A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Universidade Federal da Bahia Faculdade de Educação Departamento de Educação I Docente: Menandro Ramos Discentes:Ada Silveira Georgia dos Santos Iane.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Universidade Federal da Bahia Faculdade de Educação Departamento de Educação I Docente: Menandro Ramos Discentes:Ada Silveira Georgia dos Santos Iane."— Transcrição da apresentação:

1 Universidade Federal da Bahia Faculdade de Educação Departamento de Educação I Docente: Menandro Ramos Discentes:Ada Silveira Georgia dos Santos Iane de Araújo Jéssica Pinheiro

2 Educação a Distância (EAD)

3 Conceito Educação a distancia é o processo de ensino-aprendizagem, mediado por tecnologias, onde professores e alunos estão separados espacialmente e/ou temporalmente.

4 Origem É conhecida desde o século XIX, mas somente nas últimas décadas passou a fazer parte das atenções pedagógicas Pode ter ou não momentos presenciais.

5 As três gerações da EAD Ensino por correspondência
Teleducação/telecursos Ambientes interativos

6 Segundo LDBEN de 1996 Os cursos a distancia serão dirigidos à educação fundamental de jovens e adultos, ensino médio e educação profissional de nível técnico apenas como complementação de aprendizagem, ou em situações emergenciais.

7 O MEC e a Secretaria de Educação a Distancia (Seed) e as TIC ( Tecnologias da Informação e Comunicação)

8 Os aspectos positivos da TIC na EAD
Contribuem para a modificação da forma de as pessoas se relacionarem e de construírem conhecimentos. Criam novos tempos e espaços interativos descentralizados. Passa de um Sistema “Um-todos” para Todos-todos”. Diminui a exclusão social e digital do país.

9 E os aspectos negativos...
Distribui a informação em larga escala sem considerar as especificidades de cada cultura da realidade escolar. Ainda há professores despreparados para atuar com essas tecnologias de forma interativa com os alunos. Os cursos de EAD estão presos a uma perspectiva educacional conservadora.

10 Os desafios para os professores
A interatividade depende muito mais de uma mudança de postura do professor e do aluno. Será importante um grande esforço dos profissionais da educação no sentido de concretizar a construção de ambientes de aprendizagem alternativos.

11 Considerações Finais Nós educadores, temos muito a aprender com a chamada era ou geração digital, que interage intimamente com a tecnologia.

12 Será que a Educação a Distancia, na era tecnológica, diante de uma geração digital que tem uma outra maneira de perceber e de se relacionar com o mundo, poderá deixar de contemplar a interatividade na relação de aprendizagem?


Carregar ppt "Universidade Federal da Bahia Faculdade de Educação Departamento de Educação I Docente: Menandro Ramos Discentes:Ada Silveira Georgia dos Santos Iane."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google