Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouCarolina Pimental Alterado mais de 9 anos atrás
1
Indisciplina e Incidentes Críticos na Escola e na Sala de Aula
2
O que se entende por indisciplina…?
Diz respeito às atitudes e comportamentos que ocorrem e que impedem ou dificultam a aprendizagem. Transgressão das regras escolares, prejudicando as condições de aprendizagem, o ambiente de ensino, ou o relacionamento na escola. (Veiga, 1995) INDISCIPLINA ≠ VIOLÊNCIA
3
Manifestações de indisciplina…
Frequentes: Apatia do grupo; Cochicho; Troca de mensagem e papelinhos; Intervalos cada vez maiores; Exibicionismo; Perguntas inoportunas; Discussões entre alunos; Comentários despropositados; Silêncios ostensivos; Entradas e saídas “justificadas”. Excepcionais: Agressão a colegas; Agressão a professores; Roubos; Provocações sexuais; Provocações racistas.
4
O que se entende por incidentes críticos…?
Diz respeito a acontecimentos, interacções com pessoas ou fases da vida que operam mudanças nas condutas e pensamentos dos professores em construção pessoal, social e profissional. “O professor sente-se forçado a reagir, reavaliando certas ideias ou opiniões, mudando elementos do comportamento, etc.” (Kelctermans, 1995)
5
Registo de incidentes críticos…
Vantagens: Conhecer os alunos; Prever comportamentos; Avaliar capacidades; Superar dificuldades.
6
Problemas Exógenos… Factores Sociológicos Factores Políticos
7
Problemas Endógenos… Factores Escolares Factores Profissionais
Factores Normativos Factores Estruturais
8
Princípios em que se baseiam
Tipo de Medidas Princípios em que se baseiam Resultados Obtidos Tradicional Regulamentos disciplinares Penalizações Desmotivação Aumento da agressividade e indisciplina Insucesso escolar Abandono Interveniente Ocupação positiva Participação nos melhoramentos da escola Valorização das capacidades Definição rigorosa, séria e participada de regras e critérios de actuação Integração Gosto pela escola Modificação de comportamentos Sucesso escolar
9
Medidas por Daniel Sampaio…
Co-responsabilização de professores, pais e alunos; Relação professor - aluno; Relação professor - pais; Incentivo a actividades intra e extra escolares; Programas escolares inovadores.
10
Concluindo… “A indisciplina é um símbolo das novas gerações, mas é também um amuleto para nos guiar na descoberta do futuro” (Sampaio, 1999) Já não se pode continuar a ensinar sem pensar no aluno… Já não se pode estudar sem pensar no futuro… Já não se pode fingir que nada temos a ver com a escola…
11
REALIZAÇÃO: Goreti Tinoco nº 38545 Maria José Silva nº 38557 ☺☺
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.