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A TIC como ferramenta de apoio nas estratégias de comunicação e do marketing de relacionamento Eloi Zanetti.

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Apresentação em tema: "A TIC como ferramenta de apoio nas estratégias de comunicação e do marketing de relacionamento Eloi Zanetti."— Transcrição da apresentação:

1 A TIC como ferramenta de apoio nas estratégias de comunicação e do marketing de relacionamento Eloi Zanetti

2 Comunicação Diálogo ou tagarelice? É difícil convencer alguém de algo que ele não acredita. Paira no ar uma sensação de artificialidade e falsidade. Parte considerável da comunicação virou ruído ambiente. É atordoante o ritmo e a variedade de temas tratados.

3 Em um jantar obedeça o gosto dos convidados e não o dos cozinheiros. Cuidado para não dar satisfação para quem não pediu. Baltazar Gracian – filósofo espanhol

4 Q.N.S.P. Quantidade necessária e suficiente para... Saiba centrar a mensagem É como bater um escanteio - direto na cabeça do goleador.

5 VENDEMOS produtos e serviços

6 MARKETING Uma parte soma, divide, multiplica, subtrai. As outras arte e criatividade

7 Circunstância (círculo+instância = o que está acontecendo no círculo ao nosso redor neste instante) Perceber as mudanças da realidade à nossa volta. Ver as coisas como elas realmente são e como fluem. Estar sintonizado.

8 Gasta-se muito mais energia brigando contra as mudanças do que se adaptando a elas. Aprenda a tirar proveito das dificuldades

9 Aprender a olhar além da neblina

10 A faculdade que melhor define o novo profissional é a sua capacidade de ADAPTAÇÃO Darwin não disse que na natureza sobrevive o mais forte e sim o mais adaptado.

11 Mudanças no mercado e na sociedade exigem comunicação mais refinada

12 Nunca se precisou tanto da comunicação como nos dias de hoje Nunca se precisou tanto da comunicação como nos dias de hoje Por quê?

13 Para se relacionar com os seus públicos O caminho passa obrigatoriamente pela comunicação Interno: endocomunicação - ferramenta de gestão Externo: construção de marca, criação de valores – ferramenta de marketing...

14 Comunicar = Partilhar tornar comum, repartir

15 Não se faz um bom relacionamento com o público externo sem antes fazer uma boa parceria com o público interno A comunicação funciona como um amálgama juntando as partes

16 Visão de jogo Para a instituição o público interno precisa “Em futebol, o pior cego é aquele que só vê a bola.” Nelson Rodrigues

17 Aprender a pensar com a cabeça do outro Para a instituição o público interno precisa

18 Parceria: andar juntos Cumplicidade: andar juntos em comunhão de interesses Saber acompanhar o raciocínio do outro. Dizer menos “não”. Para a instituição o público interno precisa

19 Nasce um novo profissional O Gestor de Parcerias

20 De quem é a responsabilidade da comunicação? PresidênciaPresidência DiretoriasDiretorias MarketingMarketing Relações PúblicasRelações Públicas Recursos HumanosRecursos Humanos Assessoria de ComunicaçãoAssessoria de Comunicação

21 Comunicação é poder O comunicador no papel de sparring. O comunicador no papel de sparring. O comunicador como “político”. O comunicador como “político”. As dificuldades da verbalização. As dificuldades da verbalização.

22 A estratégia da comunicação O uso da sutileza MENSAGEMMENSAGEM

23 Estratégias que não são devidamente comunicadas – não existem Ação Comunicação A comunicação é a promessa daquilo que deve ser feito. Ela dá o aval à proposta feita. Estratégia Apenas 5% dos colaboradores compreendem as estratégias das instituições – falta comunicação

24 VOCÊ SABE MESMO QUEM SÃO OS SEUS DIFERENTES P Ú BLICOS? Diferentes públicos Diferentes comunicações Exemplo: Garota Taty

25 DiferencialDiferencial Diferencial Atendimento Comunicação Design Logística

26 Gestão da comunicação

27 O essencial é invisível aos olhos A informação mais importante vem sempre pela metade.

28 “Estratégias” de comunicação Definir objetivos Elaborar conceitos Saber a diferença entre os públicos Usar as ferramentas adequadas Acompanhar e medir o processo Saber conduzir a história

29 Como você quer ser na mente do seu público? Pertinência Pertinência Consistência Consistência Coerência Coerência

30 A comunicação como ferramenta de construção de marcas e conceitos O fio da história Pequenas histórias irão formar uma grande história. Se você não tiver uma boa história para contar invente uma.

