A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Provas 2º Bimestre 2012 PREFEITURA DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO SUBSECRETARIA DE ENSINO COORDENADORIA DE EDUCAÇÃO CADERNO.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Provas 2º Bimestre 2012 PREFEITURA DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO SUBSECRETARIA DE ENSINO COORDENADORIA DE EDUCAÇÃO CADERNO."— Transcrição da apresentação:

1 Provas 2º Bimestre 2012 PREFEITURA DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO SUBSECRETARIA DE ENSINO COORDENADORIA DE EDUCAÇÃO CADERNO DO PROFESSOR 1º ANO ALFABETIZAÇÃO ESCRITA

2 Prezado Professor, Prezada Professora, Este é um momento importante para a escola, para a turma e, principalmente, para você, Professor(a). Trata-se de um momento relevante para a aprendizagem de todos os alunos. Avaliar o desenvolvimento do processo de alfabetização é permitir o replanejamento do trabalho pedagógico, para que, ao final do ano letivo, todos os alunos, sob nossa responsabilidade, tenham êxito em seu processo de alfabetização. Tendo, como objetivo, a preparação cuidadosa deste momento significativo, sugerimos: 1- Converse com os seus alunos sobre esse momento, explicando que cada um deve mostrar o que aprendeu. Consideramos importante dizer a eles que esta é uma atividade especial e que servirá para você, Professor, ajudá-los a aprender cada vez mais. 2- Os responsáveis devem ser avisados, estimulando seus filhos a estarem presentes na escola. 3- No dia da avaliação, acolha seus alunos, como sempre, com muito carinho, e procure manter um clima de serenidade para o bom desenvolvimento dos trabalhos. 4- Antes de iniciar a avaliação, explique aos alunos, com tranquilidade, todo o processo, enfatizando a necessidade de se manterem em silêncio e de prestarem bastante atenção às instruções que serão dadas para cada questão. 5- Incentive-os a responderem e, ao mesmo tempo, a não se preocuparem, caso não consigam resolver determinada questão. A prova de Alfabetização Escrita está constituída de 5 (cinco) questões e será realizada no mesmo dia da prova de Ciências dos demais anos escolares. Os parâmetros de correção vêm após esta carta. É de fundamental importância que as instruções para cada questão sejam criteriosamente seguidas. O que vem precedido de (são os comandos) deve ser lido DUAS VEZES e PAUSADAMENTE, exceto o que está entre parênteses. No material do ALUNO, não há comandos, mas apenas a figura (quando necessário) e a linha para escrever a resposta.

3 É importante ressaltar que, após corrigir a prova, atribuindo a cada questão a pontuação obtida pelo aluno, esta pontuação deverá ser passada para o sistema DESESC, de acordo com a tabela abaixo: Como sempre, agradecemos a parceria e esperamos que este momento se constitua em mais um apoio significativo para o trabalho pedagógico no cotidiano da sala de aula. Professor Alfabetizador, Professora Alfabetizadora, tenham a certeza absoluta de que acreditamos na sua competência e empenho no processo de alfabetização de todas as crianças sob a nossa responsabilidade, nas Unidades Escolares espalhadas na cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro. Respeitosamente, E/SUBE/Coordenadoria de Educação PONTUAÇÃO LETRA A MARCAR NO DESESC 2,0A 1,5B 1,0C 0,5D 0E

4 GUIA DE CORREÇÃO Prezado(a) Professor(a) Apresentamos os parâmetros para a correção da prova de escrita do 1º Ano: PARÂMETROS DE CORREÇÃO QUESTÃO 1: Proposta de análise da escrita do NOME DO ALUNO. 2,0: O nome foi escrito completo e grafado SEM ERROS ortográficos. 1,5: O nome foi escrito completo e grafado com erro(s) ortográfico(s), ou seja, com violação de regra ortográfica. 1,0: Foi escrito apenas o primeiro nome ou o nome incompleto e grafado sem erro(s) ortográfico(s). 0,5: Foi escrito apenas o primeiro nome ou o nome incompleto e grafado com erro(s) ortográfico(s), ou seja, com violação de regra ortográfica. 0: Não conseguiu escrever corretamente sequer o primeiro nome. QUESTÃO 2: Proposta de análise da escrita da palavra: GATO. 2,0: A palavra foi grafada SEM ERROS ortográficos. 1,5: A palavra foi grafada com erro(s) ortográfico(s), ou seja, com violação de regra ortográfica. Podemos citar os casos de troca de letras que representam sons ou formas próximos, como “C” e “G” ou “T” e “D”. 1,0: A escrita é apresentada com omissões, acréscimos ou trocas de letras nas sílabas, de modo aproximado ou de modo muito diferente da palavra. Neste caso, há um comprometimento maior na decifração da palavra, sendo difícil entender o que o aluno escreveu, senão se souber, de antemão, o que ele intencionava escrever. 0,5: A escrita é silábica, apresentando uma letra para cada sílaba. Ex.: AO, GT, GO. Ou a escrita é apresentada com omissões, acréscimos ou trocas de letras nas sílabas, de modo muito diferente da palavra. 0: Não realizou a atividade. QUESTÃO 3: Proposta de análise da escrita da palavra: SAPATO. 2,0: A palavra foi grafada SEM ERROS ortográficos. 1,5: A palavra foi grafada com erro(s) ortográfico(s), ou seja, com violação de regra ortográfica. 1,0: Há incorreção no traçado de alguma(s) letra(s), mas é possível decifrar a palavra. 0,5: A escrita apresenta falta, acréscimos ou trocas de letras nas sílabas, de modo aproximado ou de modo muito diferente da palavra. Neste caso, há um comprometimento maior na decifração da palavra, sendo difícil entender o que o aluno escreveu, senão se souber, de antemão, o que ele intencionava escrever. A escrita é silábica, apresentando uma letra para cada sílaba. Ex.: SPT, AAO. Ou a escrita é apresentada com omissões, acréscimos ou trocas de letras nas sílabas, de modo muito diferente da palavra. 0: Não realizou a atividade.

