTOS : Relativismo e Escolanovismo na formação do educador: uma análise Histórico- Crítica da Licenciatura em Educação do Campo. Tese apresentada ao Programa de Pós- Graduação em Educação da Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia como requisito parcial para obtenção do título de Doutor em Educação. MARIA NALVA DE ARAUJO: AS CONTRADIÇÕES E AS POSSIBILIDADES DE CONSTRUÇÃO DE UMA EDUCAÇÃO EMANCIPATÓRIA NO CONTEXTO DO MST Tese apresentada ao Programa de Pós- Graduação em Educação da Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia, como requisito parcial para obtenção do título de Doutor em Educação.

14 O QUE PROPÕE O GOVERNO

15 Programa de apoio técnico e financeiro aos Estados, Municípios e Distrito Federal para a implementação da política de educação do campo, conforme Decreto n° 7.352/2010. Ações voltadas para o fortalecimento e a melhoria do ensino nas redes existentes e ampliação de acesso a educação para as populações do campo PRONACAMPO Eixo I – Gestão e Práticas Pedagógicas Eixo II – Formação de Professores Eixo III – Educação de jovens e adultos, Educação Profissional e Tecnológica Eixo IV – Infraestrutura Física e Tecnológica Ministério da Educação

16 Escola da Terra  Apoio às escolas com classes multisseriadas dos anos iniciais do ensino fundamental. Ações  Formação continuada dos professores com cursos de aperfeiçoamento de 200 horas  Equipe local responsável pelo acompanhamento pedagógico  Conjunto de materiais pedagógicos específicos Metas ( )  Todas as escolas ( ) – kits de materiais e acompanhamento pedagógico PRONACAMPO: Eixo I - Gestão e Práticas Pedagógicas 71,37% das escolas tem turmas multisseriadas e representam 22% das matrículas totais campo Ministério da Educação

17 Formação Inicial, Continuada e Pós-Graduação PRONACAMPO: Eixo II – Formação de Professores Ações  Oferta de cursos de licenciatura do campo  Expansão de polos da Universidade Aberta do Brasil  Cursos de aperfeiçoamento e especialização  Financiamento específico nas áreas de conhecimento voltadas a educação do campo e quilombola, por meio do Observatório da Educação e do Programa de Extensão Universitária – PROEXT, conforme demanda apresentada.  Escola sem fronteiras Instrumentos  UAB  Plano de Ações Articuladas da Formação – PARFOR  IES públicas e comunitárias  Programa Nacional de Assistência Estudantil – PNAES Metas ( )  professores em formação inicial (Primeira Etapa)  professores com formação continuada (Primeira Etapa) Ministério da Educação

18 Rede de Formação UAB – PARFOR - PROCAMPO IES RegiõesNorteNordesteCentro-OesteSudesteSulTotal Federais Estaduais Municipais Privadas sem fins lucrativos Total

19 Escola da Terra – Projetos das Universidades UFRGS, UFMG, UFPE, UFAM, UFPA, UFBA

20 QUE PROPOE A UFBA Universidade Federal da Bahia - UFBA

21 COORDENAÇÃO GERAL DE POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO DO CAMPO PROJETO UFBA – Escola da Terra CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA O CURSO TERÁ SEIS MÓDULOS, CADA MÓDULO COM 20 HORAS PRESENCIAIS E 40 SEMI-PRESENCIAIS, COM CARGA HORÁRIA TOTAL DE 360 H/A MÓDULOSTEMPO PRESENCIAL TEMPO SEMI- PRESENCIAL PRIMEIRO MÓDULO OS FUNDAMENTOS ESTARÃO TRATADOS A PARTIR DO REAL CONCRETO, O QUE EXIGIRÁ A ABORDAGEM SOBRE O MODO DE PRODUÇÃO E O TRABALHO EM, GERAL AO TRABALHO PEDAGÓGICO SEGUNDO MÓDULO APRESENTA ESPECIFIDADES DO PROCESSO DE TRABALHO, PARA QUE OS PROFESSORES SE APROXIMEM DO MATERIALISMO HISTÓRICO-DIALÉTICO FOCANDO QUATRO EIXOS FUNDAMENTAIS: A CONCEPÇÃO DE EDUCAÇÃO DO CAMPO; PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO DA ESCOLA DO CAMPO, ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO E CURRÍCULO PARA AS ESCOLA DO CAMPO E O FINANCIAMENTO DAS ESCOLAS DO CAMPO. 2040

