A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Indisciplina e Incidentes Críticos na Escola e na Sala de Aula

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Indisciplina e Incidentes Críticos na Escola e na Sala de Aula"— Transcrição da apresentação:

1 Indisciplina e Incidentes Críticos na Escola e na Sala de Aula

2 O que se entende por indisciplina…?
Diz respeito às atitudes e comportamentos que ocorrem e que impedem ou dificultam a aprendizagem. Transgressão das regras escolares, prejudicando as condições de aprendizagem, o ambiente de ensino, ou o relacionamento na escola. (Veiga, 1995) INDISCIPLINA ≠ VIOLÊNCIA

3 Manifestações de indisciplina…
Frequentes: Apatia do grupo; Cochicho; Troca de mensagem e papelinhos; Intervalos cada vez maiores; Exibicionismo; Perguntas inoportunas; Discussões entre alunos; Comentários despropositados; Silêncios ostensivos; Entradas e saídas “justificadas”. Excepcionais: Agressão a colegas; Agressão a professores; Roubos; Provocações sexuais; Provocações racistas.

4 O que se entende por incidentes críticos…?
Diz respeito a acontecimentos, interacções com pessoas ou fases da vida que operam mudanças nas condutas e pensamentos dos professores em construção pessoal, social e profissional. “O professor sente-se forçado a reagir, reavaliando certas ideias ou opiniões, mudando elementos do comportamento, etc.” (Kelctermans, 1995)

5 Registo de incidentes críticos…
Vantagens: Conhecer os alunos; Prever comportamentos; Avaliar capacidades; Superar dificuldades.

6 Problemas Exógenos… Factores Sociológicos Factores Políticos

7 Problemas Endógenos… Factores Escolares Factores Profissionais
Factores Normativos Factores Estruturais

8 Princípios em que se baseiam
Tipo de Medidas Princípios em que se baseiam Resultados Obtidos Tradicional Regulamentos disciplinares Penalizações Desmotivação Aumento da agressividade e indisciplina Insucesso escolar Abandono Interveniente Ocupação positiva Participação nos melhoramentos da escola Valorização das capacidades Definição rigorosa, séria e participada de regras e critérios de actuação Integração Gosto pela escola Modificação de comportamentos Sucesso escolar

9 Medidas por Daniel Sampaio…
Co-responsabilização de professores, pais e alunos; Relação professor - aluno; Relação professor - pais; Incentivo a actividades intra e extra escolares; Programas escolares inovadores.

10 Concluindo… “A indisciplina é um símbolo das novas gerações, mas é também um amuleto para nos guiar na descoberta do futuro” (Sampaio, 1999) Já não se pode continuar a ensinar sem pensar no aluno… Já não se pode estudar sem pensar no futuro… Já não se pode fingir que nada temos a ver com a escola…

11 REALIZAÇÃO: Goreti Tinoco nº 38545 Maria José Silva nº 38557 ☺☺


Carregar ppt "Indisciplina e Incidentes Críticos na Escola e na Sala de Aula"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google