5 QUESTÃO 4: Proposta de análise da escrita das palavras: VIOLÃO. 2,0: A palavra foi grafada SEM ERROS ortográficos. 1,5: A palavra foi grafada com erro(s) ortográfico(s), ou seja, com violação de regra ortográfica. Podemos citar os casos de troca de letras que representam sons muito próximos, como “g” e “c” ou “f” e “v”, como “fiolão”. 1,0: Há incorreção no traçado de alguma(s) letra(s), mas é possível decifrar a palavra. 0,5: A escrita é apresentada com omissões, acréscimos ou trocas de letras nas sílabas, de modo aproximado ou de modo muito diferente da palavra. Neste caso, há um comprometimento maior na decifração da palavra, sendo difícil entender o que o aluno escreveu, senão se souber, de antemão, o que ele intencionava escrever. A escrita é silábica, apresentando uma letra para cada sílaba. Ex.: GL.. Ou a escrita é apresentada com omissões, acréscimos ou trocas de letras nas sílabas, de modo muito diferente da palavra. 0: Não realizou a atividade. QUESTÃO 5: Proposta de análise da escrita da frase: BETO GIRA O PIÃO. Professor(a), a pontuação e o uso de letras maiúsculas serão avaliadas no 2° semestre. 2,0: Escreve a frase com espaçamentos entre as palavras e sem erros ortográficos. 1,5: Escreve a frase com espaçamentos entre as palavras; contudo, com um ou dois erros ortográficos. Ex.: Bete gira o pião. 1,0: Escreve a frase sem espaçamento entre as palavras e/ou com mais de três erros ortográficos. Ex.: Beto girao pião. 0,5: Escreve parcialmente a frase. Ex.: Beto pião (palavras chave). 0: Produz uma escrita que não pode ser lida (não há espaçamento entre as palavras). O aluno não realizou a atividade. Se você tiver alguma dúvida ou quiser apresentar sugestões para as próximas avaliações, pode contatar-nos pelo No dia da prova, atenderemos, também, pelo telefone: ou Agradecemos sua colaboração e esperamos que este momento constitua um significativo apoio ao seu trabalho em sala de aula. Professor(a) Alfabetizador(a), tenha a certeza absoluta de que acreditamos na sua competência e em seu empenho na alfabetização das crianças. Respeitosamente, Equipes de Alfabetização e Avaliação da E/SUBE/CED

6 QUESTÃO 1 Escreva o seu nome. ______________________________________ DESCRITOR: Escrever palavras.

7 QUESTÃO 2 Escreva o nome da figura que você vê abaixo. _______________________________ DESCRITOR: Escrever palavras com apoio de figura.

8 QUESTÃO 3 Troque o desenho pela palavra. O _____________________________ É DO MENINO. terra.com.br DESCRITOR: Escrever palavras com apoio de figura.

9 QUESTÃO 4 Escolha o nome de uma das figuras abaixo para completar a fala de Dedé. EU VI UM _____________________________ ! dicasparafestas.com.br DESCRITOR: Completar frase com apoio de figura.

10 QUESTÃO 5 Escreva a frase que eu vou ditar. BETO RODA O PIÃO. ___________________________________________ DESCRITOR: Escrever frase ditada.


Carregar ppt "Provas 2º Bimestre 2012 PREFEITURA DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO SUBSECRETARIA DE ENSINO COORDENADORIA DE EDUCAÇÃO CADERNO."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google