A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Planejamento Estratégico O que é Plano da administração para atingir resultados consistentes com a missão e objetivos da organização. É um plano, uma.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Planejamento Estratégico O que é Plano da administração para atingir resultados consistentes com a missão e objetivos da organização. É um plano, uma."— Transcrição da apresentação:

1

2

3 Planejamento Estratégico O que é Plano da administração para atingir resultados consistentes com a missão e objetivos da organização. É um plano, uma direção, um guia ou curso de ação para o futuro, um caminho para ir daqui até ali.

4 Objetivos Pretendidos e emergentes Não realizados Realizados Emergentes Pretendidos

5 Planejamento estratégico Estratégia de Operações Estratégia Corporativa Estratégia Competitiva Seleção de um ou mais ramos de atividades vantajosos para a corporação Como a organização irá competir em cada um dos ramos de atividades selecionados Arsenal de armas que irão transformar-se nas competências distintivas da organização

6 Ferramentas do PE corporativo A década de 70 correspondeu à fase do planejamento estratégico com dois conceitos básicos desenvolvidos e aplicados pelo Boston Consulting Group (BCG) A curva de Experiência A Matriz de Crescimento e de Participação no Mercado também conhecida como “Matriz BCG” A década de 70 correspondeu à fase do planejamento estratégico com dois conceitos básicos desenvolvidos e aplicados pelo Boston Consulting Group (BCG) A curva de Experiência A Matriz de Crescimento e de Participação no Mercado também conhecida como “Matriz BCG”

7 Curva de experiência custocusto 0 Produção acumulada 100

8 Matriz BCG 20% Participação no mercado 20% 5%0%10% 15% 10% 15% 5% crescimento do mercado 0% AbacaxisGeradores de caixas OportunidadesEstrelas

9 Oportunidades Características: Requer investimentos Requer muita reflexão Requer concentração Estratégia: Crescimento Aumento da participação no mercado. Participação no mercado 20% 5%0%10% 15% 10% 15% 5% crescimento do mercado 0%

10 Estrelas Estrela Características: Geralmente negócios que eram oportunidade Constante ataque dos concorrentes Estratégia: Preservar a participação no mercado Participação no mercado 20% 5%0%10% 15% 10% 15% 5% crescimento do mercado 0%

11 Geradores de caixas Vaca leiteira Características: É líder de mercado Gera muito dinheiro Mantém outros negócios Não precisa financiar a expansão da capacidade de produção Estratégia: Desaceleração Aumento do fluxo de caixa Eliminação de gastos Retirada de dinheiro Enxugamento Participação no mercado 20% 5%0%10% 15% 10% 15% 5% crescimento do mercado 0%

12 Abacaxi Características: Gera pouca receita ou dão prejuízo Consomem mais tempo da administração Estratégia: Eliminação Diminuição do ritmo de atividades Participação no mercado 20% 5%0%10% 15% 10% 15% 5% crescimento do mercado 0%

13 MATRIZ DE CRESCIMENTO BCG Participação no Mercado ALTA BAIXA Taxa de Crescimento do Mercado BAIXA ALTA ? Alta participação num mercado com alta taxa de crescimento. Mercados com crescimento rápido tendem a atrair muita concorrência. Empresas necessitam gastar muito para proteger e ampliar a sua participação de mercado. O ideal é que as estrelas transformem-se em vacas leiteiras. Baixa participação num mercado de alto crescimento Obter participação neste mercado pode ser dispendioso, mas se os pontos de interrogação tiverem potencial de longo prazo para tornarem-se estrelas ou vacas leiteiras, vale a pena investir neles. Baixa participação num mercado de crescimento lento. Os abacaxis servem um grupo leal de clientes lucrativos, porém tendem a não ser uma fonte importante de receita para a empresa. Geralmente, são eliminados das empresas. Alta participação num mercado de crescimento lento. A concorrência é menos intensa associada a uma liderança no mercado geram vacas leiteiras, ou seja, unidades cujas receitas podem ir para outros negócios ou para pesquisas e desenvolvimento.

14 Ferramentas do PE operacional Existem centenas de modelos diferentes de planos estratégicos. A maioria contém as mesmas idéias básicas. A partir destas idéias básicas você também pode montar o seu modelo. 1. Fixação de objetivos Onde estou e onde quero chegar 2. Auditoria externa Estudo de cenários para visualização de estados alternativos de situações futuras


Carregar ppt "Planejamento Estratégico O que é Plano da administração para atingir resultados consistentes com a missão e objetivos da organização. É um plano, uma."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google