31 Comunicação e simplicidade Faça o simples bem feito todos os dias que você vira gênio.Faça o simples bem feito todos os dias que você vira gênio. Carlo Godoni A simplicidade é a sofisticação máxima.A simplicidade é a sofisticação máxima. Steve Jobs

32 Comunicação e simplicidade Não é eficaz doutrinar um canino provecto com manobras inovadoras. Não é eficaz doutrinar um canino provecto com manobras inovadoras. Não se pode ensinar um truque novo para um cachorro velho. Vapores invisíveis emitidos por materiais carbonáceos são um arauto da conflagração iminente. Vapores invisíveis emitidos por materiais carbonáceos são um arauto da conflagração iminente. Onde há fumaça há fogo.

33 Comunicação e simplicidade Grande reservatório de hidrocarbonetos na Grande reservatório de hidrocarbonetos na formação carapegos oligocênicos na Bacia de Campos. Descoberta de petróleo no Campo de Merlim Descoberta de petróleo no Campo de Merlim Unidade de craqueamento catalítico fluídico.Diesel

34 Um briefing errado representa – perda de tempo e de ideias. Aquele que encomenda não conhece, na maior parte das vezes, o potencial da ferramenta que vai usar. Para organizar briefings

35 Preste atenção à fala do outro. Conduza a conversa - crie desenhos, rascunhos e modelos. Elabore uma lista de perguntas pré-agendadas. Negocie prazos. Feedback - informe sobre o andamento dos trabalhos. Mostre casos acontecidos na instituição e fora dela, anote o que foi conversado, faça relatórios. Para organizar briefings

36 Tipos de clientes Prolixo O cliente que não sabe verbalizar o que precisa. Confuso Político Mandão Para organizar briefings

37 O marketing não está no ramo das respostas, mas sim no das perguntas O marketing não está no ramo das respostas, mas sim no das perguntas Perguntas bem direcionadas ajudam a conduzir o pensamento, descobrir e organizar conceitos. Saiba fazer perguntas idiotas e impertinentes. Qual é a pergunta certa? Não existe uma única pergunta.

38 Vender o conceito de um novo serviço dentro das instituições é a parte mais difícil do trabalho é a parte mais difícil do trabalho Primeiro a gente decide, depois faz a reunião. Consiga adeptos para a sua ideia. Se precisar, deixe o outro pensar que a ideia é dele.

39 Fatores que inibem o fluxo da comunicação nas instituições Ênfase excessiva no status quo, gerentes e funcionários relutam em mudar a forma de realizar as tarefas. Ênfase excessiva no status quo, gerentes e funcionários relutam em mudar a forma de realizar as tarefas. Competição entre as equipes, atitudes defensivas. Competição entre as equipes, atitudes defensivas. Chefias que não estabelecem direção clara. Chefias que não estabelecem direção clara. Sistema inadequado de comunicação. Dificuldade de acesso à informação e reduzido número de canais de comunicação. Sistema inadequado de comunicação. Dificuldade de acesso à informação e reduzido número de canais de comunicação.

40 Estrutura de organização rígida, burocrática, autoritária, alto grau de centralização e formalização. Estrutura de organização rígida, burocrática, autoritária, alto grau de centralização e formalização. Rejeição de ideias novas, resistência às mudanças, não valorização de ideias criativas. Rejeição de ideias novas, resistência às mudanças, não valorização de ideias criativas. Chefes autoritários que só valorizam as próprias ideias e rejeitam as dos subordinados. Chefes autoritários que só valorizam as próprias ideias e rejeitam as dos subordinados. Fatores que inibem o fluxo da comunicação nas instituições

41 Busca excessiva da certeza, medo de correr riscos. Busca excessiva da certeza, medo de correr riscos. Hostilidade com as pessoas que apresentam novas ideias, que divergem do grupo – seja na maneira de pensar, seja nas suas ações. Hostilidade com as pessoas que apresentam novas ideias, que divergem do grupo – seja na maneira de pensar, seja nas suas ações. Falta de apoio para colocar as ideias em ação. Falta de apoio para colocar as ideias em ação. Fatores que inibem o fluxo da comunicação nas instituições

42 Em comunicação precisamos fazer como os diplomatas Manter a conversa sempre

43 Ao mesmo tempo que a TIC carrega poderosas ferramentas da comunicação, ela é a própria comunicação. Tem que tomar cuidado para não ser vítima de si mesma.

44 As novas circunstâncias no trato com o público exigem que todos façam atendimento - inclusive o pessoal de suporte. Todos os departamentos devem estar orientados para a função “cliente”, principalmente a alta direção. Se você não atende diretamente o “cliente” sua tarefa é ajudar alguém que o faz. A responsabilidade dos profissionais de TIC

45 O conteúdo (da comunicação) e o uso do ferramental (TIC) deve ser estratégico. Criar laços de parceria e cumplicidade com todos os envolvidos. A velocidade nas ações da comunicação deve aumentar. É preciso equalizar as mensagens – linguagem apropriada. Ninguém deve ter medo das novas tecnologias, elas vieram para ficar. A linguagem tecnológica deve produzir resultados práticos. Ensinar o público a usar os seus serviços Para melhor aproveitar as ferramentas da TIC

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