22 COORDENAÇÃO GERAL DE POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO DO CAMPO PROJETO UFBA – Escola da Terra CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA O CURSO TERÁ SEIS MÓDULOS, CADA MÓDULO COM 20 HORAS PRESENCIAIS E 40 SEMI-PRESENCIAIS, COM CARGA HORÁRIA TOTAL DE 360 H/A MÓDULOSTEMPO PRESENCIAL TEMPO SEMI- PRESENCIAL TERCEIRO MÓDULO A ONTOLOGIA DO SER SOCIAL, A TEORIA DO CONHECIMENTO E DO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM SERÃO TRATADOS, JUNTAMENTE COM A FUNÇÃO SOCIAL DA ESCOLA. O DESENVOLVIMENTO DAS FUNÇÕES PSICOLÓGICAS SUPERIORES. AS DIMENSÕES A SEREM DESENVOLVIDAS DA PERSONALIDADE DAS CRIANÇAS. O ACESSO AOS PRODUTOS E MEIOS DE PRODUÇÃO DA CULTURA, DA CIÊNCIA, HUMANIDADES, ARTES E EDUCAÇÃO FÍSICA QUARTO MÓDULO OS FUNDAMENTOS E BASES DO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO DAS CRIANÇAS EM MULTISSERIAÇÃO, TENDO COMO EIXO NORTEADOR, CONCEPÇÕES DE DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM (PSICOLOGIA HISTÓRICO-CULTURAL). O MÓDULO SERÁ FOCADO SOBRE OS ESTUDOS REFERENTE AO ENSINO FUNDAMENTAL DE NOVE ANOS.

23 COORDENAÇÃO GERAL DE POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO DO CAMPO PROJETO UFBA – Escola da Terra CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA O CURSO TERÁ SEIS MÓDULOS, CADA MÓDULO COM 20 HORAS PRESENCIAIS E 40 SEMI-PRESENCIAIS, COM CARGA HORÁRIA TOTAL DE 360 H/A MÓDULOSTEMPO PRESENCIAL TEMPO SEMI- PRESENCIAL TEORIAS DE ALFABETIZAÇÃO (ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO; ASPECTOS PSICOLOLINGÜÍSTICOS DA ALFABETIZAÇÃO (DESENVOLVIMENTO DA ESCRITA, PRODUÇÃO DE TEXTOS, GÊNEROS TEXTUAIS); FORMAS DE AGRUPAMENTO ENTRE AS CRIANÇAS NAS SALAS MULTISSERIADAS QUINTO MÓDULO – PESQUISAS E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NA EDUCAÇÃO DO CAMPO, ESTUDANDO A PRÁTICA PEDAGÓGICA E O TRABALHO COM AS AREAS DO CONHECIMENTO: NESTE MÓDULO SERÃO DESTACADOS OS PRINCÍPIOS PARA A ORGANIZAÇÃO DO ENSINO, CONSIDERANDO AS RELAÇÕES MAIS GERAIS TRABALHO-CAPITAL E ESPECÍFICAS DO TRABALHO PEDAGÓGICO NAS CLASSES MULTISSERIADAS: OBJETIVO-AVALIAÇÃO, CONTEÚDO-MÉTODO, TEMPO-ESPAÇO, PROFESSOR-ESTUDANTE- COMUNIDADE-ESTADO. OS ALUNOS IRÃO APRENDER A UTILIZAR O MATERIAL DIDÁTICO DO PROGRAMA, UTILIZAÇÃO DO KIT PEDAGÓGICO NO TRATO COM O CONHECIMENTO DAS ÁREAS DAS CIÊNCIAS, DAS HUMANIDADES, DAS ARTES E DA EDUCAÇÃO FÍSICA. 2040

