A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Indisciplina e Incidentes Críticos na Escola e na Sala de Aula.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Indisciplina e Incidentes Críticos na Escola e na Sala de Aula."— Transcrição da apresentação:

1

2 Indisciplina e Incidentes Críticos na Escola e na Sala de Aula

3 O que se entende por indisciplina…? Diz respeito às atitudes e comportamentos que ocorrem e que impedem ou dificultam a aprendizagem. Transgressão das regras escolares, prejudicando as condições de aprendizagem, o ambiente de ensino, ou o relacionamento na escola. (Veiga, 1995) (Veiga, 1995) INDISCIPLINA ≠ VIOLÊNCIA

4 Manifestações de indisciplina… Frequentes: Frequentes:  Apatia do grupo;  Cochicho;  Troca de mensagem e papelinhos;  Intervalos cada vez maiores;  Exibicionismo;  Perguntas inoportunas;  Discussões entre alunos;  Comentários despropositados;  Silêncios ostensivos;  Entradas e saídas “justificadas”. Excepcionais: Excepcionais:  Agressão a colegas;  Agressão a professores;  Roubos;  Provocações sexuais;  Provocações racistas.

5 O que se entende por incidentes críticos…? Diz respeito a acontecimentos, interacções com pessoas ou fases da vida que operam mudanças nas condutas e pensamentos dos professores em construção pessoal, social e profissional. “O professor sente-se forçado a reagir, reavaliando certas ideias ou opiniões, mudando elementos do comportamento, etc.” (Kelctermans, 1995)

6 Registo de incidentes críticos… Vantagens: Vantagens:  Conhecer os alunos;  Prever comportamentos;  Avaliar capacidades;  Superar dificuldades.

7 Problemas Exógenos… Factores Sociológicos Factores Sociológicos Factores Políticos Factores Políticos

8 Problemas Endógenos… Factores Escolares Factores Escolares Factores Profissionais Factores Profissionais Factores Normativos Factores Normativos Factores Estruturais Factores Estruturais

9 Tipo de Medidas Princípios em que se baseiam Resultados Obtidos Tradicional Regulamentos disciplinares Regulamentos disciplinares Penalizações Penalizações Desmotivação Desmotivação Aumento da agressividade e indisciplina Aumento da agressividade e indisciplina Insucesso escolar Insucesso escolar Abandono Abandono Interveniente Ocupação positiva Ocupação positiva Participação nos melhoramentos da escola Participação nos melhoramentos da escola Valorização das capacidades Valorização das capacidades Definição rigorosa, séria e participada de regras e critérios de actuação Definição rigorosa, séria e participada de regras e critérios de actuação Integração Integração Gosto pela escola Gosto pela escola Modificação de comportamentos Modificação de comportamentos Sucesso escolar Sucesso escolar

10 Medidas por Daniel Sampaio…  Co-responsabilização de professores, pais e alunos;  Relação professor - aluno;  Relação professor - pais;  Incentivo a actividades intra e extra escolares;  Programas escolares inovadores.

11 Concluindo… “A indisciplina é um símbolo das novas gerações, mas é também um amuleto para nos guiar na descoberta do futuro” (Sampaio, 1999)  Já não se pode continuar a ensinar sem pensar no aluno…  Já não se pode estudar sem pensar no futuro…  Já não se pode fingir que nada temos a ver com a escola…

12 REALIZAÇÃO: Goreti Tinoco nº Maria José Silva nº ☺☺


Carregar ppt "Indisciplina e Incidentes Críticos na Escola e na Sala de Aula."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google