24 COORDENAÇÃO GERAL DE POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO DO CAMPO PROJETO UFBA – Escola da Terra CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA O CURSO TERÁ SEIS MÓDULOS, CADA MÓDULO COM 20 HORAS PRESENCIAIS E 40 SEMI-PRESENCIAIS, COM CARGA HORÁRIA TOTAL DE 360 H/A MÓDULOSTEMPO PRESENCIAL TEMPO SEMI- PRESENCIAL NO SEXTO MÓDULO SERÁ TRABALHADO A QUESTÃO DA GESTÃO EDUCACIONAL DAS ESCOLAS DO CAMPO NO ESTADO DA BAHIA, COM O INTUITO QUE O PROFESSOR COMPREENDA A GESTÃO EDUCACIONAL E ESCOLAR DO CAMPO NA PERSPECTIVA HISTÓRICO-CRÍTICA, IDENTIFICANDO AS POSSIBILIDADES DA GESTÃO DO ESPAÇO ESCOLAR E DO COTIDIANO DA COMUNIDADE MEDIADAS POR PRÁTICAS EDUCATIVAS SUPERADORAS, FUNDAMENTANDO-SE NA CONCEPÇÃO DE GESTÃO EDUCACIONAL A PARTIR DA PEDAGOGIA HISTÓRICO- CRÍTICA. 2040

25 COORDENAÇÃO GERAL DE POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO DO CAMPO PROJETO UFBA – Escola da Terra CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA O CURSO TERÁ SEIS MÓDULOS, CADA MÓDULO COM 20 HORAS PRESENCIAIS E 40 SEMI-PRESENCIAIS, COM CARGA HORÁRIA TOTAL DE 360 H/A MÓDULOS AO TÉRMINO DO CURSO, OS ALUNOS APRESENTARÃO O RELATÓRIO TÉCNICO CIENTIFICO COMO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO VERSANDO SOBRE A PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA E O PROJETO DE INTERVENÇÃO NA ESCOLA COM ESTA BASE TEÓRICA. QUANTO AO MÉTODO DIDÁTICO – MÉTODO DE ENSINO, DENOMINADO DE MÉTODO DA PRÁTICA SOCIAL, VAMOS NOS VALER DA PROPOSTA METODOLÓGICA HISTÓRICO-CRÍTICA APRESENTADA POR SAVIANI (2003) QUE APRESENTA CINCO MOMENTOS, A SABER: A PRÁTICA SOCIAL, A PROBLEMATIZAÇÃO, A INSTRUMENTALIZAÇÃO, A CATARSE E O RETORNO À PRÁTICA SOCIAL.

26 COORDENAÇÃO GERAL DE POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO DO CAMPO PROJETO UFBA – Escola da Terra CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA O CURSO TERÁ SEIS MÓDULOS, CADA MÓDULO COM 20 HORAS PRESENCIAIS E 40 SEMI-PRESENCIAIS, COM CARGA HORÁRIA TOTAL DE 360 H/A MÓDULOS DESDE O PRIMEIRO MÓDULO SERÁ TRABALHADO O USO PEDAGÓGICO DE TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS - COMPUTADOR NA SALA DE AULA-, ONDE OS PROFESSORES UTILIZARÃO AS FERRAMENTAS COMO MAIS UM ELEMENTO À SUA PRÁTICA PEDAGÓGICA, NA CONCEPÇÃO HISTÓRICO-CRÍTICA. DESDE O PRIMEIRO MÓDULO OS PARTICIPANTES SERÃO ORIENTADOS PARA A IMPLEMENTAÇÃO DAS ATIVIDADES DE CARÁTER FORMATIVO NAS ESCOLAS MULTISSERIADAS NO TEMPO ESCOLA-COMUNIDADE. EM CADA MÓDULO SÃO 20 HORAS PRESENCIAIS E 40 HORAS NA ESCOLA COMUNIDADE. AO TODO SERÃO 120 HORAS PRESENCIAIS E 240 HORAS DE TRABALHO EM CAMPO NAS ESCOLAS MULTISSERIADAS. AS ORIENTAÇÕES NO TEMPO ESCOLA SUBSIDIARÃO AINDA, A ELABORAÇÃO DE RELATÓRIOS TÉCNICO CIENTÍFICOS A SEREM ENTREGUES SEGUNDO NORMAS TÉCNICAS COMO REQUISITO PARA CONCLUSÃO DO CURSO. SERÁ DISCUTIDO E APRESENTADO O MODELO DE RELATÓRIO REFERENCIAL A SER TRABALHADO AO LONGO DO CURSO PARA GARANTIR O ACESSO AO CONHECIMENTO DE QUALIDADE DESSES PROFISSIONAIS DE EDUCAÇÃO.

27 MUITO OBRIGADA


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